#impacto #ação ambiental #biologia #wsl 
Brasil

SOS Mata Atlântica é escolhida pela WSL para participar do WSL Pure

João Carvalho/ WSL Latin America

World Surf League escolhe SOS Mata Atlântica como uma das ONGs beneficiadas da WSL PURE. ONG da WSL celebra os defensores do oceano na Austrália, Brasil, Califórnia, Havaí e África do Sul.

Florianópolis, Santa Catarina, BRASIL (quinta-feira, 22 de abril de 2021) - Em comemoração ao Dia da Terra, a World Surf League (WSL) anuncia que a SOS Mata Atlântica foi uma das ONGs escolhidas para receber uma bolsa da WSL PURE (ONG da WSL) esse ano. O benefício é concedido a Organizações Não Governamentais localizadas em regiões importantes para a World Surf League, cujo trabalho apoia a campanha “We Are One Ocean” da WSL, para a proteção e conservação do oceano em todo o mundo.

“O programa de benefícios da WSL PURE é muito importante para nós, porque nos permite aprofundar nossa conexão com as comunidades onde a WSL realiza eventos, apoiando o incrível trabalho dessas organizações”, disse Emily Hofer, Diretora Executiva da WSL PURE. "Estamos comprometidos em trabalhar a nível global e regional para proteger o oceano e, em particular, investir na juventude como administradores do oceano”.

A SOS Mata Atlântica é uma organização ambiental não governamental (ONG), que trabalha buscando inspirar a sociedade para proteger a floresta costeira ameaçada do Brasil. A doação será usada para financiar uma campanha de mobilização e conscientização, para envolver os governos locais e as comunidades a tomarem medidas visando proteger ecossistemas essenciais, incluindo manguezais, dunas e recifes de coral, ao longo da costa brasileira.

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais próximo do oceano. São mais de 300 municípios localizados pela extensa linha de costa, onde se desenvolvem manguezais, restingas, praias, recifes e vários outros ecossistemas. “A enorme biodiversidade da Mata Atlântica também se deve à essa interação com o oceano e todo o processo de evolução que ocorreu no contato desses sistemas ao longo de milhões de anos”, destaca Diego Igawa Martinez, biólogo e coordenador de projetos da SOS Mata Atlântica.

Por outro lado, essa área também é uma das mais populosas do país. Além de mais de 70% da população brasileira morar na Mata Atlântica, a densidade demográfica na zona costeira chega a ser cinco vezes superior à média nacional. Ainda que, em números absolutos, o Brasil tenha grandes áreas marinhas protegidas, várias regiões no litoral da Mata Atlântica ainda carecem de maior e melhor proteção integrada aos municípios costeiros.

“A vida começou no oceano e a vida na Mata Atlântica brasileira evoluiu sob a influência do oceano”, diz Diego Igawa Martinez. “Trabalhamos há mais de 30 anos para inspirar as pessoas a defenderem a Mata Atlântica e seus ecossistemas costeiros e marinhos. Mas, a próxima década será decisiva para a conservação desses ambientes e temos o prazer e a honra de colaborar com a WSL PURE neste compromisso global. Mais de 70% da população de nosso país vive na área do bioma Mata Atlântica, próxima ao mar. É hora de retribuir mais aos lugares que são nossa casa, que nos proporciona tantas oportunidades e bem-estar geral”.

Neste Dia da Terra e ao longo desta temporada, a WSL está se empenhando em preservar o futuro do nosso esporte, com a petição “We Are One Ocean” convocando os líderes mundiais da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica de 2021, para proteger e conservar pelo menos 30% do oceano global até 2030. A WSL exige que os líderes mundiais sejam guiados pela ciência e por um processo inclusivo que abranja todas as comunidades de partes interessadas, considerando o valor do oceano para os povos de todas as nações.

A WSL incentiva os amantes do oceano em todo o mundo a celebrar o Dia da Terra, aprendendo mais e assinando a petição em weareoneocean.org.

We Are One Ocean é apoiado pela Shiseido, Gillette Venus como parte de seu compromisso contínuo de usar menos recursos até 2030 e o veículo elétrico híbrido Jeep 4xe.

Galerias | Mais Galerias