#previsão #análise #surf #longboard #bodyboarding #bodysurf #stand up paddle #ciclone 
Brasil

#SurfguruAvisou que tem ondulação chegando, se liga na análise

Equipe Surfguru

Ondulação de Sul começa a chegar e deve atingir até o Nordeste na semana que vem. Além disso, a previsão indica outras ondulações mais para frente no radar.

O litoral brasileiro tem recebido boas ondulações nos meses de abril e maio, temos visto chover imagens nas redes sociais. E nós estamos aqui para avisar que isso deve continuar para alegria geral da nação. Um ciclone extratropical se formou na costa Sul do continente e já está influenciando o litoral gaúcho desde ontem. Uma zona de baixa pressão no oceano bem intensa está gerando uma pista de vento na direção Sul e a previsão não indica que ela perderá intensidade tão cedo.

Vale destacar que pela sequência de ondulações que estão entrando, tem ficado mais difícil marcar o início e fim de um swell, então mesmo fora dos dias do pico das ondulações, é capaz de termos ondas ainda.

Então vamos para análise: teremos ondas em vários pontos do litoral, iremos acompanhar a ondulação de sul enquanto ela se desloca para norte entre os dias 20/05 e 24/05 do RS até PE. Então fique de olho no seu estado para saber quais serão as condições e melhores dias.

RIO GRANDE DO SUL

No RS a ondulação já entrou desde ontem (terça, 18/05), mas seguirá subindo até sexta-feira (21/05). Entre hoje (quarta, 19/05) e amanhã (quinta. 20/05) ela sobe com 11 segundos e chega aos 2m, sendo que na sexta o tamanho se mantém e o período chega a 13 segundos. Na sexta, a ondulação também começa a virar, chegando ao litoral de sul-sudeste ao invés de vir de Sul. Amanhã e sexta serão os dois melhores dias, principalmente de manhã com o vento soprando de oeste-noroeste e ficando bem fraco ao longo de todo o dia.

No fim de semana o mar começa a perder força bem devagar, deixando boas condições para a galera poder curtir as ondas. A ondulação seguir rodando para sudeste ajuda na angulação para o estado As condições estarão entre 1,5m e 2m no sábado (22/05), com o vento ainda bem fraco e descendo ao longo. Já no domingo (23/05) o vento entra mais forte de Norte de manhã e roda ao longo do dia e as ondas estarão quebrando acima de 1m, podendo chegar a 1,5m.

mapa espectral e de vento para torres - rs

Mapa espectral e de vento para Torres - RS dia 21/05

SANTA CATARINA

Em SC, a ondulação mesmo só chega amanhã na metade do dia, quando o período sobe de 9 segundos para 11 segundos e a altura sai de 1,4m para 2m. A direção de Sul/ sul-sudeste vai ser a mesma e há promessa de boas ondas amanhã (quinta, 20/05) mesmo, com o vento soprando do quadrante Oeste de manhã. Sexta (21/05), com o vento soprando de noroeste, ondulação chegando aos 13 segundos de período e com 1,8m também deve ser um dia com altas ondas. O Campeche pode ser favorecido pela direção do swell e pela direção do vento na Sexta.

No fim de semana o vento entra mais forte, mas por sorte, a previsão indica que será na maioria do tempo terral. O tamanho e o período da ondulação vão descendo lentamente ao longo dos dias, saindo de 1,8m e 11 segundos no início do sábado (22/05) para 1,3m e 10 segundos no fim do domingo (23/05). Ou seja, o fim de semana ainda promete um bom surf!

grafico de altra das ondas florida

Gráfico de altura das ondas em Floripa-SC

grafico de vento para florida

Gráfico de vento em Floripa-SC

PARANÁ

No PR acontece a mesma coisa que em SC e a ondulação chega a partir de amanhã (quinta, 20/05) na metade do dia, com o aumento do período e da altura das ondas. Mas não será um aumento tão grande de tamanho, chegando no máximo à 1,2m com 11 segundos de período de sul-sudeste. O mar vai ficar com essas condições até sábado (22/05) e teremos bons dias de surf, principalmente na parte da manhã com o vento soprando do de noroeste. 

No domingo (23/05), o mar perde força e a ondulação vira mais para sudeste. Ainda teremos boas condições de surf com algumas marolas de 0,8m e 9 segundos de período. O vento pode estragar o mar na parte da tarde soprando de Leste/ sudeste.

mapa especral e de vento para matinhos

Mapa espectral e de vento para Matinhos-PR no dia 21/05

SÃO PAULO

Chegando a região Sudeste, em SP, o mar sobe no fim de amanhã (quinta, 20/05) e ganha bastante energia para a sexta-feira (21/05). Amanhã o mar chega aos 2m com 12 segundos de período vindos de Sul no fim do dia e se mantém assim ao longo de sexta. A previsão não indica que a direção do vento será boa, mas a boa notícia é que eles serão fracos nos dois dias.

No fim de semana o mar começa a perder força lentamente e a ondulação vira para sul-sudeste. O sábado acaba com ondas em torno de 1,6m e 10 segundos de período. No domingo, as ondas diminuirão ainda mais para 1,2m. Os ventos estarão de noroeste e com intensidade mais forte, acima dos 10 nós. Então é bom procurar os picos mais escondidos para poder fazer o surf render no fim de semana.

grafico de altura das ondas para maresias

Gráfico de altura das ondas para Maresias

grafico de vento para maresias

Gráfico de vento para Maresias

RIO DE JANEIRO

No RJ,  ondulação sobe ao longo do dia de amanhã (quinta, 20/05) e chega no ápice na sexta (21/05) de manhã. Ela sai de 1,3m com 9 segundos para 2,4m com 12 segundos no fim da sexta-feira vindos de Sul. O ventos do quadrante Norte vão predominar ao longo dos dois dias, então terá terral em várias praias do estado e como a ondulação é de Sul, a promessa é de altas ondas tanto amanhã quanto na sexta.

No fim de semana o mar começa a perder força lentamente, ficando entre 1,6m e 2m no sábado (22/05) e descendo mais um pouco para 1,3m no domingo (23/05), todos os dias com a ondulação vindo de Sul. Os ventos ainda serão predominantes de Norte, mas ficam mais fortes do que nos dias anteriores. Devem rolar altos tubos com o terral ao longo da costa do estado!

mapa de vento e espectral para o Rj

Mapa de vento e espectral para Rio de Janeiro dia 22/05

ESPÍRITO SANTO

Já no ES, a ondulação só chega na sexta (21/05) subindo rápido ao longo do dia e chegando à 1,8m com 12 segundos de período. No sábado (22/05), o swell de Sul atinge 13 segundos de período com a altura estável acima de 1,5m. Isso porque uma outra ondulação de Norte-nordeste também encosta nesse dia. Os ventos podem dificultar o surf, pois além de bem fortes, estarão vindo da direção norte-nordeste. Nas praias em que esse vento é terral deve dar boas ondas e bons tubos.

No domingo (23/05), a ondulação de nordeste se torna a ondulação predominante no fim do dia e ainda terá um bom tamanho para o surf. O vento, muito forte de nordeste, pode atrapalhar bastante. Já na segunda (24/05), o ventos diminuem um pouco e ajudam a salvar o início da semana com vagas de nordeste.

grafico de altura das ondas para gurarapari

Gráfco de altura das ondas para Guarapari-ES

grafico de vento para Guarapari

Gráfco de vento para Guarapari-ES

BAHIA

Na Bahia, a ondulação vai passar um pouco por fora do estado. Os melhores dias de surf devem ser entre amanhã (quinta, 20/05 e sábado 22/05), quando a ondulação de sul-sudeste com 0,6m chegará ao litoral junto com as vagas de leste-nordeste e 0,6m. Com isso, esperamos que o mar tenha meio metrão de onda constante até o fim de semana. O problema serão os fortes e constantes ventos de sudeste.

Já no domingo (23/05), a ondulação de sul-sudeste perde força e as vagas de leste sobem um pouco. Isso pode mudar um pouco os picos que funcionam melhor, principalmente porque o vento vira para norte-nordeste de manhã e pode ajudar na formação das ondas.

mapa espectral e de vento para salvador-ba

Mapa espectral e de vento para Salvador dia 22/05

SERGIPE

Já no SE, a ondulação de Sul só chega mesmo no sábado (22/05) e também não terá o mesmo tamanho que no sudeste. A previsão indica que ao longo do sábado o swell de Sul se torna predominante no litoral e o mar sobe para 1,3m com 12 segundos. No domingo (23/05) o mar desce um pouco para 1,1m com 11 segundos e ainda teremos boas ondas. 

Na segunda (24/05), o mar vai seguir acima de 1m com a ondulação de leste predominando de manhã e a de sul à tarde. Isso quer dizer que elas se manterão estáveis, sem uma perdendo ou ganhando muita força. O que acontece na terça (25/05), quando o pulso de Sul perde tamanho e as vagas de leste sobem, deixando o mar com 1,2m. Os ventos do quadrante leste ao longo de todos os dias podem atrapalhar o surf em alguns picos, é importante escolher bem o local e hora do surf para não se atrapalhar.

grafico de altura das ondas para aracaju

Gráfico de altura das ondas para Aracaju-SE

grafico de vento para Aracaju

Gráfico de altura das ondas para Aracaju-SE

ALAGOAS

Chegando em AL, o swell de Sul encosta ao longo de sábado (22/05) com um bom tamanho, 1,5m e 13 segundos de período. Além dessa ondulação, as ondas também terão influência de vagas de leste com 1m e 6 segundos de período. No domingo (23/05), as vagas perdem intensidade, enquanto o swell de Sul permanece estável. Os ventos podem atrapalhar soprando do quadrante leste ao longo dos dias, então o surf de manhã cedo, com o vento mais fraco, pode salvar o fim de semana.

Na segunda (24/05), o swell de Sul começa a perder intensidade enquanto as vagas de leste aumentam sua influência no litoral, deixando o mar com 1,4m e 7 segundos de período à tarde. Os ventos ainda serão de leste-nordeste ao longo do dia. Já na terça (25/05), os ventos de manhã prometem ser do quadrante oeste, então mesmo com um período menor que no fim de semana, a chegada do pulso de leste com 8 segundos e 1,4m promete fazer a cabeça da galera no início da semana.

mapa espectral e de vento para maceio

Mapa espectral e de vento para Maceió dia 24/05

PERNAMBUCO

Em PE, a ondulação também vai passar por fora da costa. Ainda teremos boas vagas de leste até o fim de semana com 1,2m e 6 segundos de período. O vento de leste-sudeste que deve atrapalhar as ondas ao longo de quinta (20/05) e sexta (21/05).

Sábado (22/05) será um dia bem parecido com quinta e sexta, mas no domingo a ondulação de Sul chega e dá uma balançada no mar, chegando à 1,3m com 12 segundos de período. Mesmo assim ainda teremos um vento forte de leste-sudeste para atrapalhar a formação das ondas.

Vale destacar que as vagas de Leste que chegam em AL também chegarão em PE na semana que vem e podem fazer a cabeça da galera no início da semana.

grafico de altura das ondas para cabo de st agostinho

Gráfico de altura das ondas para Cabo de Sto Agostinho-PE

grafico de vento para cabo de santo agostinho

Gráfico de vento para Cabo de Sto Agostinho-PE

NORONHA

Em Noronha, podemos ter mais um dia de altas ondas na Quixabinha com a chegada do swell de Sul. Seu efeito de refração geralmente faz quebrar belos tubos no canto esquerdo do Bode. A ondulação chega no domingo (23/05) e ganha força rápida de sul-sudoeste, ficando com 1,7m e 13 segundos de período. 

Na segunda (24/05), ela se mantém constante em altura e perde um pouco de intensidade pela diminuição do período. Ainda assim, a expectativa é de boas ondas para a quixabinha. Na terça (25/05), a Cacimba deve ser o melhor pico com o enfraquecimento do pulso de Sul e predominância de vagas de leste-sudeste. Além disso, o vento de leste-sudeste é um fator importante para se considerar, podendo atrapalhar o surf. Tem que ficar na praia e esperar a hora certa!

mapa espectral de vento para noronha

Mapa espectral e de vento para Noronha dia 25/05

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

 

Galerias | Mais Galerias