#surf #treinamento 
Salvador - Bahia - Brasil

Rudá Carvalho investe em treinamento funcional

Yordan Bosco

Atual campeão baiano profissional, Carvalho realiza, na Academia Complexo B, em Salvador, um trabalho focado no aumento da força, do equilíbrio, da resistência e da potência

Para melhorar a condição atlética e conquistar bons resultados nas competições, o campeão baiano de surf profissional de 2011, Rudá Carvalho, está investindo pesado na preparação física. A cerca de dois meses o ilheense radicado em Salvador divide sua preparação entra as ondas e a Academia Complexo B, situada em Stella Maris.

Com o objetivo de melhorar as performances do atleta, os preparadores físicos da academia têm concentrado o trabalho na força, no equilíbrio, na resistência e na potência. A preparação de Rudá Carvalho é feita pelo professor Edmundo Dante, sob a coordenação técnica de André Piccoli. A Complexo B investe muito em esportes e faz a preparação física de atletas de triathlon, Jiu Jitsu, bicicross e judô. Carvalho é o primeiro surfista.

“Tento fazer dois treinos diariamente, mas às vezes o mar não ajuda e faço apenas um. Porém, todos os dias entro na água e na academia. É muito bacana porque há uma relação de amizade, de confiança e de compreensão com o treinador”, explica o surfista. “Nosso planejamento é focado nas competições e nas condições dos picos onde vou competir”, diz.

Embora o trabalho esteja no início, os resultados, tanto dentro d’água quanto na academia, têm surtido efeito. O atleta se sente mais seguro, mais forte e mais confiante dentro d’água. “Nos trabalhos feitos dentro da academia a evolução dele é bem visível. Melhorou bastante o equilíbrio, a força e potência”, garante o preparador físico e dono da academia, Charles Batalha.

Batalha tem acompanhado de perto os trabalhos realizados com Rudá e explica que a preparação de um atleta de alta performance de surf é algo novo e desafiador para a Complexo B. “Alguns fatores também podem ser trabalhados em outras modalidades, mas o que entra em evidencia é a ‘especificidade do esporte’. Não estamos habituados com o surf, então o trabalho é de conhecimento mútuo”, destaca Batalha.

De acordo com o preparador, o treinamento desenvolvido com o atleta Rudá dentro da academia tem como foco principal o equilíbrio, “onde utilizamos técnicas do treinamento funcional e, em paralelo, desenvolvemos força e potência”, diz o dono da Complexo B. Rudá Carvalho ressalta que a preparação tem inclusive compensado a falta de uma preparação técnica, já que está sem treinador na praia.

Cura de lesão

Em 2011 tinha rolado uma prévia do trabalho de Rudá na Academia Complexo B, quando o atleta foi tratar de uma lesão no tornozelo. “Ao chegar, Rudá relatou sobre uma contusão e tivemos total preocupação para deixá-lo 100%. Fizemos um trabalho direcionado para essa lesão”, explica Charles Batalha.

O atleta garante a eficiência do tratamento e explica que a recuperação foi tão boa que pôde voltar a competir em pouco tempo e conquistou o título baiano.

Charles Batalha acrescenta que a preparação física de um atleta de alto rendimento passa por ciclos específicos de treinamento e que o trabalho com Rudá Carvalho, além de objetivar a melhoria da performance, também tem foco na prevenção de lesões.

Galerias | Mais Galerias