#estudos #saúde #encontros 
Portugal

1ª Conferência Internacional de Medicina do Surf

Redacção DORS

A cidade de Sagres acolhe a 1ª Conferência Internacional de Medicina do Surf, de 8 a 10 de junho, organizada pela European Association of Surfing Doctors (EASD)

No decorrer dos trabalhos serão apresentados painéis com temas relacionados com a medicina desportiva ligada à modalidade do surf, nomeadamente a medicina desportiva, a ortopedia, a traumatologia, a oftalmologia e a dermatologia.

Para a abertura do programa, a organização escolheu a temática "Traumatologia, hipotermia e medicina selvagem" seguindo-se os painéis com temáticas como "Epidemiologia, etiologia, fisiopatologia e no diagnóstico de traumas em surfistas", "Traumatismo craniano e trauma da coluna cervical" "picadas e mordidas de animais marinhos: patologia e tratamento" entre outros.

No segundo dia de trabalhos o painel principal será “Sobrevivendo ao sol, trópicos e psicologia do surf” onde serão abordadas temas como “Doenças tropicais infecciosas e surfe”, “A orelha do surfista”, “Psicologia e neurobiologia do Surfe”, e “Projetos de saúde pública originados através do surf” entre outros.

Do programa consta ainda a realização de dois Workshops: "A medicina selvagem e primeiros socorros para surfistas" e "Encontrar a onda perfeita, aprender a ler o mapa meteorológico".

Segundo a organização, o desenrolar do “programa está dependente do comportamento do oceano. Surfamos quando as ondas estiverem boas e faremos os Workshops e as palestas pelo meio”.

Galerias | Mais Galerias