#competição #cultura 
São Sebastião - São Paulo - Brasil por Nancy Geringer

Definidos campeões da primeira etapa do Surf Trip SP Contest

A previsão de ondas se concretizou e o mar baixou, permanecendo com ondas de meio metro, e mostrando assim que a decisão de antecipar algumas finais para o sábado foi acertada pela comissão técnica.

No SUP, Felippe Gaspar, campeão 2016 do ranking, mostrou seu repertório inovador e venceu mais uma prova. Aos 19 anos, o morador do bairro de Moema, na Zona Sul, manteve a liderança durante toda disputa. Fabio Dudziak foi o segundo colocado, Paulo Giachetti o terceiro e Beatriz Martins ficou com a quarta posição. “Agora é ir com tudo para o Guarujá, um local que eu conheço bem. Vou lutar pelo bicampeonato”, diz Gaspar, competidor de ponta do cenário nacional.

No Longboard, Tulio Dalpiaz, 41, comemorou muito sua primeira vitória no circuito. Competindo há 10 anos no SP Contest, o longboarder vive na Chácara Santo Antônio, Zona Sul, e sempre batia na trave. Em segundo ficou Fabio Amicci, em terceiro Fabio Bacalhau e em quarto Michel Asfo. “Minha estratégia foi a de pegar o maior número de ondas possíveis para garantir duas notas boas. Aqui só tive adversários de grosso calibre, se piscar eles viram a bateria. Usei a prioridade para administrar a disputa e consegui assegurar minha primeira vitória”.

Vencedora da temporada 2017, Yohanna Sarandini deu o primeiro passo para a conquista do bicampeonato. Logo atrás veio Beatriz Martins, na terceira posição Nathalia Araujo e em quarto Renata Mukai. Aberta aos atletas de Maresias, Pedro Tanaka levou a Open Local, com João Pedro Costa em segundo, Daniel Adisaka, atleta do Instituto Gabriel Medina e filho de Jackson Adisaka em terceiro, e Gabriel Richeto em quarto.  

Categorias finalizadas no sábado - Principal categoria do circuito, a Open foi super disputada. Campeão em Maresias no ano passado, Renan Castrou não deu chance aos adversários e faturou mais uma. “Faz 10 anos que corro atrás do título deste circuito. Competi alguns anos esporadicamente, tentando conciliar com estudo mas nem sempre foi possível. Este ano, mesmo comprometido com a faculdade devido à entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, estou focado e pronto para chegar ao topo do ranking”, comemora o morador do Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo.

Na Master, o vencedor foi o tetracampeão Pedro Oliveira, morador do Planalto Paulista, Zona Sul. Na segunda posição ficou Alex Miranda, em terceiro Cadu Piolho e em quarto Marco Tuba. “Nos cinco anos que corro esta categoria, posso afirmar que este é o de nível mais forte”, destaca Oliveira, 41 anos.

Freddy Jacob, bicampeão Grand Master, arrancou a vitória no último segundo, deixando em segundo Miranda, em terceiro o vencedor do ranking em 2017, Claudemir Martins e em quarto Taciano Parri. “A onda realmente veio nos instantes finais e tive sorte de estar com a prioridade. Aí, foi só soltar as manobras. Hoje disputei nove baterias e conseguir esta vitória me deixa realizado”, comentou Jacob, que completou 50 anos e mora na Vila Leopoldina, Zona Oeste.

Philippe Neves, que vive no Itaim Bibi, Zona Oeste, surpreendeu Leo Romano e levou a melhor na categoria Junior, deixando o defensor do título na vice colocação. Dudu Asfo chegou junto em mais uma final e ficou com o terceiro lugar, enquanto Ian Sato, de apenas 10 anos, foi o quarto.

Viagem para os campeões – A Surf Trip Tour premiará os campeões do ranking com uma barca completa para a praia do Rosa (SC). O prêmio inclui passagem aérea, transfer para a pousada e estadia para o fim de semana nesse paraíso do litoral catarinense.

Arena de patrocinadores – As marcas patrocinadoras promoveram diversas ações para entreter o público que compareceu em peso à praia de Maresias. A Starter montou uma roleta e cada participante pode gira-la e torcer para levar um brinde. A O’Neill montou um espaço com toda sua linha de roupas de borracha, enquanto a HD proporcionou aulas de surf para a galera.

Bateria especial – Surfistas conhecidos por sua trajetória no esporte e inspiração, Chico e Zé Paioli, com 67 e 69 anos respectivamente, se uniram a Leco Salazar, 30, campeão mundial de SUP, e ao surfista Silvio Fernandes, de 73 anos, para uma bateria pra lá de especial. Compartilhando o amor pelo surf e algumas ondas no outside de Maresias. “O surf é um esporte que cura, mantém a vitalidade, democrático e que proporciona uma grande confraternização entre as gerações”

Silvio Paúba, como é conhecido popularmente, foi consumido pela artrose até os 50 anos. “Eu não conseguia nem subir escadas, tinha a mobilidade totalmente comprometida. Mas aos 65 anos, comecei a remar e nunca mais parei”, conta. De lá para cá, já surfou nos principais paraísos do surf, como Bali, na Indonésia. “Foram umas 15 surf trips nos últimos quatro anos”.

Para o campeão mundial de SUP (2012), Leco Salazar surfar com os veteranos foi um verdadeiro presente. “Acompanho o Chico e o Zé Paioli há anos, desde os campeonatos com o meu pai. Nunca imaginei estar na água com eles em um evento. Não é porque sou campeão do mundo que sou melhor. Tenho muito que aprender e fiquei muito grato pela oportunidade de compartilhar algumas ondas com eles no outside. Meu sonho é chegar à idade deles assim, na atividade”, reflete Leco.

Festa de premiação – A festa do evento acontece nesta quinta-feira (5/7) na Surf Trip Mega Store, localizada na Avenida dos Imarés, 255, a partir das 19 horas, em Moema.

Com apresentação da HD e O’Neill, a 17ª edição do Circuito SP Contest conta com patrocínio da Surf Trip, KYW e Super Tubes. Apoio: Starter, Ihouse, Surf Trip Tour, BoardAid, Rádio Cutback, Associação de Surf de São Sebastião, Associação de Surf de Maresias, Associação de Surf do Guarujá, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Prefeitura Municipal do Guarujá. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf.

Resultado

Open

1 Renan Castro

2 Philippe Neves

3 Thiago Neves

4 Pedro Oliveira

 

Master

1 Pedro Oliveira

2 Alex Miranda

3 Cadu Piolho

4 Marcos Tuba

Grand Master

1 Freddy Jacob

2 Alex Miranda

3 Claudemir Martins

4 Taciano Parri

Júnior

1 Philippe Neves

2 Leo Romano

3 Dudu Asfo

4 Yuri Kubota

SUP

1 Felippe Gaspar

2 Fabio Dudziak

3 Paulo Giachetti

4 Beatriz Martins

Longboard

1 Tulio Dalpiaz

2 Fabio Amicci

3 Fabio Bacalhau

4 Michel Asfo

Feminino

1 Yohanna Sarandini

2 Beatriz Martins

3 Nathalia Araújo

4 Renata Mukai

Open Local

1 Pedro Tanaka

2 João Pedro Costa

3 Daniel Adisaka (IGM)

4 Gabriel Richeto

Comentários

Galerias | Mais Galerias