#poluição #surfguru #surf 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Os oceanos do mundo estão se afogando em plástico

Nathalia Rogrigues, bióloga, Gestora Ambiental

E você, qual a sua colaboração para a redução de plástico neste planeta?

Estudos apontam que 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos todos os anos, e até 2050, os oceanos do planeta estarão três vezes mais poluídos com plástico. Ou seja, da forma como produzimos e usamos plástico, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.

As mesmas propriedades que tornam os plásticos tão úteis — sua durabilidade e resistência à degradação — também tornam quase impossível que a natureza o degrade completamente.

A quantidade de plástico gerado no mundo hoje vem poluindo severamente os oceanos, que recebem esses resíduos através dos rios, um dos principais condutores de poluição, e são transportados do interior do continente para o mar.

Atualmente já existem ao menos 5 trilhões de microplásticos nas águas marítimas, materiais que nunca desaparecem por completo, eles apenas ficam menores, pois levam ao menos 450 anos para serem totalmente decompostos afetando seriamente várias espécies marinhas. As causas são diversas desde o emaranhamento em redes de náilon à ingestão de plástico que se são confundidos com alimentos.

Pedaços maiores destes resíduos podem estrangular animais (como focas, baleias, leões marinhos e tartarugas); enquanto os plásticos menores podem ser ingeridos por peixes – que se tornam alimentos para outros animais da cadeia alimentar, e assim podendo acabar indo parar em nossos pratos.

Peixes como as anchovas consomem pedaços destes resíduos porque, quando recobertos de alga, têm o mesmo cheiro do alimento normal do peixe. As aves marinhas, usando uma energia que não têm nos corpos malnutridos, voam cada vez mais longe em busca de nutrição efetiva e apenas conseguem resíduos plásticos para alimentar os filhotes.

Por conta dos diferentes produtos químicos que compõem sua fabricação, a presença desses materiais aumenta ainda mais os desequilíbrios ambientais.

Sabemos que cerca de 50% do plástico que é criado é usado apenas uma vez e descartado, como canudos, garrafas de água e sacos plásticos de supermercados – afetando quase 700 espécies marinhas. Alguns animais, como caranguejos e pássaros, usam esse tipo de material para construir casas, já que ele está sempre disponível no ambiente. Há estudos que comprovam traços de plástico dentro de ostras e mexilhões.

Parar de utilizar sacolas plásticas, canudos e garrafas são alguns passos que podemos tomar para reduzir o consumo deste material. Comprar a granel e evitar itens que sejam embalados em plástico também ajuda. Reciclar quando possível e não descartá-lo em qualquer lugar também ajuda a reduzir a poluição.Podemos ver muitas ações positivas, mas a verdade é que todos nós precisamos fazer mais.

E você, qual a sua colaboração para a redução de plástico neste planeta?

 

Galerias | Mais Galerias