Maranhão - Brasil por Gustavo Foerster​

Red Bull Rally dos Ventos 2017

Confira no vídeo e fotos um pouco do que foi o Red Bull Rally dos Ventos 2017.

Quando fui novamente convidado para essa prova, um frio bateu na barriga. O Red Bull Rally dos Ventos não é uma prova comum. Ela aconteceu em 2014 e chocou o cenário do kite mundial. Pela primeira vez um cenário único foi visto em uma prova, misturando velejo, corrida, estratégia e os atletas teriam que ter muita disposição pra finalizar essa prova.

Depois da primeira edição, ficou se um suspense no ar, por ter sido tão especial, será que iríamos ter outra prova como essa?

Em 2017 veio a resposta e a Associação Brasileira em parceria com a Red Bull Brasil lançaram novamente o desafio, mas ele ficou ainda mais difícil. Seria 40km pelo mar, largando da cidade de Atins no Maranhão, e seguindo até o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses. Lá, teríamos uma transição de 2km pela areia para encontras as famosas lagoas azuis e continuar a prova velejando e seguindo as bandeiras do trajeto.

Foi uma  prova muito dura, e com muito mais gente desistindo no caminho. Quem acelerou demais na parte do mar, sofreu nas Dunas e a estratégia de não usar quilhas favoreceu na parte de terra mas foi um fator de dificuldade na parte do mar. Enfim, não teve moleza em nenhuma parte do percurso!

Larguei bem logo atrás do Bi campeão da prova Alex Neto. Entramos no mar e a galera acelerou forte ! Sem quilhas, não consegui acompanhar a velocidade e optei por não capotar e fazer um velejo mais controlado. Deu certo e aos poucos estava colado nesse pelotão da frente.

Na transição percebi que alguns atletas cansaram e passaram a andar nas dunas. Eu fiz esse trajeto correndo e consegui passar algumas posições. Logo depois começaram as Lagoas e ai foi só alegria, vinha muito bem até que após passar por uma duna muito alta meu kite caiu violentamente me arrastando pela areia, lama e galhos. Levantei no susto e demorei um pouco a redecolar, mas consegui fazer a tempo de não perder nenhuma posição.

Deixo aqui meus parabéns ao Yuri atleta de Jeri que disputou comigo a prova inteira, eu passava, ele passava, num clima de disputa mas com muita camaradagem tb.

Minha meta era ser top 10, mas cheguei na 14ª posição e muito feliz com o resultado. Venci grandes nomes do esporte perdendo apenas pra o pelotão da elite, formado pelos tops do mundo no Freestyle e Kite Race.

Destaque para Alex Neto que foi bi-campeão mostrando que domina esse tipo de percurso. Carlos Mario, atual campeão do mundo também acelerou forte e só perdeu pra Neto nos instantes finais. Bruno do Piauí, Bruno Lobo do Maranhão foram outros que voaram baixo nas dunas e chegaram entre os top 5.

Confira no vídeo e fotos um pouco do que foi o Red Bull Rally dos Ventos 2017!


Aloha e até a próxima aventura!

Gustavo Foerster

Comentários

Notícias | Mais Notícias