#internet #surf 
Estados Unidos

Google Homenageia o 125° Aniversário de Duke Kahanamoku

The Inertia

O Google é o rei da internet. Duke Kahanamoku é o rei do surf. E hoje, dia 24 de agosto, seria o 125° aniversário de Duke.

O Google dedicou um Doodle do Google para o surfista mais emblemático do mundo - basicamente o equivalente moderno de ter um selo postal impresso em sua homenagem.

A história de Duke Kahanomoku é bem conhecida. Bem antes mesmo do surfe brilhar nos olhos de qualquer pessoa do continente, Duke surfava as poderosas ondas do Havaí, um estilo de vida aloha de verdade, e tinha a intenção de espalhá-lo para quem quisesse um pedaço. O povo do Havaí o amava muito, de fato, que ele foi eleito xerife mais de uma dúzia de vezes. Ele foi um medalhista olímpico da natação cinco vezes e um herói humilde.

Lá pelos meados dos anos 20, Duke Kahanamoku estava na areia na praia da praia de Newport, na Califórnia, quando ele, juntamente com alguns outros, testemunhou um barco de pesca lutando numa tempestade. O navio, chamado de Thelma, foi esmagado por uma enorme onda, e sala de máquinas inundada. Em poucos minutos, 29 marinheiros foram jogados ao mar. O navio "foi pego pela borda nos dentes de três enormes ondas e rolou completamente mais de três vezes de estibordo para boreste para cima de um banco areia", de acordo com o Los Angeles Times.

"Da costa, de repente vi o barco de pesca, o Thelma, se debatendo na água, tentando voltar para águas seguras e era uma batalha perdida", disse Duke para Malcom Gault Williams em seu livro Surfistas Lendários. "As perspectivas de resgatar as vítimas pareciam impossíveis." Mas não era impossível, não para Duke, pelo menos. Ele e seus amigos foram para o resgate; eles remaram para o barco e conseguiram puxar doze homens para a segurança. "Nem eu nem meus amigos estávamos pensando sobre heroísmo, fomos simplesmente corremos, eu com a minha prancha e os outros para pegar as suas pranchas, na esperança de salvar vidas", ele continou.

Embora Duke seja bem conhecido por suas medalhas olímpicas e suas aparições em Hollywood, ele é mais conhecido pela sua quintessencial havaiana. Gênio forte, sempre sorridente, e um poderoso waterman, Duke amava o oceano e o Havaí com uma paixão que poucos possuíam. É por isso que Matt Cruickshank, o ilustrador do Doodle do Google, escolheu homenagear Duke.

Fonte: The Inertia

Galerias | Mais Galerias