#competição #meio ambiente #comunidade #educação #cultura #surf 
Santa Catarina - Brasil por Swell eventos

Combate ao uso de descartáveis nos eventos de surfe

A SWELL EVENTOS é uma tradicional empresa que atua na promoção e produção de eventos de surfe pelo Brasil, com mais de 25 anos de atuação. Conta com uma equipe multidisciplinar experiente em todas as áreas que determinam o sucesso de um evento.

Com o aumento da consciência ambiental da sociedade e com o envolvimento com a marca Oceano Surfwear (empresa com grande responsabilidade socioambiental) no Circuito Surf Talentos (focado na contribuição para a formação esportiva e cidadã da nova geração), a Swell Eventos optou por trazer para dentro da equipe no início de 2018 um Gestor Ambiental, com envolvimento no mundo do surfe.

O Profissional responsável pelo Setor Ambiental da Swell Eventos implantou um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nos eventos, iniciando pelo Circuito Surf Talentos Oceano (pioneiro), por ser mais fácil por possuir o apoio do Projeto Keep The Ocean Blue.

O processo de Melhoria Contínua do SGA foi embasado na metodologia do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), e com o passar de cada evento, o SGA ia se aperfeiçoando. Dentro deste processo de melhoria, notou-se que era fundamental gerir o uso dos descartáveis utilizados nos eventos, reduzindo assim o uso de matéria prima, os custos financeiros e a geração de resíduos sólidos, além de potencializar a educação socioambiental da população e fortalecer a Responsabilidade Socioambiental da Swell Eventos.

Desta maneira, foi repensado o Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Os dois pontos de maior geração de resíduos foram identificados como sendo as marmitas do Staff e o uso de copos descartáveis por todo o público. Para as marmitas, criou-se o sistema de revezamento de almoços nos restaurantes parceiros, e em relação ao uso de copos descartáveis criou-se uma parceria com a empresa MEU COPO ECO, que funciona por meio do“Conceito Caução”.

O que é o Conceito Caução? O Conceito Caução é a chave para incentivar a logística reversa de materiais e garantir a eliminação de 100% dos copos descartáveis em eventos, além de promover o consumo consciente. Como ele funciona? Para ter um copo é necessário deixar um valor caução. O usuário tem a escolha de em qualquer momento devolver o copo e recuperar o valor depositado, ou simplesmente ficar com ele, se quiser.

Conforme o Presidente da Swell Eventos Fred Leite: “o envolvimento da Swell Eventos com a empresa MEU COPO ECO já vem de anos. O primeiro evento de surfe com o Copo Eco® em Santa Catarina foi realizado pela Swell Eventos, porém, como não possuíamos alguém responsável pela Gestão Ambiental dos eventos, acabávamos não a implantando com maestria. Atualmente, eu enxergo a necessidade de darmos o exemplo para a sociedade, reduzindo o uso de descartáveis, deixando menos plástico irem parar nos oceanos, por isso optei por formalizar esta parceria em todos os nossos Circuitos de surfe daqui para frente”.

O primeiro evento que teve a nova parceria de 2019 instituída foi a primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2019, em São Francisco do Sul (fevereiro), e em seguida foi utilizado na primeira etapa do Circuito ADS (Adriano de Souza), em abril, no mesmo município. O mesmo sistema será utilizado em todos os eventos com o envolvimento da Swell Eventos em 2019 e 2020, tais como:

  • Todas as etapas do Circuito Surf Talentos Oceano;
  • Todas as etapas do Circuito The Legends Vida Marinha;
  • Todas as etapas do Circuito SC SURF PRO 2019;
  • Todas as etapas do Circuito ADS;
  • Todas as etapas do Circuito Rip Courl Grom Search;
  • Mormaii Big Wave;
  • Dentre outros.

            Os próximos eventos com o uso do Meu Copo Eco são:

  • Laguna, dias 25 e 26 de maio: Primeira etapa do Circuito The Legends Vida Marinha 2019;
  • Itajaí, dias 01 e 02 de junho: segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano;
  • Sul do Estado, dias 08 e 09 de junho: segunda etapa do Circuito ADS.

Conforme o Biólogo Reinaldo Langer Jaeger, Gestor Ambiental da Swell Eventos, “a metodologia de trabalho da empresa MEU COPO ECO é a melhor opção para se gerir o uso de copos descartáveis nos eventos, com o melhor custo-benefício. Reduzimos despesas, matéria-prima e geração de resíduos, além de contribuirmos com a conscientização socioambiental de todos os envolvidos. Indico a todos, sem sombra de dúvida. O atendimento da empresa é excepcional, proporcionando toda a orientação necessária para a gestão destes copos. Eles oferecem diversas opções de trabalho, e com certeza alguma delas irá se encaixar com a sua necessidade”.

Durante o evento WQS Feminino SÃO CHICO ECOFESTIVAL (evento também produzido e promovido pela Swell Eventos, em parceria com a Surfista Marina Werneck), realizado no final do ano de 2018, João Malavolta (Fundador do Instituto ECOSURF) falou que, pelo que viu no evento, Santa Catarina está de parabéns pela preocupação e gestão socioambiental, destacando-se no cenário nacional neste quesito. Neste evento também foram utilizados os serviços da empresa MEU COPO ECO.

Conforme os informativos da empresa: “A Meu Copo Eco é uma empresa de impacto social e ambiental e tem como missão substituir os descartáveis, criando uma nova cultura de consumo, acessível a todos. Esta solução atende eventos de larga escala, em todo o território Brasileiro. Em 7 anos de atuação já são mais de 5 milhões de usuários em todo o Brasil que aderiram ao conceito dos copos reutilizáveis, evitando a cada ano que bilhões de copos descartáveis acabem na natureza.”. A empresa divulga algumas informações chocantes, porém muito importantes para conscientizar a população. Veja algumas delas:

  • 35% de todo o plástico que consumimos é utilizado por no máximo 20 minutos;
  • No Brasil 720 milhões de copos descartáveis vão para o lixo todos os dias;
  • De todo o plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado;
  • No Brasil, apenas 3% é reciclado;
  • Um copo descartável pode levar até 400 anos para se decompor. Após esse tempo ele se torna um microplástico que não se degrada. Não há estimativa de quanto tempo o microplástico pode permanecer na natureza;
  • 100 mil animais marinhos são mortos por causa do plástico todos os anos;
  • Em 2050 haverá mais plástico do que vida marinha nos oceanos;
  • Copos reutilizáveis representam no mínimo 25 vezes menos impacto no meio ambiente do que todas as opções de copos descartáveis, mesmo que biodegradáveis, presentes no mercado;
  • Com a Meu Copo Eco no seu evento é possível reduzir em até 80% a produção de resíduos.

Não perca tempo! Entre em contato agora mesmo com a empresa MEU COPO ECO e “seja a mudança que você quer ver no mundo”! #AMudançaNasSuasMãos!

SITE: www.meucopoeco.com.br/site/

FACEBOOK: www.facebook.com/meucopoeco

INSTAGRAM: @meucopoeco

Comentários

Galerias | Mais Galerias