#competição #longboard 
Ubatuba - São Paulo - Brasil por Nancy Geringer

Monique Pontes faz pódio no Brasileiro em Ubatuba

Aos 32 anos, local da praia do Itararé, em São Vicente, garante terceira colocação na etapa encerrada no último domingo em Itamambuca, Ubatuba (SP).

O fim de semana foi de fortes emoções para a longboarder Monique Pontes, 32 anos, local da praia do Itararé, em São Vicente. Numa final super disputada, Pontes assegurou a terceira colocação da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf Feminino, encerrado em ondas de 1,5 metro na praia de Itamambuca, e vencido pela carioca Ayllar Cinti com a paranaense Thiara Mandelli (defensora do título e bicampeã do evento) em segundo. Na quarta posição chegou Mainá Thompson, também do Rio de Janeiro.

O forte swell que atingiu a costa gerou grandes ondas e mar pesado durante toda a competição -  iniciada na sexta-feira passada. “O mar estava realmente grande e muito mexido, tanto é que a primeira fase do longboard rolou apenas no sábado”.

“Na final a gente não conseguiu entrar pelo canto das pedras (ao lado direito da praia), porque a ondulação de Leste nos jogava de encontro às rochas. Precisamos varar a arrebentação no meio da praia. Era uma verdadeira máquina de lavar, com muita correnteza. Foi legal e o quesito sorte também fez a diferença. Pra mim valeu muito a experiência de ter caído em um mar tão desafiador”, destaca a surfista.

Quarta colocada no ano passado na competição, Pontes saiu da praia feliz com resultado. “Foi mais um degrau. E como serão três etapas ao ano, o jogo ainda está aberto. De qualquer forma foi uma vitória, porque minhas adversárias têm títulos de campeã brasileira e regional. Agora é melhorar nas próximas duas etapas e subir ainda mais no ranking”, diz a surfista. 

Segundo a atleta, agora a ideia é focar nos treinos dentro e fora d’água para em agosto voltar com as etapas da World Surf League. “Minha ideia agora é focar o treinamento visando as provas do mundial”, destaca.

Uma das atletas da série Serenas, exibida pelo canal pago Woohoo, Monique vem embalada por bons resultados. Fez dobradinha na prova de abertura do Brasileiro, realizado no Ceará, e venceu no início de maio o evento regional Píer Classic, realizado em Mongaguá, além de ter viajado à Austrália no início do ano. 

O campeonato em Ubatuba reuniu cerca de 150 atletas de oito estados e tem ainda duas etapas a serem realizadas: 9 a 11 de agosto, 18 a 20 de outubro. Idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas, o Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba é resultado de convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Resultado Longboard

1- Aylar Cinti

2- Thiara Mandelli

3- Monique Pontes

4- Maina Thompson

Comentários

Galerias | Mais Galerias