#tubarões #ataques #surf #passagem #viagens 
Nova Gales do Sul - Austrália

Surfista Japonês Vítima de Ataque Fatal na Austrália

ABC.net.au

Um surfista japonês de 41 anos, que trabalhava como distribuidor de pranchas morreu em um ataque de tubarão na costa Norte de Nova Gales do Sul

Tadashi Nakahara sofreu ferimentos graves na perna e foi ajudado na água por um grupo de colegas surfistas na praia de Shelly nesta segunda-feira de manhã, mas ele morreu no local por causa de uma perda maciça de sangue.

O inspetor detetive Cameron Lindsay disse que Nakahara estava surfando com um grupo quando o tubarão o atacou. "Nós acreditamos que ele estava surfando com até quatro homens, dois estavam muito perto dele, eles prestavam assistência e o trouxeram para a praia", disse ele. "Dois outros surfistas remaram para ajudar com as lesões. Infelizmente, eles não conseguiram parar o sangramento e, nesta fase, acredito que ele morreu de perda de sangue. Ele teve ferimentos nas pernas que foram substanciais, foram lesões que levaram a uma perda significativa de sangue."

O Sr. Nakahara vivia em Ballina nos últimos 12 meses e trabalhava como um distribuidor para a Webster Surfboards. Ele era um surfista popular na comunidade local.

Um especialista em tubarões chegará em Ballina nesta terça-feira para ajudar a polícia com a busca do animal. "Estamos agora nos concentrando em pesquisar a área e ver se podemos localizar esse tubarão. Acreditamos que foi um tubarão branco", disse o inspetor Lindsay.

"O perito vai nos ajudar a determinar que tipo de tubarão causou o ataque. Uma vez que sabemos que tipo de tubarão, poderemos determinar se o tubarão representa ou não uma ameaça para os seres humanos, então vamos avaliar o que vamos fazer sobre o tubarão."

O inspetor Lindsay disse uma testemunha na praia filmou o ataque, e isso seria usado para tentar descobrir que tipo de tubarão foi responsável. "Houve uma testemunha na praia que fez um vídeo do surf esta manhã. Infelizmente, o vídeo capta os momentos após o ataque, assim nesta fase não temos vídeo do ataque real. Nós ainda estamos examinando ele, mas ele captura uma grande quantidade de sangue na água."

"Eles tentaram de tudo"

O prefeito de Ballina, David Wright, disse que os moradores da cidade praiana lutaram para evitar a tragédia.

"Alguns surfistas estavam na água com as suas pranchas ... e durante esse tempo um tubarão veio por trás e atacou, quando um deles estava sentado em sua prancha, e arrancou a parte de trás da prancha e mordeu o homem", disse Wright.

"Seus companheiros rapidamente o levaram para a praia e tentaram fazer reanimação, mas ele morreu. Eles tentaram de tudo, mas ele já havia falecido. Foi uma tragédia terrível. Ele é um homem local de origem japonesa. Dói. Todo mundo na cidade está pasmo."

"Este tubarão estava apenas passando. Eu sou um conservacionista de tubarões, mas algo tem que ser feito em relação a este."

O local foi isolado após o ataque e todos os banhistas e surfistas foram retirados da água. Todas as praias desde Ballina Sul até Lennox Head foram fechadas, segundo a polícia. Um relatório será preparado pelo legista. 

Foi o segundo ataque no norte da NSW em dois dias

O incidente ocorreu depois de um ataque de tubarão no domingo, em Seven Mile Beach perto de Broken Head, a cerca de 20 quilômetros ao norte de Shelly Beach.

O detetive Inspetor Lindsay disse que a polícia iria pedir ao especialista em tubarões para determinar se os dois ataques foram realizados pelo mesmo tubarão. "Nós vamos receber aconselhamento científico, a partir de um especialista em tubarões em qual tipo de tubarão que foi responsável, e se ou não eles acreditam que tubarão ainda estaria na área, ou é uma espécie que migra", disse o inspetor Lindsay.

Um especialista em tubarões da Universidade de Southern Cross duvidava que foi o mesmo animal responsável pelos dois ataques em águas locais esta semana.

O doutor Daniel Bucher disse um tubarão muito maior foi o responsável pelo ataque fatal. "Olhando para os ferimentos do rapaz que foi mordido no ombro, ela se parece com feridas de um tubarão muito menor", disse ele.

"Certamente, se ele não provar que o segundo ataque foi por um tubarão branco, então eu certamente poderei dizer que eles eram diferentes peixes, porque o primeiro ataque não foi definitivamente um grande tubarão branco pelas feridas."

No ataque de Seven Mile Beach, o surfista Jabez Reitman dirigiu até o hospital com ferimentos nas costas depois que ele foi derrubado de sua prancha e mordido.

O sr. Reitman disse que o ataque aconteceu muito rapidamente. "Algo simplesmente pulou para fora da água e me agarrou pelo quadril e me arrastou para fora de minha prancha e me afundou", disse ele. Eu remei cerca de 60 metros de volta para a praia e depois tive que dirigir cerca de 15 km (atrás de socorro), porque a pessoa com quem eu estava surfando não tinha carteira de motorista."

Segundo um pesquisador, o tempo quente aumenta a atividade dos tubarões

Dean Gibson, proprietário de um café na área do ataque de domingo, disse que os surfistas tinham falado de um aumento da atividade de tubarões neste verão. "Nós recebemos um monte de surfistas locais e eles estão relatando uma série de aparições no momento", disse ele.

"Alguns deles não puderam ver de que tipo elas eram, mas tem havido alguns surfistas dizendo que eles foram atingidos por baixo suas pranchas pelo que eles acham que eram tubarões."

Dr Daniel Bucher, professor de biologia marinha e de pesca na Universidadde de Southern Cross, disse que as atividade de tubarão aumentaram na área de Northern Rivers quando a água está mais quente.

"A água tem estado mais quente e geralmente as atividades de tubarão aumenta quando está mais quente", disse Bucher. "Grandes brancos são diferentes e tendem a se mudar para cá no inverno seguindo as migrações de baleias", disse ele.

Dr Bucher disse que apesar dos grandes brancos caçar no norte de Nova Gales do Sul no inverno, a gravidade do ataque ao surfista em Ballina é consistente com o tubarão branco. "Certamente soa como um grande tubarão quando se vê as pernas do cara", disse Dr Bucher. "Tanto pode ser uma grande tubarão tigre ou um grande tubarão branco, os tubarões-tigre, contudo, são mais comuns nesta época do ano." 

"Tubarões tigre são conhecidos com as latas de lixo do mar. Eles comem qualquer coisa e por isso eles são limpadores, bem como predadores. Eles estão sempre em busca de presas, de modo que mergulhadores, nadadores, surfistas - todos eles são algo que eles vão se aproximar pra dar uma olhada."

Traduzido da ABC

Galerias | Mais Galerias