#altura das ondas #praia #surf #ondas grandes #ondas extremas #iniciantes #fotografia #surfguru #previsão 
Brasil

Qual o tamanho dessa onda?

Surfguru

Surfguru realizou uma pesquisa para entender como os surfistas brasileiros percebem a altura das ondas. Se liga nos resultados!

E aí, como está o mar?

O Surfguru fez uma pesquisa sobre a percepção da altura das ondas e estamos aqui para compartilhar os resultados. Se liga!

Meio metrinho, um metrão, dois conto na série, a bomba, … Como quase tudo no mundo do surf, a forma de falar a altura das ondas também virou gíria. Não é de hoje que os surfistas tem diferentes maneiras para expressar a altura das ondas ou determinar o quanto o mar está forte/ pesado. Além disso, também percebemos que cada lugar “vê” a altura das ondas de uma forma, então duas pessoas podem dizer que a mesma onda tem 1m ou 1,5m dependendo de onde ela costuma surfar.

Por isso, como aqui a altura das ondas é um assunto muito sério, nós sentimos que precisávamos trocar com vocês, nossos usuários, sobre esse assunto e entender melhor o que rola dentro da comunidade do surf. Não só pelas brincadeiras que podemos fazer, mas principalmente porque nosso maior assunto, a previsão de ondas, precisa estar alinhada ao que os surfistas entendem como condições de surf. A forma como uma onda é medida, diferenças entre ondas cavadas e ondas mais cheias, alguns mitos sobre como se medir a onda, tudo isso foi observado pela pesquisa.

Os surfistas que ajudaram a gente a solucionar essas dúvidas são experientes ( 65,8% surfam há mais de 10 anos e 91,3% surfam há mais de 2 anos), com idade entre 36 e 60 anos (57,1%), vindos principalmente do SE (25,5% SP e 26,1% RJ).  A grande maioria (87,6%) fala da altura das ondas em metros, sendo a principal forma de se referir ao mar no Brasil. Isso é importante porque a principal medida de onda fora do país são os “pés”, medida oficial de onda da WSL, a liga mundial, e dos recordes do Guiness. 

Mas é aqui que a brincadeira começa a ficar estranha: fizemos uma pergunta para a galera querendo saber qual a altura, em metros, de uma onda com 6 pés? E tivemos um resultado bem surpreendente com quase metade (49,6%) das pessoas errando a resposta correta (1,8m). É um erro bem significativo se formos pensar que essa galera se auto denominou como sendo surfistas experientes com bastante tempo de surf.

E os resultados continuam mostrando algumas faces contraditórias dos surfistas como na pergunta o que significa a expressão “um metrão servido?”. Das respostas que tivemos, 36,1% das pessoas diziam que isso signfica que as ondas tinham quase ou exatamente 1,5m. Isso não faz sentido nenhum!  Não sabemos a razão de tantas variações (que chegam a ser totalmente desnecessárias), mas o nosso esporte está cheio de expressões e gírias que mais confundem do que ajudam a entender.

Por exemplo, perguntamos qual era o tamanho dessa onda:

Luiza Coutinho surfando Abras em Fernando de Noronha 

A divisão das respostas foi a seguinte:

grfico de pizza

E bom, essa pergunta mostra bem como nós percebemos as ondas de maneiras muito diferentes. Tivemos uma boa divisão entre a galera que votou 0,5m e 1m, mostrando como ficamos em dúvida sobre esse assunto. Eu só gostaria de entender como essa onda tem menos de 1m se a surfista está de pé na prancha e a onda segue sendo maior do que ela. Pelo visto, os surfistas não sabem o que signfica 0,5m!

E quando o mar sobre, fica ainda pior.

Se liga nessa onda:

1

Betola (@gurudosmares) dropando a bomba na Barrinha

Antes de ver como a galera respondeu, eu gostaria que você imaginasse se a sua casa tem um pé direito do tamanho dessa onda. Não né, provavelmente ela é muito maior do que a altura do teto da sua casa. Agora se liga nas respostas da pesquisa:

Aparentemente o surfista não sabe usar o sistema métrico… Isso é importante galera, porque é muito difícil que a galera consiga se comunicar quando o significado das coisas são tão aleatórios. Essa última onda não tem menos de 3,5m e mesmo assim, 78,8% das pessoas disseram que estava menor do que isso. Mesmo a altura da onda sendo um fato concreto, as pessoas tem opiniões muito distintas. É muito significativo que 37,4% das respostas percebam que essa onda tem menos de 2,5m, isso é um erro de julgamento muito grande.

E por isso, eu acho que a pergunta mais legal da pesquisa foi a última, quando perguntamos se a galera costuma achar que os amigos e a galera do surf costuma errar o tamanho do mar ou não. E adivinhem? Apenas 19,9% das pessoas disseram que a galera NÃO ERRA, ou seja, 80,1% das pessoas acha que as pessoas dizem a altura das ondas errado! Não é de ficar espantado, já que usar o sistema métrico e o sistema imperial de medidas não parece o forte dos surfistas.

Uma das poucas coisas que foi quase unanimidade foi a pergunta sobre a relação entre altas ondas e altura das ondas: 92% das respostas disseram que a formação das ondas é mais importante que a altura em si. Então pelo menos nisso a gente concorda! hehehe

Portanto, a pesquisa serviu para mostrar que a comunicação sobre a altura das ondas ainda é um ponto que precisa de muita atenção. As diferenças entre ondas cavadas e ondas cheias, falar o tamanho em pés ou em metros e as regionalidades de cada lugar ficaram muito perceptíveis que influenciam e muito a percepção da altura das ondas. Sem contar o ego, que nós sabemos que existe, em falar que costuma surfar um mar maior do que a realidade e diminuir o mar que não surfou. 

Por aqui, seguiremos na luta de mostrar a real altura das ondas baseado nos dados científicos que temos através das bóias e sistemas meteorológicos. Além disso, estamos sempre apoiando a galera que faz esses estudos específicos para medir ondas em eventos oficiais. Temos que dar mais voz à essa galera!

Seguiremos na luta pela forma correta de falar a altura das ondas, e quando dizemos correta não queremos ser os chatos que ficam medindo os centímetros e milímetros, mas a galera que fala o tamanho real das condições. Não muda muita coisa errar por 25 cm, ou trocar um metro por um metrão. Agora, num mar de 4m falar que tem 2m é brincadeira!

E aí, já foi ver a altura das ondas hoje?

Galerias | Mais Galerias