#profissional #wct #wsl #competições #surf 
Newcastle - Nova Gales do Sul - Austrália

Chamada de hoje pode reiniciar a etapa do Tour em Newcastle, se liga na previsão

Equipe Surfguru

A chamada para o evento acontece às 18:15 no Brasil e pode dar andamento ao campeonato. Mineirinho está escalado para a primeira bateria do dia.

Após 3 meses de paralisação, a volta do Tour não foi exatamente o esperado: depois de uma semana pré-evento com altos tubos, o primeiro dia teve meio metrinho balançado no cardápio. Mal deu para matar a saudade no primeiro dia de competições em Newcastle com condições pequenas, fracas e difíceis. Apesar da maioria dos brasileiros terem conseguido avançar direto para o "Round of 32" (3o round), as ondas não possibilitaram que as disputas nas baterias tivessem muita emoção.

mapa de período e mapa espectral para Newcastle, NWS, Australia 06/04-2021

Mapa de período e espectral para terça-feira (06/04) em Newcastle, NSW, Austrália

Porém, a partir de hoje, a situação começa a melhorar para o Rip Curl Newcastle Cup apres. por Corona com a força de duas ondulações: uma de nordeste (56-58 graus) e outra de sul-sudoeste (200 graus). Além disso, como havia outra ondulação agindo na área que passou, a possibilidade de termos um bar mais balançado que no primeiro dia é baixa. Se liga na análise para os próximos dias:

grafico de altura das ondas para Newcastle, NWS, Australia abril de 2021

grafico de altura das ondas para Newcastle, NWS, Australia abril de 2021

grafico de vento para Newcastle, NSW, Australia abril de 2021

grafico de altura das ondas para Newcastle, NWS, Australia abril de 2021

SEGUNDA 05/04 (chamada de Domingo no Brasil)

A ondulação de nordete (56 graus) será mais influente hoje, saindo de 0,9m para 1,2m , mantendo os 10 segundos  de período. Porém, a ondulação se sul-suodeste (200 graus) ganha força rapidamente e no fim do dia será a ondulação predominante na área com 1m e 16 segundos de período. Portanto, apesar de não termos altas ondas, a expectativa para a disputa do round de eliminação é melhor do que para o primeiro dia de competição.

Vale ressaltar que a maré ainda é um fator fundamental, variando bastante e alterando a formação do pico ao longo do dia. Além disso, o vento também será um desafio soprando da direção sul-sudeste (maral) constante ao longo de todo o dia. 

Vamos esperar para ver o que a WSL resolve sobre a sequência das competições. Já que ainda restam muitas baterias a serem disputadas (masculino e feminino), é provável que role disputa hoje, mesmo que a chamada não seja feita no início do dia

TERÇA 06/04

Na terça-feira, a ondulação de nordeste volta a ganhar força enquanto a de sul-sudoeste começa a enfraquecer. A ondulação de sul-sudoeste (200 graus) começa o dia com 1,3m e 17 segundos de período e acaba com 1m e 15 segundos de período, mas ainda é predominante. Já a ondulação de nordeste sai de 1,1m para 1,4m e 10 segundos de período.

As condições devem ser um pouco parecidas com o dia de hoje, só que com um tamanho maior, então é mais provável que haja baterias na água. O vento segue sendo de sul-sudeste (maral) com intensidade moderada ao longo de todo o dia, o que pode atrapalhar as chances de vermos tubos. 

QUARTA 07/04

Na quarta-feira, a ondulação de sul-sudoeste segue perdendo força enquanto a de nordeste segue e intensificando. Provavelmente serão os dois melhores dias de ondas da janela do campeonato (quarta e quinta). A ondulação de nordeste (56 graus) se manterá com 10 segundos e 1,5m enquanto a ondulação de sul-sudoeste (194 graus) se estabilizará com 1,1m e 14 segundos. Com essas condições, já podemos esperar o mar com bastante força e condições mais favoráveis para que a galera do Tour possa mostrar mais do surf.

O vento seguirá soprando de sul-sudeste (maral) sem muitas diferenças de terça-feira: intensidade moderada ao longo de todo o dia. Cabe esperar para saber se a WSL irá segurar o campeonato para rolar na quarta ou se as condições de hoje (segunda na Asutrália/ domingo no Brasil) e amanhã (terça na Asutrália/ segunda no Brasil) serão o suficiente para já acabarem com o as baterias.

QUINTA 08/04

Quinta será o maior dia de toda a janela, portanto, se ainda houver baterias para entrar na água, provavelmente teremos campeonato rolando. A ondulação de nordeste se desloca para leste-nordeste (64 graus) e chega a 2,3m com 10 segundos de período. A influência da ondulação, ainda presente, de sul-sudoeste será menor, pois ela ainda terá  "apenas" 1m com 15 segundos. Infelizmente o vento maral (sul-sudeste) ainda estará rolando o que pode impossibilitar os tubos. A boa noticia é que ele vai ser menos intenso e no fim do dia começa a virar para Oeste.

SEXTA 09/04

Sinceramente, não sabemos se a organização irá esperar até o fim da semana para concluir o campeoanto. Por enquanto, esse será o melhor dia de toda a janela, com o swell ainda bem potente de Leste (76 - 84 graus), descendo de 2,2m para 1,6m com 10 segundos de período. O principal fator será o vento terral, vindo da direção oeste-noroeste de manhã com boa intensidade, favorecendo a formação de tubos.

Mas, como previsões mudam e todo tempo é precioso para a organização do Tour poder realizar as mudanças de local de competição para a próxima etapa, temos uma probabilidade muito baixa de competição nesse dia. A maior chance é que o campeonato termine, no máximo até quinta se a chamada de hoje for positiva.

Mas quem sabe, não deixam as semi-finais e finais para rolar em condições épicas! 

E se você joga o fantasy, é bom se preparar para realizar trocas em seus times. Principalemente se não rolar campeonato hoje: as condições prometem mudar bastante, favorecendo surfistas que desempenham bem em outras condições. Fique ligado também no round de eliminação!

Vamos torcer para os brasileiros, e principalmente, para termos boas ondas nesses dias

 

Galerias | Mais Galerias