#impacto #surf 
Gold Coast - Queensland - Austrália

Gold Coast é Declarada Oficialmente como a Oitava Reserva Mundial de Surf

Surf Portugal

A região australiana é uma das mais famosas e procuradas do surf mundial e vê agora os seus abençoados 16 quilômetros de costa reconhecidos pela qualidade de ondas, consistência, cultura, comunidade e história.

Nesta terça-feira ocorreu uma cerimônia em Point Danger, ao sul da Gold Coast, que contou com a presença de Annastacia Palaszczuk, Premier de Queensland e onde foi inaugurada uma placa comemorativa da ocasião. Esta nova Reserva Mundial de Surf estende-se desde Snapper Rocks até Burleigh Heads e conta com outros picos do famoso Superbank.

Concorrendo com a Gold Coast estavam três regiões para levar a nomeação: Noosa, que também fica na Austrália, e Guarda do Embaú, no Brasil. A Gold Coast junta-se com a praia de Manly (Austrália), Santa Cruz e Malibu (Estados Unidos), Todos Santos (México), Punta de Lobos (Chile), Huanchaco (Peru) e Ericeira (Portugal) como Reservas Mundiais de Surf já existentes.

O processo de candidatura demorou cerca de dois anos, até chegar ao dia em que a Gold Coast foi oficialmente reconhecida como Reserva Mundial de Surf, segundo explicou Andrew McKinnon, líder do movimento da Reserva Mundial de Surf da Gold Coast. "No final, este foi um desfecho inevitável", comentou.

A seleção da Gold Coast teve como base quatro critérios fundamentais na escolha das Reservas Mundiais de Surf. A qualidade e consistência das ondas, as características ambientais, a história e cultura local e o apoio e capacidade local. Nik Strong-Cvetich, diretor-executivo da Save the Waves Coalition, garantiu que a Gold Coast preencheu todos esses requisitos.

Agora, uma das principais medidas do governo local vai ser tentar ajudar a resolver a ameaça que tem sido a superlotação dos principais picos locais. O Superbank é conhecido como um dos locais com mais crowd em todo o mundo, e esse problema está cada vez maior. A criação de picos alternativos com fundos artificiais é uma das soluções que deverá ser colocada em prática.

O turismo de surf é uma das principais fontes de receitas da Gold Coast, gerando 1,5 biliões de dólares anualmente e criando mais de 20 mil postos de trabalho. Não há dúvida da importância que o surf tem nesta zona.

Curiosamente, é já com o estatuto de Reserva Mundial de Surf que a Gold Coast recebe esta quinta-feira o início do World Tour 2016, em Snapper Rocks.

Fonte: Surf Portugal

Galerias | Mais Galerias