#competições #wct #wsl #profissional #atletas 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Seleção brasileira reforçada com doze surfistas no Oi Rio Pro

João Carvalho

Mateus Herdy é a novidade substituindo ao havaiano Barron Mamiya

A seleção brasileira ganhou mais um reforço e doze surfistas vão competir no Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema. A última novidade é Mateus Herdy, convocado para substituir ao havaiano Barron Mamiya, que adoeceu e cancelou sua participação. Com isso, o time masculino ficou completo com 11 titulares, incluindo os outros convidados, Yago Dora, João Chianca e Michael Rodrigues. No feminino, Tatiana Weston-Webb segue sendo a única representante e a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour, terá também uma participação inédita de dois surfistas do Peru, Miguel Tudela e Sol Aguirre.

Todos já estão escalados para estrear no Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, que começa na quinta-feira na Capital Nacional do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Para marcar o retorno do maior campeonato de surfe da América Latina, que não foi realizado em 2020 e 2021 por causa da pandemia, uma enorme arena com mais de 3.000 m2 de área construída, vai receber os melhores surfistas do mundo na Praia de Itaúna. São mais de 20 marcas patrocinando a etapa brasileira do CT esse ano.

“É com grande orgulho e satisfação, que apresentamos, talvez, a maior arena construída para um campeonato de surfe em todos os tempos”, destaca Ivan Martinho, CEO da World Surf League na América Latina. “Trabalhamos bastante durante estes anos sem poder fazer o evento por causa da pandemia e só temos a agradecer todas estas marcas e empresas de várias vertentes, que acreditaram no nosso sonho e no potencial do nosso esporte, patrocinando este retorno do Oi Rio Pro, que certamente ficará marcado na história da World Surf League”.

O público que sempre lota Itaúna terá várias ativações dos patrocinadores (Crédito: Damien Poullenot / World Surf League)

Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, será realizado com os patrocínios da Oi, Corona, Havaianas, Red Bull, Oakley, Hydro Flask, Expedia, Banco do Brasil, BB Asset, Localiza, 51 Ice, Australian Gold, Oakberry, TikTok, Unicesumar, Enel, NewOn (Grupo Prevent Senior), Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, EY, Pura Vida, BFGoodrich e será transmitido ao vivo pelo Globoplay SporTVWorldSurfleague.com e Aplicativo da WSL.

A arena construída na Praia de Itaúna terá várias ativações acontecendo durante os dias 23 e 30 de junho. E a torcida brasileira que sempre lota Saquarema, desde 2017 quando o Oi Rio Pro mudou da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para a Capital Nacional do Surf, poderá aproveitar tudo que os patrocinadores irão oferecer durante os dias da competição. Dentro d´água, o show de surfe é garantido e quase todas as baterias da primeira fase masculina, terão algum brasileiro disputando classificação direta para as oitavas de final.

Oi Rio Pro 2022 apresentado pela Corona já vai começar com o surfista local de Saquarema, João Chianca, estreando junto com o campeão mundial e medalha de ouro nas Olímpiadas, Italo Ferreira. O sul-africano Matthew McGillivray completa este primeiro confronto. No segundo, tem o primeiro convidado para substituir tops contundidos, Michael Rodrigues, contra dois norte-americanos, Griffin Colapinto campeão da última etapa em El Salvador e Jake Marshall.

Filipe Toledo destruindo as esquerdas da Praia de Itaúna em 2019 (Crédito: Damien Poullenot / World Surf League)

Na terceira bateria, acontece a segunda participação dupla da seleção brasileira, disputando apenas uma vaga direta para as oitavas de final, com Samuel Pupo e Mateus Herdy enfrentando o vice-líder do ranking, Jack Robinson, da Austrália. Na disputa seguinte, entra o líder e tricampeão do Oi Rio Pro em 2015, 2018 e 2019, Filipe Toledo, vestindo a lycra amarela da World Surf League contra o americano Nat Young e o peruano Miguel Tudela.

Na quinta bateria, entra Yago Dora com o japonês Kanoa Igarashi e o americano Kolohe Andino. Na sexta, estreia o tricampeão mundial Gabriel Medina com dois australianos, Ethan Ewing e Connor O`Leary. E a oitava e última bateria da primeira fase do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, será 100% brasileira, entre Miguel Pupo, Caio Ibelli e Jadson André. Ou seja, um está garantido nas oitavas de final, mas dois terão que passar pela repescagem.

CATEGORIA FEMININA - Se a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour, for iniciada pela categoria feminina, a primeira bateria será entre a costa-ricense Brisa Hennessy, a norte-americana Lakey Peterson e a havaiana Gabriela Bryan. A vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb estreia na segunda, com a pentacampeã Carissa Moore e a convidada do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, Sol Aguirre.

Sol Aguirre será a segunda peruana a competir no WSL Championship Tour (Crédito: Kemichh / Roxy Iquique Pro)

Ela será a segunda peruana a participar de uma etapa do World Surf League Championship Tour. A única tinha sido a campeã mundial de 2004, Sofia Mulanovich. Sol Aguirre já tem três títulos sul-americanos da categoria Pro Junior, sendo bicampeã em 2017 e 2018 e o tri conquistado em 2021 nas mesmas ondas da Praia de Itaúna. Sol está liderando o ranking regional da WSL Latin America esse ano, vencendo as duas últimas etapas que participou, nas Ilhas Galápagos no Equador e em Iquique no Chile. Agora, pela primeira vez vai enfrentar as melhores surfistas do mundo em uma etapa do Championship Tour.

Depois da participação dupla da América do Sul, a francesa Johanne Defay disputa a terceira vaga direta para as quartas de final do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, com as norte-americanas Courtney Conlogue e Caroline Marks. E a última bateria será 100% australiana, entre a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, Isabella Nichols e Sally Fitzgibbons, que defende o título da etapa brasileira em Saquarema, conquistado em 2019.

COLETIVA E RISING TIDES – Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb, Carissa Moore e Sol Aguirre, são alguns destaques do Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, que vão atender aos jornalistas na Coletiva de Imprensa, que será iniciada às 11h00 desta quarta-feira no Centro de Treinamento Leo Neves, na Praia de Itaúna. Também na quarta-feira, logo após a Coletiva de Imprensa, acontecerá o Rising Tides, com cerca de 60 meninas de 9 a 15 anos, tendo a chance de surfar, conversar e trocar experiências com grandes estrelas do surfe feminino mundial.

Tatiana Weston-Webb estará na Coletiva de Imprensa e no Rising Tides (Crédito: Thiago Diz / World Surf League)

Oi Rio Pro apresentado pela Corona será a oitava etapa da temporada 2022 do World Surf League Championship Tour, já na reta final da batalha pelas vagas no grupo dos top-5 do ranking masculino e feminino, que vão disputar os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals em Trestles, na Califórnia. No momento, os únicos brasileiros nessa lista são o líder Filipe Toledo e o campeão olímpico Italo Ferreira, que assumiu o quarto lugar no ranking ao chegar nas semifinais da etapa de El Salvador.

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO APRESENTADO PELA CORONA:

MASCULINA – 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Segunda Fase:

1.a: Italo Ferreira (BRA), Matthew McGillivray (AFR), João Chianca (BRA)

2.a: Griffin Colapinto (EUA), Jake Marshall (EUA), Michael Rodrigues (BRA)

3.a: Jack Robinson (AUS), Samuel Pupo (BRA), Mateus Herdy (BRA)

4.a: Filipe Toledo (BRA), Nat Young (EUA), Miguel Tudela (PER)

5.a: Kanoa Igarashi (JPN), Kolohe Andino (EUA), Yago Dora (BRA)

6.a: Ethan Ewing (AUS), Connor O´Leary (AUS), Gabriel Medina (BRA)

7.a: Callum Robson (AUS), Jordy Smith (AFR), Jackson Baker (AUS)

8.a: Miguel Pupo (BRA), Caio Ibelli (BRA), Jadson André (BRA)

FEMININA – 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Segunda Fase:

1.a: Brissa Hennessy (CRI), Lakey Peterson (EUA), Gabriela Bryan (HAV)

2.a: Carissa Moore (HAV), Tatiana Weston-Webb (BRA), Sol Aguirre (PER)

3.a: Johanne Defay (FRA), Courtney Conlogue (EUA), Caroline Marks (EUA)

4.a: Stephanie Gilmore (AUS), Isabella Nichols (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS)

CAMPEÕES DO OI RIO PRO:

2019: Filipe Toledo (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS) em Saquarema

2018: Filipe Toledo (BRA) e Stephanie Gilmore (AUS) em Saquarema

2017: Adriano de Souza (BRA) e Tyler Wright (AUS) em Saquarema

2016: John John Florence (HAV) e Tyler Wright (AUS) na Barra da Tijuca

2015: Filipe Toledo (BRA) e Courtney Conlogue (EUA) na Barra da Tijuca

RANKING DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR - 7 etapas:

1.o- Filipe Toledo (BRA) – 40.040 pontos

2.o- Jack Robinson (AUS) – 36.905

3.o- Griffin Colapinto (EUA) – 32.150

4.o- Italo Ferreira (BRA) – 28.300

5.o- Kanoa Igarashi (JPN) – 28.110

6.o- John John Florence (HAV) – 28.025

7.o- Ethan Ewing (AUS) – 27.650

8.o- Callum Robson (AUS) – 23.835

9.o- Barron Mamiya (HAV) – 22.620

10.o- Miguel Pupo (BRA) – 22.120

11.o- Caio Ibelli (BRA) – 21.470

12.o- Jordy Smith (AFR) – 20.780

13.o- Connor O´Leary (AUS) – 20.695

14.o- Kolohe Andino (EUA) – 19.355

15.o- Matthew McGillivray (AFR) – 19.065

16.o- Kelly Slater (EUA) – 18.640

17.o- Jake Marshall (EUA) – 17.365

17.o- Samuel Pupo (BRA) – 17.365

17.o- Nat Young (EUA) – 17.365

20.o- Seth Moniz (HAV) – 16.800

21.o- Jadson André (BRA) – 15.375

22.o- Jackson Baker (AUS) – 13.950

23.o- Gabriel Medina (BRA) – 13.230

24.o- Yago Dora (BRA) – 5.710

25.o- Rio Waida (IDN) – 3.320

RANKING DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR - 7 etapas:

1.a- Carissa Moore (HAV) – 36.840 pontos

2.a- Johanne Defay (FRA) – 35.065

3.a- Stephanie Gilmore (AUS) – 32.930

3.a- Brisa Hennessy (CRI) – 32.930

5.a- Lakey Peterson (EUA) – 31.650

6.a- Tyler Wright (AUS) – 28.660

7.a- Isabella Nichols (AUS) – 27.320

8.a- Courtney Conlogue (EUA) – 26.880

9.a- Tatiana Weston-Webb (BRA) – 26.525

10.a- Gabriela Bryan (HAV) – 24.325

11.a- Sally Fitzgibbons (AUS) – 22.065

12.a- Bronte Macaulay (AUS) – 20.570

13.a- Caroline Marks (EUA) – 12.875

COVID-19 – A saúde e segurança dos atletas, staff e da comunidade local, são de extrema importância para a World Surf League, que trabalha em estreita colaboração com as autoridades de saúde locais, para implementar um robusto protocolo de segurança para todos, em relação ao Covid-19.

Galerias | Mais Galerias