#previsão #surf #treinamento #análise #surfguru #impacto #aloha 
Brasil

F.A.Q.: Perguntas Frequentes que o Surfguru Responde

Equipe Surfguru

Está com dúvidas? Se liga nessas perguntas e veja se a sua pergunta está aqui!

Aloha!

Aqui no Surfguru previsão é coisa séria, sabemos o quanto essas informações são valiosas na hora de escolher o pico para surfar, velejar, mergulhar, saber se vai rolar aquela pescaria ou aquela trip. Também sabemos que muitas vezes a galera se confunde com alguns nomes ou informações mostradas nos gráficos, tabelas e mapas do site. Por isso, essa matéria veio para te ajudar a enteder melhor como funciona a previsão do Surfguru!

Aqui você terá a explicação de alguns pontos, desde a previsão de ondas até algumas dúvidas sobre o Surfguru PRO, passando até por curiosidades do mar e das atividades que praticamos na água. Se você não entende as siglas nos textos, se enrola com o signifcado das cores em mapas. gráficos e tabelas ou ainda não sabe como o Surfguru PRO pode te ajudar a surfar mais e melhor ao longo do ano, se liga nessas perguntas abaixo!

E claro, se ainda tiver dúvida, não entender um assunto, é só falar com a gente através do aloha@surfguru.com.br! Não precisa ser nada sério, nosso canal de contato é livre para a interação: dúvidas, reclamações, elogios, etc. Estamos aqui para fortalecer, fortalecer e desenvolver ainda mais a comunidade do mar!

USUÁRIOS

  • Quais são as vantagens de se cadastrar no Surfguru?

Ao se cadastras no Surfguru, você entra em nossa comunidade e passa a receber nossos avisos: pode ser sobre uma aula de previsão, sobre um swell que está chegando ou sobre uma ação de impacto, entre outras informações. Além disso, com informações sobre seu pico, nós podemos direcionar comunicações e eventos de interesse perto de você, tudo isso de graça! Se cadastre em surfguru.com.br/usuarios/cadastro

  • O que é o Surfguru PRO?

Surfguru PRO é o serviço por assinatura do Surfguru. Ao assinar, você ganha benefícios e ferramentas para melhorar sua análise da previsão e garantir que você sempre saiba qual o melhor pico da ondulação com o máximo de antecedência, independente de qual atividade você faça. Saiba mais na matéria clicando aqui.

  • Por que se tornar um usuário PRO?

Porque o usuário PRO consegue ver 15 dias de previsão, recebe alertas personalizados, tem acesso ao histórico de previsões e mais para poder fazer a análise da ondulação mais completa possível. Através das ferramentas, é possível comparar swells passados com condições futuras para saber a qualidade das ondas, assim como salvar uma condição específica para saber sempre que tiver altas ondas!

ASSINANTES PRO

  • Estou sem acesso ao meu usuário - já tentou trocar a senha?

  • Estou logado, mas não tenho acesso aos benefícios PRO

    • Você tem certeza que concluiu o pagamento? Poderia verificar por favor se houve cobrança na sua fatura?

    • Se estiver com dificuldades de utilizar alguma ferramenta, por favor mandar um e-mail junto com prints de sua tela para o endereço aloha@surfguru.com.br

  • Como assinar o Surfguru Pro?

Para assinar o Surfguru PRO, basta clicar aqui que você será direcionado para a página de assiantura. Se você já tiver um e-mail cadastrado, é só conectar antes de fazer a assinatura. Se ainda não tiver um cadastro, basta criar um no momento da assiantura. 

Com o cupom "PRO30" o primeiro mês sai por nossa conta! 

  • Como cancelar o Surfguru Pro?

Para cancelar, basta acessar a aba PRO clicando aqui e descer até o fim da página para encontrar o botão de cancelamento. Vale lembrar que o cancelamento da assiantura serve para evitar a renovação automática. O seu acesso ao Surfguru PRO seguirá ativo até que o plano pago expire.

Caso tenha alguma dificuldade ou problema, é só mandar um e-mail para aloha@surfguru.com.br.

  • Quais as vantagens de assinar o Surfguru Pro?

  • Previsão estendida - veja a previsão para os próximos 15 dias
  • Acesso ao histórico - confira as previsões dos últimos 10 anos
  • Alertas personalizados - crie alertas para condições específicas
  • Relatórios por e-mail - receba um relatório da previsão todo o dia
  • Aula Mensal para assinantes PRO - um encontro para tirar dúvidas sobre previsão e ferramentas do site
  • Para fechar, ainda destinamos 10% da sua assinatura para ações de cuidado com os Oceanos. Além de pegar altas ondas você ainda ajuda a cuidar do planeta.

FERRAMENTAS

  • Histórico de Previsão: como funciona?

O "Histórico de Previsão" é uma ferramenta que possibilita ao assinante PRO consultar condições passadas do oceano nos últimos 10 anos em todo mundo. É uma ótima forma de estudar as ondulações e picos que você ainda não surfou. Acesse a matéria para saber mais clicando aqui!

  • Como que eu faço para ter acesso ao histórico de ondulações?

    • Selecione o país, estado, cidade e pico que você quer saber

    • Procure a data da previsão e clique em cima da data

    • Um calendário irá aparecer, basta escolher a data desejada - lembrando que aparecerá as condições da data escolhida e os 6 dias seguintes

  • Desde que ano tem o histórico disponível?

Isso depende de cada pico, mas nós temos o registro no site desde 2011. Porém, nem todas as praias estavam cadastradas e só é possível ver as condições a partir do momento em que a paria foi cadastrada no site. Então, caso a data selecionada não esteja aparecendo no "Histórico de Previsão" da praia selecionada, tente soclher pela previsão oceânica do município.

  • Alerta Personalizado: como funciona?

A vantagem do "Alerta Personalizado" permite ao assinante PRO definir um tipo de condição específica para um pico à sua escolha e receber um alerta por e-mail assim que a condição determinada na ferramenta aprecer no radar. Dessa forma o usuário pode ir acompanhando a evolução das condições até o dia do swell. Saiba mais na matéria completa clicando aqui!

  • Qual a frequência dos relatórios?

Os relatórios são diários e chegam toda manhã à sua caixa de e-mail com as ocndições do dia para a praia escolhida.

  • Como faço pra ver a previsão estendida?

Basta acessar a página de previsão de algum pico e deslizar os gráficos para a direita. Se seu Surfguru PRO estiver ativo, você conseguirá ver a previsão para até 15 dias a frente.

  • Vale a pena ver a previsão estendida?

Com a previsão estendida é possível visualzar até 15 dias de previsão das ondas. Com esse tempo, é possível saber quando terá uma boa ondulação chegando e assim programar melhor seus compromissos durante a semana para poder surfar. Além disso, para fazer uma surftrip, você consegue monitorar por mais tempo a chegada da ondulação e garantir que a viagem aconteça para pegar altas ondas.

PREVISÃO

  • Qual a diferença entre de ondulação primária e secundária?

Ondulação primária é a ondulação predominante no oceano, é aquele cujas ondas tem mais potência no pico. Já a ondulação secundária é a que chega com menos influência na praia. É importante entender que o mar recebe várias ondulações ao mesmo tempo e é preciso saber como essas ondulações interagem entre si para entender como a formação das ondas estará no dia.

  • Quais são os dados que o Surfguru fornece para análise da previsão?

    • vento

    • ondas

    • marés

    • pressão

  • Qual a diferença entre Vagas x Swell?

Vagas e swell são dois tipos de ondulações. Vagas são as ondulações que ainda sofrem com o efeito do vento formador da ondulação e geralmente possuem uma formação mais bagunçada, período curto e menos energia. O swell é uma ondulação que se move desacoplada do vento formador, geralmente com períodos mais altos e mais energia. Para mais informções, acesse a nossa matéria e saiba tudo clicando aqui

  • Qual a importância do período para as ondas?

O período é o tempo entre duas ondas da série e tem relevância com vários fatores: velocidade da onda, potência, empinamento na zona de quebra, etc. Ondulações com períodos mais altos se comportam diferentes de ondulações com períodos mais baixos. O período também é um bom indicador para saber se o mar está balançado ou não. Saiba mais clicando aqui!

  • O que é pista de vento?

Pista de vento é a área do oceano que recebe os ventos formadores das ondulações. Nessa área, o vento age sobre a superfície e passa sua energia para as águas do mar na forma de ondas. As características da pista de vento vão definir a qualidade da ondulação gerada, como o tempo que o vento sopra e extensão da pista de vento. Nesse caso, quanto mais tempo o vento soprar e maior a pista de vento for, mais alinhada e limpa será a ondulação. Tem uma matéria completa explicando sobre a Geração de Ondas pelo Vento clicando aqui!

  • O que são ondas quadriculadas?

Ondas quadriculadas são formadas por ondulações formadas em pontos diferentes que se encontram com um ângulo de 90 graus (ou próximo a isso). São ondas muito difíceis para a navegação e perigosas para banhistas. Saiba mais clicando aqui!

  • Como e por que as ondas se formam?

As ondas são formadas pelos ventos, que por sua vez são gerados pela diferença de pressão em diferentes áreas da nossa atmosfera. Dependendo da velocidade, direção e duração do vento em uma área da superfície do oceano, as características da ondulação vão ser determinadas. Temos um artigo bem completo lá aqui no site e você confere clicando aqui!

  • O que é uma ressaca?

Ressacas são eventos naturais de muita potência e costumam ter uma capacidade destrutiva alta. Ondas grandes e ventos fortes são condições comuns, deixando o mar bem perigoso e balançado. Saiba mais clicando aqui!

  • Como é feita a previsão?

Através de sistemas matemáticos que fazem cálculos a partir de informações obtidas em boias e satéites. Por isso é uma previsão, não havendo certeza absoluta das condições futuras, pois os modelos matemáticos estão fazendo um projeção de acordo com os dados obtidos ao longo dos dias pelos intrumentos metereologicos.

  • Ressurgência

O fenômeno da ressurgência acontece em locais onde a corrente de águas mais profundas (frias e ricas em nutrientes) vem para a superfície do oceano. Esse fenômeno acaba gerando uma concentração de vida marinha nas áreas, pelo excesso de nutrientes na água, e são reconhecidas por serem zonas com forte influência pesqueira. Arraial do Cabo, Chile, Peru e Namíbia são locais de ocorrência do fenômeno.

EQUIPAMENTOS/ TÉCNICAS

  • Influência das quilhas no surf

As quilhas são extremamente importantes para o surf por serem as estruturas responsáveis pelo direcionamento da prancha. A quantidade de quilhas, o tamanho de angulação são os fatores que irão determinar como elas vão influenciar o surf. Temos um artigo completo que você pode acessar clicando aqui!

  • Como aguentar o caldo por mais tempo

É muito importante conhecer seus limites e seu preparo do dia, mas no momento do caldo, o principal deve ser manter a calma e não fazer movimentos desnecessários. Existem técnicas e treinamentos específicos para te ajudar a ter mais confiança para passar por essas situações. Saiba mais clicando aqui!

Galerias | Mais Galerias