#meio ambiente 
Oahu Costa Oeste - Hawaii - Estados Unidos por Ryan Prior, CNN

Tubarão Morde Prancha no Hawaii

Surfista sai ileso após tubarão morder o bico de sua prancha e arrancar um pedaço

No final da tarde de domingo, Max Keliikipi estava voltando do trabalho para casa quando viu as ondas em Makaha Beach, em Oahu, no Hawaii. O garoto de 16 anos pegou sua prancha e remou pra fora, como faz quase todos os dias neste verão.

A cerca de 100 metros da costa, ele viu algo saindo da água, mas "misturando-se ao recife", disse ele à CNN. Keliikipi pensou que era uma tartaruga no início, mas logo percebeu que era um tubarão.

Então ele sentou-se com os pés sobre a prancha, sem deixar as pernas balançar abaixo da superfície, para não ser uma presa fácil para o predador aquático. O tubarão veio direto para ele, primeiro batendo em sua prancha de surfe.

"Ele mordeu um grande pedaço da minha prancha." ele disse. "Se meus pés estivessem um pouco mais acima, ele teria mordido meus dedos."

Keliikipi começou a nadar de volta à praia. "Foi lutar ou fugir. Eu escolhi a fuga."


Max Keliikipi e a prancha mordida pelo tubarão

Destemido, ele planeja continuar surfando

Comparando o comprimento do tubarão com sua prancha de 6 pés, Keliikipi calculou que o tubarão tinha entre 7 e 10 pés de comprimento. No começo, ele pensou que era um galha preta, mas seus amigos salva-vidas disseram que provavelmente era um tubarão-tigre, ele disse.

Sinais foram afixados na praia para avisar os banhistas sobre a recente presença de tubarões em águas rasas.

Ele diz que conhece algo entre 10 a 20 surfistas que foram atacados por tubarões. "Não é comum, mas também não é incomum", disse ele.

Keliikipi não planeja desistir do surfe, mas o ataque o inspirou a ser mais atento às futuras aventuras marítimas. Se você for surfar, ele diz para "ir com alguém que conhece bem a área". E não entre em pânico. "Isso é o que mata as pessoas."

Mas não deixe o medo te manter na praia para sempre. "Eu não quero entrar", ele disse. "É assim que os tubarões ganham".

Fonte: CNN

Comentários

Galerias | Mais Galerias