#cultura #surf #impacto 

História da Cerveja Corona - a cerveja que nasceu na praia

Críscia Cesconetto - Equipe Surfguru

Conheça um pouco mais sobre a trajetória da nossa cerveja preferida!

A Cerveja Corona, nascida nas areias mexicanas, é mais que uma bebida com sabor distintivo e marca icônica. Ela deixou uma marca inegável na indústria cervejeira, conectando-se ao estilo de vida praiano e ao emocionante mundo do surf. Desde seu modesto começo até a ascensão meteórica como uma sensação global, a história da Corona é tão rica quanto o sabor de sua cerveja.

Linha do tempo: A História da Cerveja Corona Extra

Corona nasceu em 1925 tornando-se a maior representante do Grupo Modelo no mercado de cerveja Pilsner e, em uma década, já era a cerveja mais vendida no México. A inovação não parou por aí; em 1940, a Corona criou a primeira etiqueta serigrafada, abrindo novas fronteiras na indústria cervejeira. O patrocínio esportivo começou em 1955, marcando o início de uma longa tradição com o apoio à construção do estádio para o time de futebol Diablos Rojos. A exportação para os EUA começou em 1976, solidificando seu lugar no mercado internacional. Em seguida, a Corona conquistou a Espanha em 1989 e, em 1997, tornou-se a cerveja importada mais vendida nos Estados Unidos. Com campanhas marcantes, como "A qualidade não conhece fronteiras" em 1999, a Corona afirmou sua posição como a cerveja mexicana mais vendida no mundo em 2015.

O Impacto da Corona e o Lifestyle do Surf

Não demorou muito e a Corona começou a marcar presença nos campeonatos de surf ao redor do mundo. A presença da Cerveja Corona nesses eventos é uma extensão natural de sua conexão com o estilo de vida praiano. Patrocinadora oficial do surf e da natureza, a Corona contribui para o crescimento do surf brasileiro, promovendo autenticidade e experiências em sintonia com a natureza e o mar. Essa parceria não apenas apoia financeiramente os eventos, mas também traz todo um significado de conexão com o lifestyle do surf e de proteção à natureza e aos oceanos.

Gabriel Medina, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb se unem para limpeza de praia em Saquarema — Foto: Divulgação

Ou seja, a presença da Corona nos campeonatos de surf vai além do esporte, impactando positivamente o estilo de vida das comunidades locais. Criando uma atmosfera descontraída nos eventos, a marca reforça a ideia de que o surf é mais que uma prática esportiva, é um jeito de viver. Além disso, a Corona se compromete com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, conscientizando sobre a importância da proteção dos oceanos e praias durante os campeonatos.

Corona e Sustentabilidade

Nascida na praia, a Corona está empenhada em proteger o paraíso que a viu nascer. Conheça algumas das iniciativas da marca que protegem o nosso habitat favorito: o mar.

- A iniciativa "Plástico Não Tem Lugar no Paraíso" inclui o Desafio Plástico Zero, um programa acelerador que busca inovações para reduzir o uso de plástico. Como a primeira cerveja global neutra em resíduos plásticos, a Corona recupera e recicla todo o plástico que utiliza, indo além da responsabilidade ambiental.

- ​O compromisso da Corona se estende ao Torneio Global de Pesca de Plástico, realizado em vários países, onde comunidades locais se unem para retirar detritos plásticos dos oceanos. O resultado é significativo, com milhares de quilos de plástico reciclado e transformado em produtos úteis em diversos países, incluindo China, Brasil, México, Israel, Colômbia e África do Sul.

- A parceria da Corona com a Parley visa acabar com a poluição de plástico nos oceanos, protegendo mais de 200 ilhas e envolvendo mais de 68.000 voluntários em limpezas. 

- Embalagens Inovadoras: A Corona busca continuamente maneiras de reduzir sua pegada ambiental, lançando embalagens inovadoras feitas com o reaproveitamento de palha de cevada. Além disso, a marca investe em garrafas retornáveis no México, testando soluções para atingir 100% de comercialização em garrafas reutilizáveis globalmente. Na Alemanha, a Corona lançou uma caixa feita com plástico reciclado da indústria marítima, um passo significativo na redução do impacto ambiental.

​Garrafeira feita de plástico retirado dos oceanos.

A ligação entre a Cerveja Corona, o surf e a proteção dos oceanos é uma história de compromisso com a autenticidade, o estilo de vida praiano e a sustentabilidade. Brindemos à cerveja que nasceu na praia, ao surf que a inspira e à proteção dos oceanos que a Corona defende incansavelmente. Um brinde à Corona, à natureza e à vida na praia!

Foto: Críscia Cesconetto

Galerias | Mais Galerias