Fernando de Noronha - Brasil por Leticia Parada

Bodysurf com nadadeira de mergulho?

No episódio [16] #ElaNoMar você vai saber 5 motivos que explicam o porque não é eficiente praticar bodysurf com a nadadeira longa: biomecânica, furar onda, peso, potência e demanda energética x performance.

No passado, alguns bodysurfers gostavam de surfar com a nadadeira longa, aquela utilizada por mergulhadores autônomos, o que perdurou por algumas décadas. Até que buscando melhorar cada vez mais o deslize e a fluidez na onda, determinadas marcas começaram a inovar e investir na criação de pés de pato específicos para o bodysurf, como é o caso da brasileira Kpaloa.

Apesar disso, há ainda quem “caia” com a nadadeira longa, seja por preferência, hábito ou por desconhecer as desvantagens que esse equipamento promove. Mas no episódio semanal do canal de bodysurf do YouTube, o Ela No Mar​, você fica por dentro de 5 motivos que explicam o porque não é tão eficiente pegar onda com esse tipo de nadadeira. E caso já tenha experimentado surfar assim, é provável que ter sentido na prática pelo menos 1 desses 5 motivos.

O primeiro motivo diz respeito às diferenças na biomecânica do movimento com a nadadeira longa e com o pé de pato (no caso do vídeo, a Kpaloa Homem Peixe Flow). É nítido como os movimentos exigidos em cada um dos esportes, mergulho e bodysurf, são bem diferentes.

A segunda razão, muito importante por sinal, é sobre como se torna complicado furar as ondas estando com um equipamento tão longo, o que pode favorecer a ocorrência de uma lesão caso a onda venha a quebrar em cima do indivíduo.

Já o terceiro motivo versa sobre a perda na agilidade para deslocar-se, encontrar o posicionamento no pico e surfar. Isso porque a nadadeira de mergulho é bem mais pesada que o pé de pato do bodysurf.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, a quarta razão tem relação com a potência de pernadas, fator primordial para desempenhar no bodysurf, enquanto a quinta diz respeito ao custo energético envolvido nessa situação.

É válido ressaltar que de maneira alguma a mensagem desse conteúdo esteja direcionada para a impossibilidade de surfar com a nadadeira longa. Com tantas opções no mercado atual, o importante é você fazer a sua escolha pensando no pé de pato que te proporcionará mais conforto e desempenho no bodysurf.

Comentários

Notícias | Mais Notícias