Costa Rica por Lorena Montenegro / Moana Filmes

Agosto mágico!

Ronco do swell, as esquerdas da vida, as tardes de chuva com os amigos, o grito agudo das araras, o arrasto das iguanas no telhado, a paz das cachoeiras, o som inconfundível das baleias no fundo do mar, o verde do nosso quintal de selva, o sorriso Pura Vida dos locais.

Desde que filmei meu 1º documentário, sempre tive a vontade de voltar à Pavones e registrar o quão magico é esse lugar. Ao contrário da parte mais turística da Costa Rica, a distante Pavones permanence como um reduto dos mais aventureiros surfistas de diferentes partes do mundo, e não mudou quase nada desde a minha primeira surf trip, quando esta ganhou status de minha onda dos SONHOS. 

Quando o SWELL molda perfeitamente uma das ondas mais extensas do planeta, surfar a esperada ladeira da série que abre até suas pernas cansarem é desfrutar por cerca de um minuto a sensação que tanto buscamos em cada sessão de surf, às vezes frustrada por ondas curtas e rápidas demais para prolongar este sentimento. Pavones é um point break que exige um surfe de linha e uma leitura diferente, se você conseguir passar a 1ª sessão, se abre uma pista veloz e tão longa que é possível sentir a vibe boa dos outros surfistas pelo caminho, a parede d’água lambendo as quilhas a cada manobra, escutar o grito dos amigos vibrando da areia e saciar o vício de liberdade que todo surfista busca por mais de 1km!! Em um mês morando e filmando em Pavones, tive o privilégio de pegar 3 ondulações com tamanhos e intensidades diferentes, mas sempre com uma perfeição inconfundível!

Que onda, que lugar… e quantas pessoas incríveis cruzaram o nosso caminho neste agosto mágico em Pavones, abrindo portas para ajudar a produzir um documentário inspirador pela Moana Filmes com minha parceira de filmagens e aventuras, Michele Roth, que encara qualquer mar para fazer lindas imagens aquáticas. O resultado são cenários de encher os olhos e histórias de amor com a onda de Pavones que superaram todas as nossas expectativas de beleza e consciência ambiental para mostrar que paraísos como este devem permanecer intocados pela voraz sede do progresso desordenado. Por aqui, como sonho em ver na nossa já tão maltratada Amazônia, a natureza ainda tem prioridade para progredir! E é esta a magia de Pavones que, espero, mantenha este refúgio verde e azul protegido por muito tempo… 

Aquele abraço apertado e cheio de Pura Vida à todos que nos ajudaram a fazer deste um mês simplesmente inesquecível… Em breve, documentário novo da Moana Filmes no ar. 

 

Comentários

Notícias | Mais Notícias