#competição #comunidade #bodysurf 
Fortaleza - Ceará - Brasil por Lívia Marques

WBS Brazil acontece em Fortaleza

De acordo com a Lei Municipal n° 10826, de 27 de Novembro de 2018, o mês de agosto foi oficializado como o mês do esporte na praia.

Previsão Surfguru para Fortaleza - CE 

Entre os dias 23 de agosto a 08 de setembro, no Aterro da Praia de Iracema, será realizado o WORLD BEACH SPORTS – WBS Brazil, um multi evento esportivo que tem a finalidade de difundir a cidade de Fortaleza como a capital mundial de esportes na praia.

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva na praia e promover uma melhoria na saúde e na qualidade de vida da população, o WBS Brazil congregará mais de trinta modalidades esportivas e reunirá atletas profissionais e amadores. Serão milhares de atletas regionais, nacionais e internacionais que estarão em Fortaleza durante o evento.

As modalidades estão distribuídas entre pista, tatame, areia e mar. Entre elas estão: ciclismo, beach tennis, beach soccer, frescobol, basquete 3x3, flag football, futevôlei, slackline, vôlei de praia, caiaque, canoa havaiana, kitesurf, stand up paddle e muito mais. Entre as mais novas modalidades no evento estão o bodysurf, o flag football, rugby e o aikido.

Como parte da programação do WBS Brazil, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, acontecerá o WBS Fight, um encontro que reunirá diversas modalidades de lutas como: boxe, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, kung fu, muay thai, taekwondo e wrestling. No espaço destinado às artes maciais, serão exibidas amostras de apresentações de cada uma das modalidades presentes.

Nessa mesma data, nas areia do Aterro, estará acontecendo, simultaneamente, o CrossBeach Brazil Experience. O já tradicional CrossBeach Brasil também fará parte do WBS e reunirá competidores de diversos boxes de CrissFit de vários estados do Brasil. Com provas para testar a força, resistência e habilidades de seus atletas, os competidores se dividirão entre as categorias: Iniciante, Scaled, Intermediário e Amador.

Também em sua programação, entre os dias 29, 30, 31 de agosto e 01 de setembro acontecerá o Fitness Experience, um encontro com diversas academias de Fortaleza, que irão oferecer, aos participantes do evento, aulas de diversas modalidades esportivas. O intuito é estimular a população na busca pela prática de atividades físicas periódicas.

No dia 31 de agosto será realizado o 3° Pedal no Limite – Fleixeiras, com concentração, ás 18h, na Crasa, saindo em direção ao Aterro da Praia de Iracema. De lá, às 20h, a equipe de ciclista seguirá rumo à Flexeiras, litoral oeste do Estado, completando, assim, os 145km de prova. O Pedal no Limite contará com o apoio de ambulâncias, batedores, carros de apoio e motosocorristas.

Ainda como parte da sua programação World Beach Sports contará com a realização de palestras direcionadas à prática esportiva, saúde e qualidade de vida. As palestras fazem parte do I Seminário Internacional, cuja estrutura busca, em sua primeira edição, apresentar, com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos), assuntos relacionados à determinadas áreas do conhecimento. Por este motivo, o Seminário convida a todos para um promissor diálogo entre estudantes, sociedade civil, profissionais e autoridades das mais diversas áreas da Nutrição, Educação Física, Gestão Esportiva e de Lazer, Psicologia, Direito, Medicina, Procuradoria Geral da República, Secretários de Governo, Políticos, Atletas, Militares e Empresários.

O Seminário Internacional acontece nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, dias em que são comemorados o dia do Nutricionista e do Profissional de Educação, respectivamente. Nesses dois dias a programação terá início às 8h da manhã e se estenderá até o final da tarde. A programação completa do Seminário e as inscrições já estão sendo realizadas no site.

Uma novidade exclusiva do WBS Brasil será a Batalha de Iracema, uma corrida de obstáculos inovadora no Ceará, criada exclusivamente para compor as modalidades do evento. A corrida de obstáculos, baseado na modalidade “Obstacle Course Racing (OCR)”, será realizada em Fortaleza, no dia 7 de setembro, às 16h. A competição terá seus obstáculos dispostos na areia, em um percurso de aproximadamente 4 km (ida e volta), tendo início na estátua da Iracema Guardiã e todo o percurso será para uso exclusivo dos Guerreiros de Iracema.

Os obstáculos escolhidos para essa competição são genuinamente cearenses e fazem homenagens à personalidades, ícones e animais do Ceará. Esses obstáculos serão batizados com nomes de personagens que remetem a história da nossa terra. Dragão do Mar, Bode Ioiô, Soldadinho do Cariri são algumas dessas personalidades cearenses que serão homenageadas. Dias antes da competição, alguns desses obstáculos estarão dispostos no pavilhão do Aterro da Praia de Iracema para apreciação e experimentação da sociedade. Em seguida, os obstáculos seguirão para o local de execução da prova.

Ainda como parte de sua programação, outras atrações como os Jogo Jurídicos, MalokaBra e Esportes de Aventura fazem parte dos WBS Brazil. Nos dias 03 a 08 de setembro acontecerá a Feira Esportiva e Gastronômica, com apresentações e exposições sobre os diversos segmentos do turismo esportivo.

No último dia do evento, 08 de setembro, às 7h30, as pessoas poderão participar do Conheça Fortaleza – Rota Turística Pedal Experience. O passeio ciclístico, aberto ao público (com inscrições em nosso site), percorrerá os principais pontos turísticos de Fortaleza, incluindo a Catedral, o Centro Dragão do Mar e a Beira Mar.

Além do incentivo à prática esportiva, o WBS Brazil também assume o compromisso de incentivo às práticas ambientais. Pensando nisso, o WBS Brazil, em parceria com os Grupos de Escoteiros 01CE, 33CE, 35CE e 46CE, realizará o evento “Mar nossa Sobrevivência”, com palestras, debates, rodas de conversas, exposições e oficinas. A exposição ocorrerá de 29 de agosto a 1° de setembro e tem como objetivo principal, conscientizar para a importância ecológica, econômica, política e sociocultural do mar para a sobrevivência humana.

Durante a exposição serão apresentadas práticas saudáveis de convivência com o meio ambiente, em especial na área litorânea. O intuito é sensibilizar as pessoas a mudarem a forma de utilização de produtos descartáveis; fazer corretamente o descarte do lixo; informar e conscientizar os visitantes sobre a poluição marítima provocada principalmente pelo plástico nos oceanos.

O WBS Brazil também está recrutando equipes de voluntários para participarem do evento. As inscrições estão sendo realizadas no site.

SERVIÇO:

DATA: 23 de agosto a 08 de setembro

LOCAL: Aterro da Praia de Iracema

CONTATO: @wbsbrasil

SITE: www.wbsbrazil.team

Comentários

Galerias | Mais Galerias