por surftotal

Surfistas cubanos querem legalizar o Surf

Participação em eventos internacionais e nos Jogos Olímpicos na mira

O Surf em Cuba é ilegal. Bem, mais ou menos. Tecnicamente é isso que se passa. Eis o essencial a saber: Desde o seu aparecimento nas praias cubanas que a prática de Surf tem sido controversa (aos olhos do Governo). Em Cuba existe uma pequena mas muito unida comunidade de surfistas, cerca de 100, que, face ao embargo imposto pelos Estados Unidos dos últimos anos, se viram forçados a fazer as suas próprias pranchas de surf. 

Ora, alturas houve em que qualquer pedaço de madeira, de foam, câmara de ar de pneus, plástico ou qualquer outra matéria-prima que flutuasse serviria para fugir à fome e à opressão imposta pelo regime. O êxodo via aquática tornou-se tão regular que o Governo de Cuba chegou a banir a população das praias. 

Na mesma altura imaginem qual foi o pensamento geral quando uns quantos rapazes começaram a desenvolver as suas próprias pranchas de surf, nas garagens das suas casas, e lançaram-se a remar para o outside. Obviamente, seguindo o pensamento político da altura, as autoridades e o Governo Cubano assumiram que estes estavam a tentar fugir para o destino mais próximo, o El Dorado da Florida.

Por isso, nos últimos anos, há registo de vários surfistas detidos e pranchas de surf confiscadas. Veja-se, num país com tantos problemas e regras, fazer do surf algo legal nunca foi realmente uma questão... ou levado até em consideração. Até hoje. 

É que, atualmente, com as relações entre Cuba e os Estados Unidos a reatarem lentamente, a tensão também acalmou significativamente. A situação entre os surfistas e as autoridades é a melhor da última década e a comunidade quer agora aproveitar este momento para forçar de vez o reconhecimento do Surf no país. 

O fato do Surf não ser legitimamente reconhecido como um desporto está a barrar a sua evolução na ilha, onde se deseja captar mais jovens para a sua prática e também ter uma representação nas Olimpíadas de Tóquio 2020, apesar de todos os obstáculos conhecidos que jogam contra.

É nesse sentido que uma petição online está a ser levada a cabo e visa mudar o paradigma atual. Vamos ajudar a comunidade local a ser bem sucedida, basta aceder aqui: http://www.SurfLibre.org

Fonte:https://vimeo.com/219016415

Comentários

Notícias | Mais Notícias