#comunidade #cultura #bodysurf 
Fernando de Noronha - Brasil por Letícia Parada

Por que usar Handboard?

Uma dúvida muita frequente que ocorre naqueles que estão iniciando no bodysurf, diz respeito a handboard, também conhecida como handplane ou pranchinha de mão.

Para que serve este equipamento? Quais os benefícios decorrentes de seu uso? Por que utilizar uma pequena prancha nas mãos se o surfe é com o corpo? São essas e muitas outras perguntas que circundam esse tema.

Pois bem, há quem defenda que ao praticar o bodysurf com a handboard você não está praticando mais o bodysurf, mas sim o handsurf. Isso porque a performance é alterada nitidamente ao pegar as ondas com a handboard. Em outras palavras, ao utilizar a handboard o praticante ganha mais velocidade, sente mais facilidade na entrada na onda e também no momento de executar manobras.

Entretanto, é preciso considerar o peso, o tamanho, o formato e a matéria-prima da handboard que você tem ou está pensando em adquirir. Isso porque todos esses fatores influenciam muito na natação, ou seja, enquanto estiver “buscando” as ondas, bem como quando for furar a onda, entrar, fluir ou sair da mesma.

Então se houver a intenção de adquirir uma handboard, considere os tipos de ondas que provavelmente serão surfadas com ela, possíveis tamanhos de ondas, pois imagine entrar num “mar pesado” com uma handboard muito pesada? Se você não possuir experiência suficiente, provavelmente irá se sentir cansado ou até mesmo se lesionar.

Além destes aspectos, detalhes mais específicos na parte inferior da handboard, assim como no bico ou rabeta, podem impactar positivamente (e negativamente também) no desempenho do praticante. Portanto, fique ligado e converse com um shaper experiente sobre esse assunto!

Veja o 13º episódio do canal de bodysurf Ela No Mar para conhecer mais sobre um determinado tipo de handboard

Comentários

Galerias | Mais Galerias