#viagens #kneeboard 
Indonésia

Indonésia 2011 – Marcelo Tangerini

Marcelo Tangerini

Saí do Rio de Janeiro dia 19 de agosto de 2011 em busca de um sonho: surfar na Indonésia, o paraíso do surf de dez entre dez surfistas

Foram meses de planejamento e de ansiedade, além de muitas horas de viagem, mas tudo isso valeu a pena. Foi a melhor surftrip da minha vida, regado a excelentes ondas, visuais incríveis, muita cultura, Bintangs geladas e novas amizades.

Desembarquei em Jakarta, capital da Indonésia, no dia 21 de agosto, onde fiquei por dois dias aguardando um vôo para Padang, litoral da ilha de Sumatra, ponto de partida de barcos para as ilhas Telo e Mentawai, dois dos destinos da minha viagem.

Na primeira parte da trip fui para o Surfing Village, localizado nas ilhas Telo, um verdadeiro paraíso do surf, e o que e melhor, sem crowd. Cheguei e fui muito bem recebido pelos donos e sócios Mario e Paulé, que conseguiram realizar o sonho de construir um “kisorte” de frente para uma das melhores direitas da Indonésia, chamada Pasti; e pelos demais hospedes – Giba, Gustavo, Tiago e Marcelo, de São Paulo, e Gustavo, carioca. O lugar e um maior visual, com altas ondas e um rango muito bem servido pelo casal de cozinheiros brasileiros Rafael e Sheila. Saíamos de barco, em média, duas vezes por dia, para surfar os picos com as melhores condições nas proximidades do SV. Devido ao forte vento sul que rolou no período que estive por lá, a onda de Pasti não quebrou de gala, mas não faltaram opções como as esquerdas de Mibis (‘me belisca‘) e Baga, a apenas dez minutos de barco, que proporcionaram as melhores sessões de surf, alem de Tantras, um pico de direita a quinze minutos do SV. Foram muitos dias de surf com ondas de excelente qualidade com apenas seis cabeças na água, um verdadeiro paraíso. Entre as sessões de surf, a galera ria e se divertia, tomando uma Bintang gelada e jogando uma partida de sinuca – rolou até um campeonato. À noite, após o jantar, a galera se juntava para ver as fotos muito bem clicadas pelo fotógrafo Ricardo Borghi e os vídeos filmados por Joice, sua namorada e cinegrafista.

Na segunda parte da viagem, foram doze dias embarcados no barco Star Koat, dos brasileiros Kadú e Marlon. Nesta trip, quem estava no comando era o capitão Kadú, que estava na companhia de sua namorada e fotografa Ju Martins, que tirou altas fotos da galera e do visual. Lá conheci uma galera muito maneira, sendo a maioria de cariocas - Hugo Carneiro, da HC Wax, Boris, que surfa de SUP, e sua esposa, Heloisa, André e seu filho, Luca, Marquinho do Méier, Luiz Leitão, da AIT Turismo, com quem eu fechei o pacote do barco e todo o aéreo da viagem, Eduardo, da rede de lojas 900 Graus, que surfa de kneeboard, Alan e Bernardo - e Gustavo Roque, do site SURFGURU, um pernambucano muito irreverente que registrou tudo com a sua GOPRO, e que divulgou com detalhes esta trip também neste site. Foram doze dias recheados de ondas surfadas nos melhores picos das Mentawai, guiado pelo capitão Kadú, que conhece muito bem a região e colocou a galera para surfar sempre nas melhores condições. Surfamos dias clássicos em Hideaway, Lances Right, Scarecrows e Telescopes, além de Lances Left, Pit Stops, Bang-Bang, E-bay, Macarronis e Thunders. As instalações do barco são excelentes e o rango muito bom, com direito a peixe fresco, pescado durante a trip. A galera acordava muito cedo e se esbaldava nas ondas o dia inteiro. À noite, nos juntávamos após o jantar para ver a sessão de fotos da fotógrafa Juliana (Ju) Martins e dormíamos cedo, sonhando com as ondas no dia seguinte.

No dia 19 de setembro retornamos de barco para Padang e de lá peguei o vôo para Jakarta e depois para o Brasil.

Foi sem dúvida uma viagem inesquecível, que recomendo a todos que amam o surf e a natureza.

Agradeço a minha esposa Leticia, que amo muito e que me deu todo o apoio para que eu pudesse fazer esta viagem de 30 dias sozinho, ao Marco Siqueira, que shapeou as minhas pranchas, ao Mário e ao Paulé, por proporcionarem momentos maravilhosos de surf sem crowd no Surfing Village, ao Kadú, que nos colocou nas melhores ondas das Mentawai, aos fotógrafos Borghi e Ju Martins e a videomaker Joice, por registrarem os grandes momentos desta trip, por toda a galera que conheci, que foi a minha família durante a viagem, e a Deus, por cuidar de todos e nos proteger das bancadas rasas de corais afiados deste paraíso que é a Indonésia.

Galerias | Mais Galerias