#competição #surf 
Laguna - Santa Catarina - Brasil por João Lopes

Cigana estreia valendo pontos para o Fecasurf SCQS

Pela primeira vez a praia da Cigana recebeu uma etapa valendo pontos para o circuito estadual de surf amador. O Maresia Sul Catarinense de Surf 2019 rolou durante no feriado de Páscoa, e contou com ondas excelentes nos dois dias de competição.

A decisão tomada pela Fecasurf, juntamente com a organização do evento em antecipar para sexta-feira, 19 de abril, o primeiro dia do Maresia Sul Catarinense de Surf se mostrou acertada. As ondas com séries de 1 metro perfeitas quebraram no Farol de Santa Marta, em Laguna (SC), para a definição de cinco categorias do circuito. As outras divisões formadas pelos atletas da base e do surf feminino foram decididas no sábado.

Com mais de 100 competidores inscritos, a prova valeu pela 4ª etapa do Circuito Fecasurf SCQS 6.000, além de abrir o Circuito do Extremo-Sul Catarinense deste ano. Serão três etapas previstas até o início de 2020, reunindo mais duas associações da região: ASBAS(Balneário Arroio do Silva) e ASA (Araranguá).

Foi a sequencia do trabalho desenvolvido pela Fecasurf focando os atletas amadores, uma das marcas registradas da atual gestão a frente do esporte. “O circuito começou no litoral norte, passou por Floripa e agora foi a vez da região sul. É um trabalho sério que tem o suporte das administrações locais, promotores de eventos e patrocinadores. Gostaria de agradecer a Prefeitura de Laguna, Lambe & Gela Sorvetes e a Maresia por mais esse evento sensacional nesse paraíso que é o Farol de Santa Marta”, declarou Reiginaldo Ferreira, presidente da Fecasurf.

                     Cigana revela o destino de cinco categorias

A Mirim Sub16 foi a primeira final entrar na água, com três catarinenses e um baiano radicado no estado, que acabou vencendo a prova. Kayki Araújo repetiu o resultado da semana anterior, quando ganhou a etapa de Garopaba(SC). O garoto manteve a liderança do ranking, abrindo uma boa margem em relação a seus oponentes. Luiz Mendes(2º), Noah Machado(3º) e Gabriel Junior(4º) completaram a decisão.

Na sequência houve mais uma repetição de resultado da etapa anterior. O explosivo paraibano Felipe Alves não tomou conhecimento das esquerdas da Cigana, e com uma variação de manobras, venceu a Junior Sub18. Com mais essa vitória, ele se aproximou perigosamente do líder do ranking Luiz Mendes, num embate que promete se repetir no decorrer do circuito deste ano.

Adriano Lemos manteve sua rotina de finais na categoria Master, e venceu a etapa do Farol. Foi a terceira decisão consecutiva do atleta da praia do Santinho, que ganhou duas, e ficou em segundo em outra. O popular “Barriga” lidera com vantagem entre os experientes.

Edmilson Eufrásio, que já venceu a categoria Open na segunda edição do Maresia Sul Catarinense realizado na praia do Cardoso em 2017, dessa vez ficou com o título da Local.

Com a textura lisa do mar se mantendo durante toda a Sexta-Feira Santa, a última decisão do dia foi na Open. Victor Borges aplicou movimentos com velocidade e força diferenciada de backside, executando batidas e rasgadas em sequencia, pra comemorar a vitória no entardecer do Farol. Todos receberam a premiação no dia seguinte.

     Campeões de sábado no Farol.

Mesmo diminuindo de tamanho, as ondas mantiveram a qualidade de sexta-feira para o desfecho das seis categorias restantes no sábado decisivo. Um dos grandes baratos das etapas do Circuito Fecasurf SCQS 6.000 é ver a garotada e suas famílias reunidas, competindo de forma sadia e integrada num campeonato de surf, que acaba se tornando uma grande confraternização de final de semana entre todos.

A decisão da Feminino Sub12 teve a primeira vitória no circuito da atleta Isabelle Nalu, filha do big rider e “water man” Everaldo “Pato” Teixeira. “Já havia comentado na semana passada sobre o excelente trabalho realizado pela Fecasurf promovendo um circuito desse nível, em lugares com ondas de qualidade. Isso é único no mundo. Parabéns a todos!”, comentou Pato, feliz pela vitória da filha.

Outra surfista que estreou no lugar mais alto do pódio foi a pequena Luiza Rosa Teixeira, campeã da categoria mista Petiz Sub10. “Esse é o dia mais feliz da minha vida”, disse a garotinha a seu pai após o título.

Yasmin Dias venceu a Feminino Sub16 e acirrou a disputa do ranking na categoria. Com a vitória, Yasmin se aproximou da líder Kiany Hyakutake, que finalizou a prova na terceira posição. Outra briga que promete se intensificar para os próximos encontros do circuito.

A segunda vitória do dia para Yasmin Dias veio na Feminino Open. A surfista de Passo de Torres(SC), última cidade do litoral sul catarinense situada na divisa com Torres(RS), é a líder desta categoria. Ela tem uma boa margem de pontos em relação a segunda colocada do ranking Laura Maciel.

O campeão da Iniciantes Sub14 foi Noah Machado, que apresentou uma linha de surf encaixada com as condições da Cigana. O local do litoral norte catarinense também lidera sua divisão, abrindo margem para o segundo colocado do ranking Caetano Silveira.

Pra encerrar mais uma edição do Maresia Sul Catarinense no Farol, a Infantil Sub12 definiu o último campeão do dia. O local da Joaquina Gabriel Ogasahara confirmou a liderança do ranking 2019, vencendo a etapa e festejando seu segundo título do ano na categoria.

A excelente premiação foi entregue para todas as categorias no sábado após o encerramento. Os campeões da Open e Master tiveram o poder de escolha de seus prêmios, e ambos decidiram ficar com o cheque de 500 reais. Os vice campeões também puderam escolher o prêmio, ficando com a prancha da marca Satto, restando aos terceiros colocados Open e Master receberem o sistema de trancas automotivas da KLS Surf sem chave, além de kits e troféus.  

O Maresia Sul Catarinense de Surf 2019 tem a apresentação da Lambe & Gela Sorvetes. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Laguna, Snooze Fit, Troia Cervejas Intensas, Satto Surfboards e Porto Board Shop. Apoio: Restaurante San Duarte, Index Krowl, Maiato Supermercado, Farol Virtual, RLJ Soluções Ambientais, Rise Up, KLS Surf Sem Chave, Session Store e Admol. Realização: AR Surf Eventos e Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).Segurança aquática: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e  A-Tow Inj.  

Resultados da etapa

Open

1º- Victor Borges

2º- Rodrigo Couto

3º- Luiz Mendes

4º- Ravi Teixeira

Junior Sub18

1º- Felipe Alves

2º- Gustavo Henrique

3º- Guilherme Santos

4º- Kayki Araújo

Mirim Sub16

1º- Kayki Araújo

2º- Luiz Mendes

3º- Noah Machado

4º- Gabriel Junior

Master

1º- Adriano Lemos

2º- Jorge Correa

3º- Rodrigo Farias

4º- Fernando Santiago

Iniciantes Sub 14

1º- Noah Machado

2º- Gabriel Ogasahara

3º- Vitor Midon

4º- Luan Moreno

Infantil Sub12

1º- Gabriel Ogasahara 

2º- Ryan Martins

3º- Vitor Midon

4º- Santiago Valezano

Petiz Sub10

1ª- Luiza Rosa Teixeira

2º- Michel Demétrio

3º- Cauã Medeiros

4º- Bruno Fonte

Feminino Open

1ª- Yasmin Dias 

2ª- Laura Maciel

3ª- Kiany Hyakutake

4ª- Ariela Andrade

Feminino Sub 16

1ª- Yasmin Dias

2ª- Laura Maciel

3ª- Kiany Hyakutake 

4ª- Isabelle Nalu

Feminino Sub 12

1ª- Isabelle Nalu 

2ª- Maria Amélia Autuori

3ª- Alexia Monteiro

4ª- Luiza Rosa Teixeira

Local

1º- Edmilson Eufrásio

2º- Gabriel Eufrásio

3º- Bebeto Santiago

4º- André Paulista

Ranking Fecasurf SCQS 6.000 2019 após quatro etapas

Open

1º- Luiz Mendes                     12.550 pts

2º- Ramiro Rubim                  12.200 pts.

3º- Victor Borges                     9.950 pts.

4º- Rodrigo Couto                   8.050 pts.

Junior Sub18

1º- Luiz Mendes                            14.300 pts.

2º- Felipe Alves                            12.000 pts.

3º- Guilherme Santos                   11.300 pts.

4º- Hedieferson Junior                 10.500 pts. 

Mirim Sub16

1º- Kayki Araújo                            19.600 pts.

2º- Luiz Mendes                            17.650 pts.

3º- João Vitor Guimarães               7.950 pts.

4º- Matheus Vidal                           7.407 pts.

Master

1º- Adriano Lemos                       16.500 pts.

2º- Jorge Correa                           11.650 pts.

3º- Fernando Santiago                   8.125 pts

4º- Fernando Alves                         7.950 pts.

Iniciantes Sub 14

1º- Noah Machado                               17.033 pts.

2º- Caetano Silveira                             13.300 pts.

3º- Samuel Joquinha      (RN)                      9.000 pts.

4º- Davi Glazer                                      8.850 pts.

Infantil Sub12

1º- Gabriel Ogasahara                         17.025 pts.

2º- Anuar Chiah                                   13.600 pts.

3º- Antonio Vitorino                            12.200 pts.

4º- Ryan Martins                                          9.913 pts. 

Petiz Sub10

1º- Anuar Chiah                                   16.500 pts.

2ª- Luiza Rosa Teixeira                       14.850 pts.

3º- Yuri Gabriel                                    11.150 pts.

4º- Michel Demétrio                               9.525 pts.

Feminino Open

1ª- Yasmin Dias                                   18.100 pts.

2ª- Laura Maciel                                  13.800 pts.

3ª- Kiany Hyakutake                            12.650 pts.

4ª- Ariela Andrade                                 7.850 pts. 

Feminino Sub 16

1ª- Kiany Hyakutake                                   17.150 pts.

2ª- Yasmin Dias                                   15.975 pts.

3ª- Laura Maciel                                  13.800 pts.

4ª- Pamella Mel                                   13.150 pts.

Feminino Sub 12

1ª- Isabelle Nalu                                  17.650 pts.

2ª- Maria Amélia Autuori                     16.700 pts.

3ª- Alexia Monteiro                             13.150 pts.

4ª- Luara Mandelli                               12.650 pts.

Comentários

Galerias | Mais Galerias