#competição #saúde #surf 
São Sebastião - São Paulo - Brasil por Fábio Maradei

Final do Circuito Medina de Surf terá Bateria com sufistas autistas

A final do Circuito Medina de Surf 2018, apresentado por Armarinhos Fernando, promete ser emocionante. O evento está confirmado para sábado e domingo (10 e 11), na Praia de Maresias, em São Sebastião, nas ondas em frente ao Instituto Gabriel Medina (IGM).

Além da nova geração do surf em busca de vitórias, contará com uma importante e exemplar ação social, a Bateria Onda Azul, reunindo surfistas autistas.

A iniciativa é do projeto Onda Azul em parceria com o IGM, que já abriu suas portas outras vezes para a atividade, inclusive na etapa inicial do Circuito, e com o apoio da Arte Sup, que doou as pranchas para a prática do surf. Mais do que criar um momento especial para os participantes do projeto, a ideia é divulgar e ampliar o alcance do projeto, envolvendo ainda mais pessoas. “Mostrar que todos podemos aprender, nos aproximar, estarmos junto e nos divertir”, diz a psicopedagoga Sandra Lamb, que coordena o Onda Azul em São Sebastião junto com o educador físico Ubiratan Mourão, o Bira.

Serão 15 participantes do projeto, que serão sorteados e farão uma apresentação acompanhados de monitores no domingo. Vale destacar que na etapa inicial do Circuito a equipe de apoio contou com a presidente do IGM, Simone Medina e até mesmo os atletas do IGM fizeram questão de colaborar, ajudando os surfistas autistas nas ondas, além da equipe técnica do Instituto e voluntários do Onda Azul. Para Sandrinha, a ação tem grande importância para os surfistas do Onda Azul, garantindo a sensação de empoderamento.

“Eles se sentem capazes, vistos, valorizados. Vamos prestigiar os avanços, desde conseguir colocar o pé na areia, que pode ser algo difícil devido à disfunção sensorial, até ficar em pé na prancha e surfar sozinho, mostrando que todos são campeões de acordo com as suas particularidades”, destaca, falando também do benefício às famílias. “É mais do que aceitação, é manifestação prática de amor. Para todos, sem exceção, é uma onda de amor compartilhado”, reforça.

A 3ª e última etapa do Circuito Medina de Surf 2018, apresentado por Armarinhos Fernando, terá disputas em cinco categorias – sub15 e sub13, ambas no masculino e feminino e a sub10 somente para os meninos. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo site do Instituto, no link http://institutogm10.com.br/ao-vivo/.

Os campeões do ranking serão convidados a participar do IGM em 2019, contando com toda a estrutura oferecida no projeto gratuitamente, como treinamentos físicos e de surf, natação, apneia, vídeo-análise, aulas de inglês, alimentação, uniformes, viagens e inscrições para campeonatos. Além disso, terão vagas e inscrições pagas no Rip Curl Grom Search 2019, campeonato referência nas categorias de base.

O Circuito Medina de Surf 2018 é apresentado por Armarinhos Fernando e é uma realização do Instituto Gabriel Medina, com apoios de Vult Cosmética, Pousada Tambayba, Rip Curl e Wizard Litoral Norte, com supervisão da Federação Paulista de Surf e colaboração da Associação de Surf de Maresias (ASM), Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Comentários

Galerias | Mais Galerias