#competição #surf 
Torres - Rio Grande do Sul - Brasil

Guarita Eco Festival de Surf 2020 agita Torres

Gabriel de Mello

Guarita Eco Festival de Surf reunirá elite do Surf em Torres. Primeira etapa do Circuito Estadual será realizada em 11 e 12/01 na Praia da Guarita.

Vem aí o Guarita Eco Festival de Surf, reunindo a elite do Surf Amador do Rio Grande do Sul na mais bela praia

do estado, Torres, nos dias 11 e 12 de janeiro. A Prefeitura Municipal de Torres, em parceria com a Liga Rio

Grandense de Surf (LRS), realizará a primeira etapa do chamado Circuito de Verão, válida como primeira etapa do Gaúcho de Surf.

O mais tradicional “pico” do Surf no Rio Grande do Sul, a praia da Guarita, será palco da disputa dos atletas divididos em oito categorias, em busca da premiação formada por 5 pranchas, kits e muitos brindes dos envolvidos no evento. A LRS optou neste ano por reduzir o número de categorias ofertadas, com o objetivo de proporcionar uma competição mais dinâmica e interessante para os participantes.

O Circuito de Verão tem a previsão de cinco etapas em Torres, e após realizadas todas as competições, os campeões do circuito serão reconhecidos e premiados em uma grande festa. Os pontos dos eventos também contarão para o circuito Gaúcho de Surf.

Para participar é preciso garantir uma das vagas. O valor de inscrição nas categorias Open, Iniciantes, Mirim, Júnior, Master, Feminino e Local é de R$ 80,00 (por categoria disputada). Os participantes da categoria Petiz têm inscrição gratuita, e terão sua disputa em uma bateria única de apresentação, em que todos os participantes recebem o reconhecimento de campeão e terão como prêmio uma medalha. As vagas em TODAS as categorias são limitadas. A oferta de qualquer categoria pode ser alterada sem aviso prévio, conforme a procura dos participantes, e decisão dos organizadores. 

Processo de Inscrição:

Os atletas deverão realizar um depósito bancário no valor das categorias que planejam disputar, diretamente em conta do banco Itaú (Conta corrente 68647-2 da Agência 0328) em nome do Tour Manager da LRS, Jéferson Engel Rabassa (CPF 607.362.320-87). Após, é preciso enviar o comprovante através do WhatsApp 51 99685817 para validar.

Cronograma e chave de baterias

O Cronograma e chave de baterias será divulgado no site da Liga Rio-Grandense de Surf ainda na quinta-feira (09/01). Quem não realizar o processo de inscrição não terá reserva de vagas. Se ao final da quinta-feira ainda restarem vagas em alguma das categorias, as mesmas poderão ser preenchidas até o início da bateria que restar vaga, mediante o pagamento da taxa de inscrição. Em caso de desistência até às 18h da quinta-feira (09) terão os valores ressarcidos. Após esse horário não haverá ressarcimento. Atletas com débitos de etapas anteriores não poderão participar sem realizarem a quitação dos mesmos.

Entenda as faixas etárias de cada categoria

Open não tem limite mínimo ou máximo de idade, e terá ao todo 48 vagas ofertadas.

Júnior é destinada para atletas nascidos a partir de 01 de janeiro de 2002, e terá a oferta de 16 vagas.

Mirim recebe atletas nascidos a partir de 01 de janeiro de 2004, e terá ao todo 16 vagas.

Iniciantes é para surfistas nascidos a partir de 01 de janeiro de 2006, e terá 16 vagas.

Máster recebe atletas nascidos até 31 de dezembro de 1984, e tem ao todo 16 vagas.

Local reúne surfistas das praias da região sul de Torres, a partir da Praia da Cal e Guarita. Não há limite de idade, mas será respeitado o número máximo de até 16 vagas. Essa categoria levará o nome do surfista Uilson Brocca In memoriam. 

Feminino não há limite de idade, apenas o limite de 16 vagas.

Petiz recebe até 16 surfistas nascidos a partir de 01 de janeiro de 2010.

Conforto para os participantes

A ULBRA, através de seus cursos da área da Saúde, terá uma tenda para realizar o apoio com orientação e auxílio de Fisioterapia e massagem aos participantes do evento. O espaço será aberto ao público.

O Guarita Eco Festival de Surf tem como patrocinadores a TrenchTown Surfboards; Planeta Surf; De Lucca Surf Skate Shop; Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora. Os apoios são da Especially Pizzaria; CeluService; ULBRA; Surfeeling; Yázigi; Infinity Imobiliária; Licenciar Consultoria Ambiental; Tony Ferraz Surfboards; Projeto Praia Limpa; Oyo Portal Hotel; Da Rocha Laboratórios; Al Capone Container Beer Park; e Restaurante Girardi. Conta ainda com a colaboração da Associação dos Surfistas de Torres (AST) e da FGSurf. A Supervisão Técnica é da AGA. A realização é uma parceria da Prefeitura Municipal de Torres e Liga Rio-Grandense de Surf (LRS). 

Show Nacional com a Banda Maneva

A Prefeitura de Torres traz ainda o show nacional com a Banca Maneva, que será realizado no sábado (11), no Anfiteatro do Parque Estadual José Lutzenberger – Parque da Guarita. Trata-se da primeira edição do Guarita Eco Festival – Na Onda da Preservação. A banda Maneva é considerada principal expoente do Reggae nacional atualmente. O show será às 19h e é gratuito.

O Guarita Eco Festival tem como objetivo promover o Parque da Guarita e o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. O evento incentivará a paz, o turismo sustentável e a educação ambiental, oportunizando ao público, atrações educacionais de caráter ecológico durante o dia inteiro, e shows à noite.

O desafio do Eco Festival será realizar a coleta de todos resíduos gerados no evento, que serão coletados pela Cooperativa de Reciclagem de Torres (CORBIM), que beneficiará 30 famílias que dependem desta atividade pra seu sustento. 

O evento é uma iniciativa em parceria entre a Secretaria de Turismo, Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e Projeto Praia Limpa Torres, que desde 2013 realiza ações que visam proteger e preservar as praias de Torres sem o impacto do lixo. 

Para abrilhantar ainda mais a noite, a abertura fica por conta da banda torrense Aruêra, que traz o show de celebração de 20 anos da banda, uma das maiores representações artísticas da história do município, e que possui em seu cerne, a capacidade de promover a conscientização ambiental e contemplação das belezas naturais de Torres.

Já a banda paulista Maneva possui quase quinze anos de estrada e mais de 500 milhões de visualizações no YouTube, firmando-se como grande expoente da nova geração do reggae brasileiro. Entre seus grandes sucessos estão “Seja Para Mim”, “O Destino Não Quis” e “Saudades da Tempo”.

Comentários

Galerias | Mais Galerias