#longboard #feminino 

Maior evento feminino de Longboard reúne mulheres de todo o Mundo

Chris Volpe

Luana Soares foi a campeão do Festival Sul-Americano Feminino de Longboard que celebrou o Dia da Mulheres em baterias competitivas e de apresentação

O fim de semana foi de celebração para as mais de 150 participantes da terceira edição do Festival Sul-Americano de Longboard Feminino, que aconteceu no Emissário Submarino, conhecido como Quebra-Mar, em Santos, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A atleta Luana Soares, de Ubatuba, venceu a competição e tornou-se bicampeã da categoria profissional do evento, ela acabou de conquistar também o título do Uruguay Longboard Festival, tornando-se líder da temporada 2023/2024 do ranking da WSL South America. “O Festival significa muito pra mim. Foi aqui que, pela primeira vez, fui campeã de um campeonato, então estar de volta e reunida com várias mulheres do surf é muito gratificante. Pra mim não tem preço estar entre profissionais e amadoras e poder mostrar que a modalidade é a minha vida, não só o lado competitivo, mas todas as coisas boas que ela nos proporciona, além de ser incrível receber todo esse amor e carinho pelo que faço”, diz Luana.

A segunda colocação ficou com Renata Porcaro, também de Ubatuba, seguida de Ayllar Cinti, do Rio de Janeiro, e Gabriela Sztamfater de Ubatuba. As baterias profissionais contaram também com a participação de amadoras convidadas, promovendo assim um verdadeiro intercâmbio de experiências entre as inscritas no festival.

Vanessa Paskevicius foi uma das amadoras convidadas, ela já surfa há 7 anos de forma mais constante, e conseguiu ir até as semifinais com as profissionais. “Foi muito incrível viver essa experiência, só provou que o surf é conexão, vibe e amor. Juntou isso, tudo funciona. Um Festival como esse incentiva o esporte, a cultura do longboard e as mulheres, que olham para outras participantes e pensam: também posso ser o que quiser”, conta a competidora.

Além das competições, que aconteceram no sábado (9) o evento contou com muito surf na sexta-feira (8), além de palestras e a abertura oficial do evento que contou a presença de autoridades como o prefeito da cidade Rogério Santos, a vice-prefeita Renata Bravo, o Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa, o secretário do Esporte Gelásio Fernandes e o vereador Paulo Miyasiro, além de patrocinadores e apoiadores do evento e outros nomes importantes da região.

O Festival não se limitou apenas à competição de longboard, mas também ofereceu uma série de atividades complementares, incluindo sessões de yoga, alongamento e clínicas de surf. Essas iniciativas visam promover não apenas a prática esportiva, mas também o bem-estar e a saúde física e mental das participantes.

“A terceira edição foi a melhor de todas até hoje. Pudemos corrigir as experiências anteriores, contar com mais participantes e ter um fim de semana perfeito de boas ondas. Não existe um evento no mundo voltado para mulheres surfistas de longboard, então é incrível poder viver isso aqui na cidade de Santos, um dos berços da modalidade no país. Olhar ao redor e ver profissionais e amadoras do Brasil, da Europa e América Latina compartilhando experiências e surfando juntas faz tudo valer a pena”, completa Isabela Panza, organizadora do evento.

O Festival Sul-Americano de Longboard Feminino tem o patrocínio da DP World, por meio do PROMIFAE (Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte). O evento conta com Wickbold, Zampol, Sthill, Mag Surf Board, Medina, Juréia Energy, Pink Cheeks, Lohai Pratas, Kool Shirts e Sicrupt como patrocinadores e apoios das empresas A Tribuna, Morada de Itaguaré, Travel SA,Santo Sorriso, Surfing Pro, Surf Evolution, Surf’s Up, Unisanta, Off Shore Training, Juçaí, Fast Escova, Ornare, SEMES, Prefeitura Municipal de Santos, vereador Paulo Miyasiro, Longboard Bellas, Santo Sorriso, Surfing Pro, Philips, Brasil Tropical, Clínica Surf, La Buena, Deborah Antunes, Luara Lobo e Organização de Isabela Panza.

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar os destaques do evento: @festivalsulam.longfeminino

Galerias | Mais Galerias