#ciência #tecnologia #meio ambiente 
por CPC - NOAA

La Niña Desapareceu Enquanto a Água Esquenta no Pacífico

As condições ENSO-neutras (nem El Niño nem La Nina) retornaram e deverão continuar pelo menos até o outono de 2017

As condições de La Niña já não estão presentes, com temperaturas de superfície do mar (TSMs) ligeiramente inferiores à média observadas no Pacífico equatorial central e TSMs acima da média, aumentando no Pacífico oriental.

Os últimos índices semanais de Niño foram de -0,3° C nas regiões mais ocidentais de Niño-4 e Niño-3,4 e de +1,5° C na região leste de Niño-1 + 2. A anomalia do conteúdo de calor do oceano superficial aumentou durante janeiro e foi ligeiramente positiva quando calculada a média em todo o Pacífico oriental, um reflexo de temperaturas acima da média nas águas profundas.

A convecção atmosférica permaneceu reprimida sobre o Pacífico tropical central e reforçada sobre a Indonésia. Os ventos de leste de baixo-nível foram ligeiramente aumentados sobre o Pacífico tropical ocidental, e os ventos do oeste do alto-nível estavam perto da média. Em geral, o sistema de oceano e atmosfera é consistente com condições ENSO-neutras.

A maioria dos modelos prevê a continuação do ENSO-neutro (índice médio de Niño-3,4 de 3 meses entre -0.5° C e +0.5° C) até o inverno do hemisfério sul. No entanto, algumas previsões de modelos dinâmicos, incluindo o NCEP CFSv2, antecipam um início de El Niño tão logo se incie o outono no hemisfério Sul (março-maio ​​de 2017). Por causa da incerteza tipicamente elevada nas previsões feitas nesta época do ano para os próximos outono e inverno, e os padrões persistentes da convecção tropical parecidos como o La Niña, o consenso dos previsores é favorecer ENSO-neutro durante o outono com aproximadamente 60% de possibilidade.

Posteriormente, há chances crescentes para que se forme o El Niño na segunda metade de 2017 (50% de chance em setembro-novembro). Em resumo, as condições ENSO-neutras voltaram e deverão continuar pelo menos até o outono de 2017.

Esta discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), do Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA e das suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizadas semanalmente no site do Centro de Previsão do Clima (Condições Atuais de El Niño / La Niña e Debates de Especialistas). As previsões também são atualizadas mensalmente no Fórum de Previsão do Boletim de Diagnóstico Climático do CPC.

Perspectivas e análises adicionais também estão disponíveis em um blog do ENSO. O próximo diagnóstico está agendado para 09 de março de 2017.

Leia mais sobre como o oceano Pacífico influencia o clima em todo o mundo

Fonte: CPC/NOAA

Comentários

Galerias | Mais Galerias