#análise #previsão #surf #stand up paddle #longboard #bodyboarding #bodysurf #tow-in 
Brasil

Você piscou e já tem outra ondulação chegando nesse mês de Maio

Equipe Surfguru

Ciclone extratropical já balança o mar no Sul do Brasil e promete ajudar o surf ao longo da semana.

Semana entra, semana sai, swell entra, swell sai, …

O mês de Maio tem sido bem constante no litoral Sul do Brasil e já tem mais ondas no radar e o #SurfguruAvisou que teremos uma semana de boas ondas. Um ciclone extratropical se formou na costa do Uruguai e Rio Grande do Sul durante o fim de semana e levará ondas ao litoral dos estados que recebem bem ondulações de sudoeste. 

Diferente da última ondulação, essa dificilmente conseguirá chegar bem aos estados do Nordeste, pois a tendência é que ondulação passe por fora da costa pela sua direção de sudoeste.

Se liga na análise!

Durante o dia de domingo e até hoje (segunda-feira, 24/05) um ciclone bem intenso se formou no litoral sul do Brasil. A ação de uma intensa zona de baixa pressão que se desloca para o mar é bem perceptível nas fotos abaixo:

mapa barométrico da am sul 23/05/21   mapa barometrico am do sul 24/05/21

Mapa barométrico para os dias 23/05 (esquerda) e 24/05 (direita) na Amrécia do Sul. Podemos ver como a zona de baixa pressão atmosférica se desloca em direção ao oceano, levando os ventos para longe do continente.

Com isso, o ciclone extratropical ganhou formação gerando uma pista de vento bem intensa como podemos ver pelas cores claras nas fotos abaixo:

mapa de vento da am do sul 23/05/21   mapa de vento para a am do sul 24/05/21

Mapa de vento para os dias 23/05 (esquerda) e 24/05 (direita) na Amrécia do Sul. A pista de vento, representada pela área em verde mais claro no mapa aponta para a direção sudoeste.

Esses ventos intensos geraram grandes áreas formadoras de ondulação na superfície do oceano como podemos ver nos mapas abaixo:

mapa de altura das ondas 25/05/21    mapa de altura das ondas 26/05/21

Mapa de altura das ondas para os dias 25/05 (esquerda) e 26/05 (direita) no Oceâno Atlântico. As partes vermelhas no mapa mostram como teremos uma grande faixa de área do oceano sobre influência da pista de onda gerando ondulações.

Então teremos as seguintes condições nos estados...

Rio Grande do Sul

A ondulação já subiu no RS durante o dia de hoje (24/05) vindo de sul-sudoeste, mas a partir de amanhã (25/05) ela vira mais para sul e ajuda na formação ao longo do litoral do estado. Amanhã, a ondulação também irá diminuir bastante, saindo de 2,5m para 1,5m com 9 segundos de período. O vento muito intenso do quadrante oeste também diminui bastante amanhã, facilitando a prática do surf. A previsão indica um noroeste fraco de manhã virando para nordeste à tarde.

Já na quarta-feira (26/05) e na quinta-feira (27/05), a ondulação ganha uma nova força de sul, subindo para 1,7m com 14 segundos de período. Durante esses dias, o vento deve não ser um fator muito influente, soprando bem fraco. No início da manhã dos dois dias ele deve vir de oeste, gerando um vento terral em várias praias do litoral gaúcho, podendo ser os melhores dias da semana. Na sexta-feira (28/05), a ondulação perde um pouco de força, mas ainda devem ter boas condições de surf.

gráficos e altura das ondas rs

Gráfico da altura das ondas para Xangri-Lá- RS

gráficos e vento para xangri-la rs

Gráfico do vento para Xangri-Lá- RS

Santa Catarina

A direção dessa ondulação de sudoeste não entra muito bem no estado. Por isso, os gráficos não mostram grandes alturas de ondas. A partir de amanhã (25/05), a ondulação chega a 1,8m com 11 segundos de período antes de começar a baixar. E diferente do que aconteceu no RS, a força que a ondulação ganha no meio da semana também não afetará muito o tamanho, aumentando apenas o período para 14 segundos na quinta-feira (27/05). Terça-feira e quinta-feira devem ser os melhores dias para o surf. 

Isso não quer dizer que o resto da semana não terá nada. Ondulações de sul acima de 1m chegarão ao longo de todos os dias e o vento baixo do quadrante oeste pode ajudar bastante a formação em vários picos. Checar a previsão é fundamental para achar o melhor pico, ainda mais na época de pesca das Tainhas!

mapa de periodo e espectral para florida 27/5

Mapa do período e espectral do dia 27/05  para Floripa - SC

Paraná

A ondulação de sudoeste também não é favorável ao litoral paranaense. Com isso, o que deve chegar ao estado ao longo da semana é um pulso refratário de sul-sudeste originado na ondulação de sudoeste. O maior dia da semana será amanhã (terça-feira, 25/05) com 1,0m e 11 segundos de período. Os ventos de noroeste também podem entrar de terral em alguns picos do estado e propiciar boas ondas.  Na quarta-feira (26/05) o mar já começa a perder força, mas ainda teremos ondas. Os ventos de oeste de manhã podem ser a chave para surfar boas condições nesse dia. 

Já na quinta-feira (27/05), o aumento do período para 14 segundos pode fazer com que as condições melhorem em algumas praias, ainda mais com o vento de oeste-noroeste. Já na sexta-feira (29/05), o mar perde ainda mais força com o tamanho e período diminuindo.

gráficos e altura das ondas Matinhos

Gráfico da altura das ondas para  Matinhos-PR

GRAFICO DE vento para Matinhos maio de 2021

Gráfico de vento para  Matinhos-PR

São Paulo

Em SP, a situação é bem diferente dos outros 2 estados anteriores. A ondulação de sudoeste atinge o litoral do estado com bastante força, principalmente no litoral norte. Ao longo do dia de hoje (24/05), a ondulação foi ganhando força e chegará aos 2,3m com 11 segundos de período no início do dia de amanhã (25/05). Ela chega de sul-sudoeste e o vento fraco a partir de amanhã, podendo rolar um terral de manhã em Maresias (nordeste). Na quarta-feira (26/05), a ondulação vira para sul e perde um pouco de intensidade, mas com o vento fraco e ainda com um bom tamanho, a expectativa é que tenha boas ondas ao longo do litoral paulista.

Já na quinta-feira (27/05), a ondulação começa a ganhar um pouco mais de força e volta a ser de sul-sudoeste, com 1,9m e 15 segundos de período no ápice. Além disso, o vento de norte-nordeste promete ajudar na formação das ondas em alguns picos, por isso é necessário escolher bem a caída. Na sexta-feira (28/05), ainda teremos boas ondas com o mar perdendo força ao longo do dia.

mapa de periodo e espectral para rio de janeiro

Mapa do período e espectral do dia 25/05  para Maresias-SP

Rio de Janeiro

O estado fluminense recebe muito bem as ondulações de sul-sudoeste e dessa vez não será diferente. Ao longo do dia de hoje (24/05) o mar está ganhando força e amanhã (25/05) esperamos que ele atinja 2,7m com 12 segundos de período. Apesar de perder tamanho com certa rapidez, na quarta-feira (26/05) ainda teremos boas condições de surf, com ondas acima de 1,5m. Além disso, amanhã também deve marcar a virada do vento de sudoeste que deixa o mar mexido, virando para um norte/ nordeste de manhã, sendo terral em vários picos. 

Na quinta-feira (27/05), o mar começa a reagir ao longo do dia e chega a 2,2m com 15 segundos de período. Assim, na sexta-feira (28/05), mesmo com o mar perdendo força lentamente, ainda devemos ter um surf, principalmente de manhã, antes do leste entrar um pouco mais forte à tarde.

grafico de altura das ondas rj

Gráfico da altura das ondas para Rio de Janeiro-RJ

grafico de vento para o rio de janeiro

Gráfico do vento para Rio de Janeiro-RJ

Espírito Santo

O estado capixaba não recebe tão bem as ondulações de sudoeste, a maior parte dessa ondulação passa fora e não bate tão forte nas praias. Mas isso não quer dizer que não haverá surf ao longo dessa semana. Muito pelo contrário, a previsão mostra que teremos uma boa ondulação de sul chegando, com altura acima de 1,0m (1,0m - 1,3m) e período acima dos 13 segundos quase todos os dias. No dia de amanhã (25/05), o mar deverá estar com a altura máxima da semana, 1,8m no oceano com 11 segundos de período. O problema é que o vento sul vai estar um pouco forte e o surf só deve rolar bem nos picos mais protegidos.

A partir de quarta-feira (26/05), o vento vira para noroeste e a ondulação de sul se estabiliza. Na parte da manhã teremos boas condições de manhã com vento terral fraco. Já na quinta-feira (27/05), o dia amanhece com vento moderado de norte, quebrando terral em alguns picos no norte do estado. Será uma semana para procurar o melhor pico para aquele momento do surf, a depender principalmente do vento e da maré que está bem seca na parte da manhã.

mapa de periodo e espectral para linhares rj

Mapa do período e espectral do dia 26/05  para Linhares-ES

Bahia

Chegando aos estados do Nordeste, nós ficamos com um cenário menos positivo. A direção de sudoeste não favorece que a ondulação chegue no litoral pois ela fica barrada pela "quina" no RJ - ES. Com isso, a Bahia só deve sentir um pequeno pulso de sul-sudeste ao longo da semana e ainda assim a ondulação predominante será de leste quase todos os dias. 

A direção do vento também será um problema, pois os ventos de leste-sudeste (maral) devem atrapalhar as ondas e o surf.

grafico de altura das ondas salvador-ba

Gráfico de altura das ondas para Salvador-BA

grafico de vento para salvador-ba

Gráfico de ventos para Salvador-BA

Sergipe

Em SE, o litoral virado mais para sul ajuda o estado a receber melhor as ondulações de sul/sudoeste e com isso, esperamos que tenha mais onda que em outros estados. Entre amanhã (25/05) e quarta-feira (26/05) a ondulação fica estável, predominantemente de sul com 1,2m e 12 segundos de período. O vento de leste pode atrapalhar um pouco, então é importante procurar picos mais protegidos. 

Já na quinta-feira (27/05), tanto a ondulação de sul quanto de leste ganham intensidade e fazem o mar chegar a 1,7m no fim do dia. Na sexta-feira (28/05) o mar perde força lentamente, deixando ainda boas ondas para o surf da galera.  

mapa espectral e de periodo para sergipe

Mapa espectral e de período para Aracaju-SE para o dia 27/05

Alagoas

Em Alagoas, a ondulação de sul também vai chegar com boa força e ainda junto com uma outra ondulação de leste. Amanhã (25/05) e quarta-feira (26/05), a ondulação predominante será de leste com 1,4m e 7 segundos de período. O vento promete ser mais brando que nos outros estados do Nordeste e deve propiciar boas condições de surf. 

Já na quinta-feira (27/05), o pulso de sul começa a ganhar mais força, principalmente com o aumento do período que chega a 15 segundos. De manhã, a previsão indica um vento fraco, rodando de sudoeste para sudeste, oferecendo boas condições de surf. Na sexta-feira (28/05), o mar começa a baixar lentamente mas ainda com bom tamanho para o surf. O vento de noroeste de manhã pode encaixar de terral em algumas praias e fechar a semana com chave de ouro.

grafico de altura das ondas para amceio

Gráfico de altura das ondas para Maceió-AL

grafico de vento para maceio

Gráfico de vento para Maceió-AL

Pernambuco

Em PE, a situação é parecida com Alagoas, onde o swell de sul se mistura com as vagas de leste e fazem o mar subir ao longo da semana. A partir de amanhã (25/05) o mar começa a subir e acaba quarta-feira (26/05) com 1,7m e 7 segundos de período. A diferença é que o vento de leste-sudeste será muito forte ao longo de toda a semana.

Na quinta-feira (27/05), tanto a ondulação de sul quanto a de leste ganham força e o mar chega a 2m na combinação das ondulações. Apesar do período da ondulação predominante ser baixo (7 segundos das vagas de leste), o período da ondulação de sul chega aos 14 segundos. O vento seguirá de sudeste, então é um fator importante a se considerar.

mapa espectral e de periodo para recife

Mapa de período e mapa espectral para Cabo de Sto Agostinho - PE dia 27/05

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias