#cbsurf #atletas #longboard 

CBSurf Longboard 2024 abre o Pena Paracuru Surf Festival 2024

George Noronha

Primeiro dia com altas ondas e performances memoráveis na Praia do Ronco do Mar para a abertura CBSurf Longboard 2024

Teve início nesta quinta-feira (14) a etapa inaugural do CBSurf Longboard 2024, o Campeonato Brasileiro de Longboard da Confederação Brasileira de Surf, que rola até o domingo (17) nas boas ondas da Praia do Ronco do Mar, município de Paracuru-CE.

O evento contou com a estreia das duas principais categorias da competição, com os profissionais Masculino e Feminino mostrando o alto nível do atual longboard brasileiro. Além deles, quem também estreou dando show foram os experientes competidores da categoria Master Masculino 35+ mostrando que no surf não existe idade para performances de alto nível.

A primeira categoria a entrar na água foi a Masculino Pro com a Fase 1 do evento rodando na maré secante em boas ondas que corriam a praia em quase toda a sua extensão. Destaque para o surfista local de Ubatuba-SP, Fábio Alves, que na terceira bateria do dia cravou aquela que seria a maior onda da abertura do evento, 8,67 em uma série em que ele conseguiu combinar manobras de nose com mudanças de borda e ainda ataques ao lip da onda, em um combo que agradou muito aos árbitros que o recompensaram com a nota no critério de excelente. Vale ressaltar que nessa bateria ele enfrentou o experiente capixaba Alexandre Escobar, que não deu moleza e passou a bateria na segunda colocação. Destaque também para o potiguar Miguel Carbonel, o catarinense Jefson Silva e o pernambucano Daniel Batista, todos dando show e avançando suas baterias nas primeiras colocações com os melhores somatórios desta primeira fase da competição.

Após o show de surf da categoria Profissional Masculino o evento foi interrompido durante a maré seca. Como a Praia do Ronco do Mar é um point break, em determinados dias de maré muito seca como hoje o mar perde pressão. Daí a Direção de Prova achou mais prudente esperar que a maré começasse a encher para que a bancada voltasse a bombar as ondas que tornam a Praia do Ronco do Mar um cobiçado pico de surf a nível nacional.

Às 15h30, com a maré um pouco mais cheia, o campeonato voltou pra água com a categoria Master Masculino 35+. E novamente os espectadores e internautas assistiram a mais um show do ubatubense Fábio Alves, que repetiu a excelente performance da Profissional para igualar sua melhor média, a maior do dia, 8,67 e aumentar seu melhor somatório com mais uma nota na casa dos oito pontos, dessa vez um 8,23 o colocando como o maior somatório do dia. Após a bateria ele comentou sua boa atuação:

"Estou muito feliz por ter achado as ondas e conseguido me conectar com o mar fazendo essas duas notas excelentes... Essa direita quando encaixa é sem igual e essa bancada é única e alucinante. Sou de Ubatuba, e lá a onda balança muito. Tudo bem que a onda tem mais força, mas aqui a parede abre um braço pra você caminhar pro bico e performar o seu melhor. Foi um dia incrível! Quero aproveitar e agradecer a minha família, o pessoal de Ubatuba, todas as pessoas que compraram minha rifa e me ajudaram a estar aqui, e mandar um beijo pra minha namorada", declarou Fábio.

Na sequência foi a vez da categoria Feminino Pro estrear com a realização das duas primeiras baterias da Fase 1 da competição. Destaque para as cariocas Rayane Amaral e Evelin Neves, que mostraram muita sintonia com as ondas do Ronco do Mar e avançaram suas baterias na primeira colocação, com Evelin perfazendo a maior nota e somatório entre elas, respectivamente, 6,83 e 12,40. Em entrevista após a vitória, Evelin enfatizou a qualidade da onda do Ronco do Mar e a beleza do local:

"Foi incrível esse final de tarde. Muito lindo e com altas ondas. Estou feliz por ter conseguido surfar como queria. Tentei manter a calma e esperar a onda boa da série e deu certo. Senti que poderia ter feito mais, mas o importante é que fiz o 'trabalho de casa'. Obrigado a todos que estão torcendo por mim, todo mundo da Macumba e um beijo para os meus pais", falou Evelin.

A única surfista cearense que caiu no mar nesse dia de abertura foi a local da Praia do Iguape Bianca Santos, que apesar de não ter conseguido vencer a bateria, garantiu a vaga na fase seguinte avançando sua bateria na segunda colocação.

SEXTA-FEIRA 15 COM FORTES EMOÇÕES

Segundo a Direção de Prova o segundo dia de evento deverá iniciar junto com os primeiros raios de sol para aproveitar a enchente da maré e as boas condições de ondas do período da manhã e assim adiantar a competição. Então amanhã o compromisso é bem cedinho, com a primeira chamada sendo feita às 5h para o possível início às 5h30 da manhã. Fiquem ligados na transmissão ao vivo para não perder nenhum detalhe da primeira etapa do CBSurf Longboard 2024.

CATEGORIAS EM DISPUTA NO CBSURF LONGBOARD 2024

Profissional Masculino e Feminino

SUB 18 Masculino e Feminino;

Master Masculino 35+

Grand Kahuna Masculino 50+

TRANSMISSÃO

O Pena Paracuru Surf Festival 2024 contará com Transmissão Ao Vivo do evento no site cbsurf.org.br ou no YouTube da CBSurf, o canal CBSurfPLAY. Entrevistas, bastidores, curiosidades, replay, além de claro, um show de imagens de todas as baterias disputadas e muito mais. E tudo isso, onde você estiver, através de seu computador, tablet, smartphone ou smart tv.

DICAS DE HOSPEDAGEM

Casa na Lagoa (85 987930725);

Vento Brasil (85 999813797);

Rei do Escargot (85 988903303);

Pousada Aliktor (85 989250167);

Sol e Lua: (85 996203155).

Sobre a CBSurf   

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.

 

 

 

Galerias | Mais Galerias