#meio ambiente #comunidade #educação #picos #cultura 
Ubatuba - São Paulo - Brasil por Marília Abdo Palhares

6ª Semana do Meio Ambiente de Ubatuba

Está rolando a 6ª Semana do Mar de Ubatuba - SP, cujo objetivo é sensibilizar e proporcionar momentos de interação voltados à conservação ambiental, para dialogar sobre questões atuais, como a pesca, as mudanças climáticas e o lixo nos oceanos.

De 01 a 08 de junho, Ubatuba - SP, tem programação especial dos dias mundiais do Meio Ambiente (05/06) e dos Oceanos (08/06)

Nesta terça feira, dia 04/06, Bárbara Sapunar apresenta  “O Poder Transformador do Coletivo”. Bárbara é formada em Business Administration and Management e possui mais de 20 anos de experiência em Marketing e Comunicação e atualmente se desempenha como Head de Criação Compartilhado na Nestlé.

As palestras são gratuitas, abertas ao público, com entrada pelo auditório do Aquário de Ubatuba, ao lado do Aquabar.

Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta convidam a todos para participar da 6ª Semana do Mar, entre os dias 01 e 08 de junho de 2019. O objetivo é sensibilizar e proporcionar momentos de interação voltados à conservação ambiental, para dialogar sobre questões atuais, como a pesca, as mudanças climáticas e o lixo nos oceanos. As atividades acontecem no Tamar e no Aquário de Ubatuba.

O Projeto Tamar, um dos realizadores do evento, irá sediar no Centro de Visitantes uma série de atividades da 6ª Semana do Mar envolvendo moradores, estudantes e público em geral.

“Além de chamar a atenção para as importantes questões ambientais que serão destacadas ao longo da semana, é também uma oportunidade de partilhar resultados obtidos ao longo de 39 anos de atuação”, diz a coordenadora regional do Projeto no estado de São Paulo, Berenice Gomes. Em breve o Tamar deve atingir a marca de 40 milhões de tartarugas marinhas protegidas ao longo do litoral brasileiro, graças ao apoio dos pescadores e suas famílias, estudantes, turistas, artistas e parceiros como a Petrobras, patrocinadora do Projeto desde 1982.

Confira a programação do evento:

Programação no Centro de Visitantes do Projeto Tamar

No sábado, dia 01/06, a partir das 20h00, é a abertura da 6ª Semana do Mar com a apresentação do Grupo Concertada - reconhecido por sua descontração e variedade de repertório, traz músicas regionais de diversas origens do país, além de clássicos da MPB.

Dia 02/06, às 16h00, o “Circuito de Vídeos Semana do Mar” inicia exibições com o remake do filme “Ilha das Flores”. A programação do circuito segue durante a semana, com exibições no decorrer dos dias, no Projeto Tamar e também no Aquário de Ubatuba.

Dia 03/06,

10h00 às 18h00: Atividades de arte-educação e jogos pedagógicos

10h00 e 15h00, apresentação do grupo “Das Dores Circo Teatro”, com o espetáculo “La Bamba”, obra que trabalha a linguagem não-verbal e universal de uma dupla de palhaços acrobatas e malabaristas, tratando a temática da poluição das águas e do meio ambiente.

Dia 04/06, 10h00 às 18h00: Atividades de arte-educação e jogos pedagógicos

Dia 05/06, das 10h00 às 12h00 acontece a “Capacitação em Educação Ambiental para conservação dos mares e oceanos”, também com a participação do Projeto Albatroz. A atividade é direcionada a educadores formais e não formais, com apoio do material da Rede Biomar (rede composta pelos projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Projetos Albatroz, Coral Vivo, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar). A atividade será realizada com inscrição prévia no Projeto Tamar através dos contatos apresentados no final deste release.

Dia 06/06, educadores ambientais do Instituto Argonauta, Tamar e Aquário de Ubatuba vão realizar o 4º Encontro Jovem Transformar para cerca de 60 participantes, entre jovens das escolas e instituições locais, reunidos para dialogar e refletir sobre o papel da juventude nas questões ambientais.

Programação no Aquário de Ubatuba

Dia 03/06,

10h00 às 18h00: Atividades de arte-educação e jogos pedagógicos

19h30: acontece a Roda de Diálogo “Plástico nos Oceanos”, com participação de João Malavolta | Ecosurf e de Beth | Instituto Pólis.

Dia 04/06

10h00 às 18h00: Atividades de arte-educação e jogos pedagógicos

19h30: painel com o tema “O Poder transformador do Coletivo”, com a presença de Barbara Sapunar | Nestlé, compartilhando sobre as experiências de práticas inovadoras das marcas.

Dia 05/06, às 19h30, Lara Iwanicki da ong Oceana, ministra a palestra “Papel da Gestão Pesqueira para a Conservação Marinha”.

Dia 06/06, às 19h30, apresentação do case “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica”, com Clayton Lino, compartilhando fatos sobre o conjunto de porções de ecossistemas terrestres de remanescentes de Mata Atlântica, demarcados pelo programa O Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) da UNESCO.

Dia 07/06, às 19h30, o ambientalista Fábio Feldman, autor da lei federal que instituiu a “Política Nacional de Educação Ambiental” em todo o território brasileiro , realiza palestra sobre as “Mudanças Climáticas”.

Diariamente: “Circuito de Vídeos Semana do Mar”

ENCERRAMENTO DA 6ª SEMANA DO MAR, NA PRAÇA DA BALEIA, NO AQUARIO DE UBATUBA E NO PROJETO TAMAR

Durante o sábado, dia 08/06, o encerramento da 6ª Semana do Mar começa às 9h00, com mutirão de limpeza de praia da orla do Itaguá e a presença dos jovens do “Encontro Jovem Transformar” e alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba, com exposição de estandes apresentando as atividades de instituições parceiras.

Os artistas da Mosaiky/ZOO Urbano estarão finalizando, ao ar livre e em tempo real, a maior obra feita com canudos plásticos, quebrando o atual recorde mundial.

Às 12h00, uma tartaruga marinha reabilitada retornará ao mar, em frente à praça da Baleia.

Às 16h00, no Aquário de Ubatuba, acontece o “Bate Papo com a Liga das Mulheres pelos Oceanos”. A Liga é um movimento de mulheres que lutam pela conservação dos oceanos com o objetivo de potencializar ações desenvolvidas por mulheres que dedicam seu trabalho em prol do ecossistema marinho. Em seguida, começa o “Mar de Letras”, lançamento de livros com sessão de autógrafos, com as autoras Marina Klink e Bárbara Veiga, e os autores Clayton Lino e Fábio Feldmann.

Às 20h00, no espaço cultural do Projeto Tamar, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, será realizada a apresentação musical de “João Suplicy e Trio”, para fechar lindamente a 6ª Semana do Mar.

Sobre as instituições que realizam a 6ª Semana do Mar:

PROJETO TAMAR

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-Tamar executa a maior parte das ações descritas no PAN - Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga- cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

Visite - www.tamar.org.br

Projeto Tamar Ubatuba | Rua Antonio Athanásio da Silva, 273

Telefone: (12) 3832 6202

Loja do Projeto Tamar | Rua Guarani, 835

AQUÁRIO DE UBATUBA

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelosprojetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores. O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP.

O telefone para contato é (12) 3834-1382.

aquariodeubatuba.com.br | facebook.com/aquaubatuba |

Instagram: @aquariodeubatubaoficial

INSTITUTO ARGONAUTA

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba. O Instituto Argonauta mantém o CRETA – Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos, localizado no Pereque-açu em Ubatuba, que é um CETAS para atendimento de animais aquáticos debilitados encontrados na região, desenvolve projetos com a temática do lixo no mar e resíduos sólidos, e ações de educação ambiental, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo.

O telefone para contato é 12 38335789

institutoargonauta@uol.com.br

www.institutoargonauta.org

Comentários

Galerias | Mais Galerias