#surf #educação 

Ondas de criatividade: encontro une surf e escrita em Ubatuba

Janaína Pedroso

dealizado pela jornalista Janaína Pedroso, evento reuniu participantes e equipe na praia de Itamambuca, Ubatuba, para que através do surf e escrita fossem criadas dinâmicas para ampliar autoconhecimento, autonomia e autoconfiança

Ubatuba, 22 de abril de 2014 - O 1º Encontro de Surf e Escrita Criativa ocorreu entre 12 e 14 de abril, em Itamambuca, Ubatuba, proporcionando momentos de aprendizado e prática de surf e escrita Idealizado pela jornalista Janaína Pedroso, os participantes estiveram imersos em atividades para aprimorar o físico e o mental.

Ao unir surf e escrita, a jornalista acredita que o evento proporcionou aos participantes um mergulho profundo, ampliando percepções acerca das potencialidades de cada indivíduo. 

“Foi lindo perceber como cada um conseguiu fluir na escrita por meio das práticas que auxiliam no desbloqueio da criatividade. Todos nós somos, por natureza, seres criativos, nascemos com essa potencialidade. Mas, ao longo da vida, vamos esquecendo e nos distanciando dessas virtudes”, diz Janaína.

O evento, além de proporcionar momentos de relaxamento e diversão, foi uma imersão na qual cada participante pôde visitar a própria essência por meio da escrita. 

“A ideia foi conectar o surf com a escrita criativa. A inspiração não podia ser outra: o mar. Foi intenso e potente”, diz Carol Pinheiro, psicóloga e surfista, que participou do encontro.

“O surf é uma prática que proporciona bem-estar,  mas também é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, pois surfando nos desafiamos o tempo todo, rompemos limites, encaramos questões emocionais. Enfim, crescemos emocionalmente”, completa a jornalista. 

Com aulas de surf e dinâmicas de escrita, os participantes produziram inúmeros textos ligados ao universo do surf. De variados estilos, as escritas transitaram entre trechos livres, ficcionais, biográficos, até a criação de um personagem que culminou em um conto.

Presença marcante foi a do escritor e surfista caiçara Santiago Bernardes, que contou sobre seu processo criativo, publicações, além de sua relação com o surf e com o mar. Santiago lançou recentemente “Canoa Emborcada” (editora Caravana), publicação sobre a chegada da BR 101 (Rio - Santos).

Durante o evento, os inscritos puderam testar diferentes tipos de pranchas, de longboards à pranchas assimétricas, isso porque a Surf 's Up Itamambuca ofereceu seu quiver para que a imersão fosse ainda mais enriquecedora durante as sessões de surf.

As escritas também foram acompanhadas pelos produtos da Made in Gaia que produziu um blend especial para que os participantes pudessem tirar ainda mais proveito do potencial criativo de cada um. Além da aromaterapia, o evento contou com o apoio do Tachão de Ubatuba e da Oakberry de Ubatuba. 

Galerias | Mais Galerias