#competição #meio ambiente #comunidade #educação 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Ação social movimenta dia de folga do Itacoatiara Pro

Redação Surfguru

Apesar da falta de ondas em Itacoatiara, a segunda-feira foi bastante movimentada na praia que recebe o Itacoatiara Pro, terceira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding.

PREVISÃO SURFGURU PARA ITACOATIARA - RJ

Alguns dos principais atletas do mundo participaram de uma ação social, apresentando o esporte para alunos da rede municipal de ensino. Aproximadamente 25 crianças tiveram a oportunidade de interagir com os atletas Jared Houston, Amaury Laverhne, Jeff Hubbard, Dave Hubbard, Tanner McDaniel, Iain Campbell, Lewy Finnegan, Marta Leitão, Carina Carvalho, Alexandra Rinder, além dos brasileiros Kalani Lattanzi, Neymara Carvalho, Uri Valadão e Hermano Castro.

A programação de atividades, que teve todo suporte da Furnas, começou com a apresentação dos atletas e, na sequencia, um vídeo com os conceitos básicos do esporte foi exibido para os alunos. Os atletas falaram também de suas experiências ao redor do mundo, da importância do estudo na vida de um competidor, além da preservação do meio-ambiente.

Amaury Lavernhe e Jeff Hubbard orientam as crianças. Foto Divulgação/APB

Amaury Lavernhe e Jeff Hubbard orientam as crianças. Foto Divulgação/APB

Após algumas perguntas, as crianças aprenderam os movimentos básicos do esporte na areia e logo em seguida, acompanhados pelos atletas, caíram no mar em Itacoatiara. “Participar de ações como essa é incrivelmente gratificante. E isso tudo é muito importante, não só para o futuro do esporte, mas para a vida dessas crianças. Nós temos a oportunidade de mudar a vida de alguns deles para melhor. Em termos esportivos também é importante”, disse o atual campeão mundial Jared Houston, da África do Sul.

Um dos jovens mais empolgados com a oportunidade era Eduardo Marinho da Silva. O estudante não conhecia o esporte até ter a chance de cair na água com os melhores atletas do mundo. “Eu quero isso para a minha vida”, brincou Eduardo. “Foi muito legal participar com todo mundo. Quero fazer de novo, mas já deu para pegar umas ondinhas”, disse Eduardo, que ao final do dia ainda ganhou uma prancha da organização do evento.

Ao longo dos anos o Itacoatiara Pro tem promovido diversas ações sociais e ambientais, sempre proporcionando as crianças momentos como os dessa segunda-feira. “Em 2000 eu e o Dudu Pedra começamos um trabalho social em Itacoatiara com umas pranchas que nós tínhamos e começamos a dar aula para alguns garotos, entre eles diversos atletas que hoje são destaque. A gente sabe além de ser um trabalho de ser feito ele gera frutos. A Secretaria de Educação foi fundamental para que essas crianças estivessem aqui. Foi um momento muito especial para todo que estavam lá, foi realmente emocionante. A felicidade dos atletas e das crianças comprovou isso. Espero que a gente consiga emplacar projetos mais longos após essa ação”, comemorou Giuliano Lara, idealizador do evento.

Foto Divulgação/APB

Foto Divulgação/APB

E assim como no Itacoatiara Pro, a APB, entidade que rege o esporte ao redor do mundo, tem buscado promover ações sociais durante todas as etapas. “Essa ação promovida pela organização do Itacoatiara Pro é tudo que desejamos nas etapas do Tour. Poder passar conhecimento para essas crianças através do esporte é incrível. Nós estamos fazendo isso ao redor do mundo. Esse é um projeto que consiste na união de educação, saúde, prática esportiva e cuidado ambiental”, explica Alex Leon, CEO da APB.

Evento terá nova chamada nessa terça-feira:

Após dois dias de espera, nessa terça-feira haverá uma nova chamada para possível reinicio do Itacoatiara Pro. No entanto, a previsão mudou com relação aos últimos dias e é bem provável que o campeonato recomece somente quarta-feira, dia 22.

Masculino – Evento Principal – Round 1:

H1: Amaury Lavehrne (REU), Gugu Barcellos (BRA), Gonçalo Pinheiro (POR)

H2: Dave Hubbard (HAV), Hermano Castro (BRA), André Luis (BRA)

H3: Alex Uranga (EUK), Eder Luciano (BRA), Julien Miremont (FRA)

H4: Nicolas Chiara (ARG), Antonio Cardoso (POR), Diego Berrios (CHI)

H5: Uri Valadão (BRA), Matias Dias (CHI), João Paulo (BRA)

H6: José Otávio (BRA), Roberto Bruno (BRA), Pedro Henrique (BRA)

H7: Lewy Finnegan (AUS), Israel Salas (BRA), Miguel Rodriguez (PER)

H8: Jeff Hubbard (HAV), Guilherme Correa (BRA), Gabriel Popo (BRA)

H9: Jared Houston (AFS), Lucas Faria (BRA), João Zik (BRA)

H10: Alan Munoz (CHI), Miguel Adão (POR), Kalani Lattanzi (BRA)

H11: Maxime Castillo (FRA), David Barbosa (BRA), Ethan Nel (AFS)

H12: Diego Cabrera (I.CAN), Iain Campbell (AFS), Gabriel Braga (BRA)

H13: Jacob Romero (HAV), Sergio Luis (BRA), Tristan Roberts (AFS)

H14: Sacha Damjanic (CHI), Lucas Nogueira (BRA), Sócrates Santana (BRA)

H15: Tanner McDaniel (HAV), Nelson Flores (CHI), Manuel Centeno (POR)

H16: Pierre Louis Costes (FRA), Dudu Pedra (BRA), Adejaldo Silva (BRA)

Feminino – Semifinais 

S1: Ayaka Suzuki (JAP) x Alexandra Rinder (I.CAN)

S2: Isabela Sousa (BRA) x Sari Ohhara (JAP)

Pro-Junior – Semifinais 

S1: Christian Tapia (CHI), Sócrates Santana (BRA), Marcelo Santos (BRA), Wanderley Junior (BRA)

S2: Matheus Bastos (BRA), Diego Vieira (BRA), Thiago Silva (BRA), Luan Tavares (BRA)

O APB Itacoatiara Pro 2016 é apresentado por Furnas e um oferecimento da secretaria de Esporte e Lazer de Niterói. Conta com o patrocínio da Toyota SGA e W9. Co-Patrocínio NET, Cervejaria Noi, Cotton, Diana Fashion e Independent Bodyboards. Apoios: Pousada Dunas de Itaipú, Way Suplementos, 4 cantos turismo, Restaurante Saboreando, Puro Suco, Fala Bed and Breakfast e Redbull. Colaboradores: André Eventos, Pampo Clube, Oceânica Rent a Car, Itacoatiara garden, Pousada Praia de Itacoatiara, Di Itacoá, Buzunga Guest House, Fisio Freire, Joama Construtora, Ride It, Lanchonete Céu e Mar, Miksi Sushi e TMX gráfica.

Fonte: Notícias do Mar

 

Comentários

Galerias | Mais Galerias