#competição #meio ambiente #surf 
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil por Thiago Pacheco

Circuito Adriano de Souza fecha temporada 2018 com altas ondas

Última etapa do circuito Adriano de Souza revela os campeões na Praia do Morro das Pedras em um final de semana histórico para a comunidade do surf.

Fotos: André Oliveira @alohaimagem e Guilherme Lopes @cbaysession; Fotos drone: @Jukarosa

Altas ondas, céu de brigadeiro e a presença de um grande público na praia marcaram a última etapa do Circuito Adriano de Souza, que aconteceu neste último final de semana, dias 23 e 24 de Setembro na Praia do Morro das Pedras, Florianópolis.

O evento que foi realizado pela Swell promoção, homologado pela Fecasurf, em parceria com a associação local ASAPA “associação de surfistas e amigos das areias” Adriano de Souza, surfista desde 2002, quando ainda tinha 13 anos, mineirinho como é conhecido entrou para a elite do surfe mundial em 2006. Com uma carreira vitoriosa Adriano coleciona vários títulos e feitos inéditos. Sua primeira vitória no circuito foi em 2009, em Mundaka, o único brasileiro a levantar o mais cobiçado troféu em Pipeline quando sagrou-se campeão Mundial. Ele ainda é o surfista que mais ganhou da lenda Kelly Slater em baterias, 11 vitórias em 15 confrontos, entre tantas outras conquistas.

Com tantos títulos e vitórias Adriano revela que sua maior conquista foi vencer na vida, Adriano vem de uma família humilde e de uma comunidade carente no Guaruja e conta em seu livro toda sua história de superação e como o surf o ajudou “como se tornar um campeão”.

“Há 20 anos atrás eu estava no lugar de vocês “grommets” e hoje vivo um sonho de realizar esse circuito com as categorias de base, agradeço a todos envolvidos, minha esposa, amigos, associações, patrocinadores, famílias e atletas”. Palavras do campeão.

Adriano que é o idealizador deste projeto realmente coloca a mão na massa, em todas as etapas ele esteve presente durante os dois dias do evento e acompanha de perto cada movimento, surfava com a molecada nas bancadas alternativas de cada etapa e com sua esposa e amigos, pessoalmente separavam toda a premiação e organiza a entrega de prêmios. Adriano que embarcava no dia 24 de setembro para a perna da Europa, ficou até o ultimo minuto com a galera na praia.

O circuito foi composto por três etapas e a praia da Joaquina que deu a largada nos dias 24 e 25 de fevereiro e contou com mais de 90 atletas inscritos de todo o brasil onde iniciou as disputas pelo ranking e o tão cobiçado titulo desse circuito.

A segunda etapa rolou nos dias 15 e 16 de setembro na praia do Matadeiro e foi marcada por altas ondas de umswell épico que entrou na costa catarinense, os moleques não aliviaram e botaram para baixo em ondas perfeitas de até um metro e meio na desafiadora bancada do jacaré, meio da praia do Matadeiro. O ranking ficou acirrado e tudo ficou para ser decidido na ultima etapa na praia do morro das pedras.

O Swell que entrou no dia 10 de setembro ficou marcado na historia com ondas perfeitas em toda a costa sul do brasil, Adriano que mora em Florianópolis não teve descanso, o swell rendeu imagens alucinantes de Mineiro nas esquerdas perfeitas da praia da Guarda do Embaú que circularam em todas as redes sociais. O swell permaneceu até a ultima etapa que aconteceu na praia do Morro das Pedras, onde com chave de ouro coroamos os campões em um final de semana alucinante.

O evento foi realizado na estrutura do Hotel Morro das Pedras, cedida gentilmente para a ASAPA pelo seu proprietário Pablo.

Adriano de Souza afirma que este circuito é apenas o começo e pretende fazer muito mais pelo surf, da mesma forma que o surf fez por ele.

Artur Romão na Sub 16 com duas vitorias e uma quarta colocação somou 2729 pontos para garantir o titulo e levar uma passagem internacional além de uma prancha oferecida pelo renomado shaper Rodrigo Silva.

Pamela Mel na Sub 16 Fem. foi destaque, subiu no lugar mais alto do pódio nas três etapas e embarca para o peru com a passagem que ganhou no circuito.

Noah Machado foi o grande campeão da Sub14, ele ganhou R$500,00 oferecidos de surpresa por um dos patrocinadores.

Luara Mandeli na Sub 12 fem. garantiu o caneco do circuito e também levou R$500,00 oferecidos pelo Mini Calzone.

Na Sub 10 Anuar chiah se deu bem, ganhou o circuito e ganhou de presente “surpresa” uma das pranchas do quiver de Adriano que levou para a ultima etapa na piscina de ondas do Kelly Slater.

Resultado da Última etapa ASAPA:

Sub 16 Masculino

1º Artur Romao

2º Leo Casal

3º Noel de la Torre 

4º Gustavo Henrique 

Sub 16 feminino

1º Pamela Mel

2º Sarah Germiniani

3º Laura Maciel Raupp 

4º Ana Eduarda Souza

Sub 14 masculino

1º Leo Casal

2º Takeshi Oyama 

3º Gustavo Ramalho 

4º Noel de la Torre

Sub 12 Feminino

1º Luara Mandeli

2º Laura Maciel Raupp

3º Gabrielle Muntaner

4º Maria Isabel Nogueira 

Sub 10 Masculino

1º Kalani Robles

2º Anuar Chiah

3º Natah Hereda

4º Kaua Carvalho 

Comentários

Galerias | Mais Galerias