Sydney - Nova Gales do Sul - Austrália

Algumas das 70 espetaculares praias de Sydney

Roberta Mayanah

Explore algumas das 70 espetaculares praias de Sydney, desde baías desertas até faixas de areia de fama internacional.

As praias de Sydney estarão chamando por você antes mesmo de você chegar em Botany. Você poderá avistá-las do avião – um longo cordão dourado nos dois lados do porto e cercado por mato e mares verdes. Ou o vídeo de boas vindas no avião poderá começar a gravar imagens famosas de Bondi na sua cabeça. Se for um surfista ou simplesmente adorar sol e mar, você mal poderá esperar para entrar nas ondas, sentindo o ar salgado ou aconchegar-se nas areias.

Não é nenhuma surpresa que elas estejam chamando por você. Sydney tem mais de 70 praias cristalinas, de baías desertas cercadas por matas e parques nacionais até faixas de areia de renome internacional. Além disso, é fácil chegar até elas do centro do porto de Sydney.

Se quiser começar pela mais famosa de todas, pegue o ônibus para Bondi Beach, onde surfistas, hippies, famílias e turistas locais e internacionais se encontram. Nade ou corra pelo quilômetro de areias douradas e enfrente as ondas em uma aula de surfe. Observe personalidades passarem pela calçada ou beba um coquetel ao pôr-do-sol acima das piscinas naturais de Icebergs.

Você pode acrescentar ondas e respingos salgados às suas vistas aquáticas na sinuosa caminhada de Bondi a Bronte. Esses penhascos de arenito esculpidos passam a ser o cenário da exposição Sculptures by the Sea, no final de outubro. Caminhe por eles até Tamarama (chamada de Glamarama pelos locais devido aos belos corpos que ela costuma atrair) e a mais familiar Bronte. Continuando pela costa, você encontrará a enseada para mergulho com tubo de respiração de Clovelly e Gordon’s Bay parecida com o Mediterrâneo, a calma Coogee repleta de mochileiros e Maroubra com suas ondas gigantescas.

Complete seu passeio pelas praias do leste de Sydney, com uma caminhada até Watsons Bay, a mais antiga vila de pescadores da Austrália na entrada sul do Porto de Sydney. Por si só, as vistas na dramática estrada à beira dos penhascos já valem a pena. Coma peixe e batata do mais famoso restaurante de frutos do mar de Sydney, desfrute do Tasman Sea em uma caminhada por entre faróis e The Gap, e nade em cavernas pequenas e desertas.

Quando estiver pronto para seguir em direção ao norte do porto, pegue uma balsa ou uma lancha para Manly e veja porque esse é um dos subúrbios preferidos de Sydney. Passeie pela mata nativa em uma caminhada de Mainly até a Slip Bridge e depois pedale até Fairy Bower. Nade nas praias oceânicas de surfe ou no porto tranquilo. Mergulhe com tubo de respiração na minúscula Shelly Beach e observe os lorikeets coloridos encherem os pinheiros Norfolk ao anoitecer. Manly também tem ótimas lojas e restaurantes que levam seu paladar em uma volta ao mundo.

Freshwater que possui o memorial do Duke Kahanamuco e Manly, São praias que pertence as reservas mundias do Surf. De Freshwater, vc pode fazer uma linda caminhada até Curl Curl e de Curl Curl existe um belíssima caminhada pela mata nativa até a estonteante Dee Why que possui uma grande faixa de areia até a maravilhosa vista de Long Reef com seu lindo campo de Golf e fundos de pedra naturais que alimentam a fauna e flora marinha e possui uma bancada que proporciona ondas perfeitas.

De Manly, os ônibus locais levam você para as praias do norte de Curl Curl, Dee Why, Narrabeen, Mona Vale, Newport e Avalon – todos famosos por seu estilo de vida relaxado e pelo surfe. Por fim, você chega a Palm Beach, uma longa e bela faixa de areia cercada por um campo de golfe, mata exuberante e dunas.

No lado Sul de Sydney se encontram as Praias de Bondi, Bronte, Tamarama, Coogee, Maroubra, Cronulla e no lado Norte as Praias de Manly, Freshwater, Curl Curl, Dee Why, Collaroy, Narrabeen, Mona Vale, Newport, Avalon e Palm Beach sem citar aqui outras mais que ficam escondidas entre as montanhas e penhascos, seguindo pela estradinha que nos leva a todas elas se estivermos sendo conduzidos por um taxi, carro particular ou qualquer outro tipo de transporte.  Onibus publico aqui nao tem muito acesso para algumas praias, tornando-as paradisiacas.

Muitas praias acabam nas águas do porto, mas a mais famosa delas é a bela Balmoral. Repleta de cafeterias e alguns restaurantes finos, Balmoral é um subúrbio moderno e panorâmico na costa norte com um bando residente de cacatuas galeritas.

Se estiver cansado das ondas, as piscinas naturais de água salgada de Sydney e áreas cercadas por redes são uma alternativa mais tranquila. Elas são perfeitas para diversão em família com crianças pequenas, para nadar com elas no colo ou apenas boiar contemplando o céu. Você encontrará algumas com ondas, outras em volta do porto e mais algumas com vistas milionárias da cidade.

"Você pode ver porque as praias de Sydney são sedutoras demais para resistir".

Galerias | Mais Galerias