#eventos #competições #surf #inclusão #impacto #surf adaptado #atletas #municipal #notícias 
Praia Grande - São Paulo - Brasil

Surf Adaptado estreia no circuito Sculp apresenta APGS de Surf 2021

Charles Roberto

Estreia da modalidade vem para contemplar a potência do surf brasileiro e dar mais visibilidade ao esporte.

O surf adaptado ganhou espaço na grade de categorias do circuito praiagrandense deste ano. Surfistas PcDs (Pessoas com Deficiência) vão cair no mar na primeira etapa do APGS de Surf 2021 apresentado e patrocinado pela Sculp Construtora e Incorporadora, que acontece entre os dias 16 e 17 de outubro, na Praia de Boqueirão, em Praia Grande, Litoral Sul de São Paulo.

Aos 45 anos de idade, Victor Losada Iglesias, 32 só de surf e, há nove anos como surfista adaptado, após ter a amputação de parte das duas pernas abaixo do joelho, aprova a atitude da associação e a parabeniza pela iniciativa. “O Michael Cardoso, presidente da APGS, está de parabéns pela iniciativa. É muito importante trabalhar a inclusão social em todos os sentidos, incluindo o surfe. Nós temos 24 km de orla, muitos adeptos a esta modalidade e, com deficiência, precisam de atenção. O surfe é um esporte saudável. Eu vejo a associação da Praia Grande abrindo uma porta que jamais deve ser fechada, deve continuar independentemente da gestão”, ressaltou.

Esta é a primeira vez que a Associação Praia Grande de Surf cria esta oportunidade. “Nós, além de promovermos o primeiro campeão municipal PcD de surf da Praia Grande, também mostraremos que a modalidade pode promover a inclusão social das pessoas com deficiência, garantindo a igualdade”, explicou Michael Cardoso, presidente da Associação Praia Grande de Surf.

Para o surfista a inclusão da modalidade é o começo de um novo futuro. “Estamos diante de uma situação muito motivadora. A associação está de parabéns e será a oportunidade de mostrar que a gente tem força”, destaca o atleta, mas que ainda prefere surfar em outros picos por falta de acessibilidade na Praia Grande pela dificuldade que os deficientes encontram para acessar a praia. “Eu sou morador de Praia Grande, mas prefiro outras praias. Infelizmente a falta de uma acessibilidade até a praia me faz procurar outros picos”, disse.

Iglesias deposita no surfe o maior motivo de se manter vivo e feliz, após perder parte das duas pernas devido a uma doença vasuclar. “O surfe me deu força e me fez quem eu sou. Me despertou vida e autoestima. Me encheu de esperança para superar as dificuldades do dia a dia. Todos esses sentimentos também consegui transmitir para outras pessoas se superarem. O surfe me trouxe vários amigos que me ajudaram a não desistir na primeira remada. O surfe é muito mais que um esporte”, finalizou.

Inscrição

Organizado pela Associação Praia Grande de Surf (APGS) e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), as inscrições se mantêm abertas até o dia 14 de outubro de 2021, ao custo de R $80,00. Os interessados devem fazer transferência via PIX (chave 224511948710) e encaminhar o comprovante para o WhatsApp (13) 9.8157-5222.

Vale ressaltar que o Sculp Construtora apresentadora e patrocinadora oficial do APGS de Surf 2021, é aberto para atletas de outras cidades para promover maior intercâmbio entre os competidores, porém, no ranking final, serão declarados campeões apenas os surfistas da Praia Grande.

Nesta primeira etapa entram em disputas as categorias Sub10, Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18, Open, Longboard, Master, Kahuna, SUP e Adaptado. Aos campeões serão oferecidos blocos de prancha de surfe e um kit bem recheado preparado pelos apoiadores.

Sobre o título

É importante alertar que no Sculp Construtora e Incorporadora apresenta o circuito APGS de Surf 2021 só poderão ser declarados Campeões Praia-grandense se estiverem devidamente filiados à APGS.

O APGS de Surf 2021 é apresentado e patrocinado pela Sculp Construtora e Incorporadora e nta com o Co – Patrocínio da C-Four Shaper Supply. Apoios: Banana Wax, ST Blanks, Blue Med Saúde e Sal Na Veia. Colaboração: Prefeitura Municipal da Praia Grande. Organizado por: Associação Praia Grande de Surf (APGS) e Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf)

Galerias | Mais Galerias