#surf 
Ubatuba - São Paulo - Brasil

Profissionais abrem o Brasileiro de Surf Feminino 2018 em Ubatuba

Fábio Maradei

Com o título nacional de 2018 em jogo, a categoria profissional abrirá o Wiggolly Dantas apresenta Wizard Brasileiro de Surf Feminino, nesta sexta-feira (23), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.

A competição exclusiva para mulheres segue até domingo e o primeiro dia também terá disputas na pro júnior, novidade este ano e valendo o título brasileiro.

Previsão de águas rasas para Itamambuca - SP

As atletas estarão reunidas às 8h30 para o simpósio técnico e às 9h tem início a primeira bateria, com Kayane Reis, de Saquarema, Isabela Saldanha, de São Sebastião, e Júlia Duarte, que é do Rio de Janeiro, mas está morando no litoral paulista. As atletas tops do ranking e que estão na disputa direta pelo título 2018 da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) começam a competir na sequência, às 11h. Depois, às 12h20, é a vez da estreia da pro júnior.

Na “corrida” pelo título profissional 2018, Taís de Almeida, de Saquarema, é a líder com 3.590 pontos. A cearense Yanca Costa aparece em segundo lugar, com 3.135, seguida da pernambucana Monik Santos, com 3.065, e da paulista de Ubatuba, Camila Cássia, com 3.060. No ano passado, o título foi definido em etapa única, no Wiggolly Danta apresenta Wizard Brasileiro de Surf Feminino com Luana Coutinho, superando Camila na final.

Já na pro júnior, a vencedora do evento será declarada a nova campeã brasileira. Também estarão em disputa as categorias longboard profissional (sem contar para o ranking brasileiro) e as amadoras sub16, sub14, sub12 e sub10, como estímulo à formação de novos valores do surf feminino. Essas cinco categorias competem no sábado, a partir das 8h30.

O domingo é reservado para as decisões, com a primeira bateria no mar às 8h. O último dia também terá a Dantas Expression Session, uma bateria valendo a manobra mais radical e voltada para os homens como participação especial, às 10h50. A cerimônia de premiação está marcada para 14h.

Todas as baterias estarão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf, o www.fpsurf.com.br, que terá a transmissão ao vivo das disputas. Na profissional, as atletas dividirão uma premiação de R$ 15 mil e a vencedora ainda leva uma bike motorizada da Uba Surf Motors. Na pro júnior, serão R$ 5 mil. As finalistas também ganharão kits e troféus.

Realizado pelo quarto ano seguido, o evento é uma iniciativa do surfista Wiggolly Dantas, que já esteve entre os melhores do Mundo e quis ajudar e fortalecer a categoria feminina, onde sua irmã, Suelen Naraísa sempre brilhou. “Via a dificuldades do surf feminino e quis ajudar. Conversei com a minha mãe (Eliane, que comanda o evento) e ela topou na hora me ajudar. Estamos no quarto ano, novamente crescemos, agora com a pro júnior, que é muito importante para a nova geração e queremos seguir crescendo sempre”, diz Guigui, como é conhecido.

O Wiggolly Dantas apresenta Wizard Brasileiro de Surf Feminino tem os patrocínios da Wizard by Pearson, Perfect Waves, Uba Surf Motors, Atmosfera Incorporadora, Roxy, Hotel São Charbel e Alma Salgada. Apoios: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Quiksilver, Padoca Itamambuca, EAB Imóveis, Escola de Surf Suelen Naraisa, Mini Kalzone, Adrenalina, Quiosque da Tia Albertina, Tape Brasil, Varejão Santa Rita, Marinho Grelhados e Sushi, Equiptecnica Produções, Gigi Watery, Mar Cenário Móveis e decoração, Silva Indaiá Supermercado. Colaboração: Tio Sam Restaurante e Pizzaria, Digital Brasil, Sergio Nery Fisioterapia e Fit Camp. Divulgação: Woohoo, FMA Notícias, Adventure Tv e C Nunes Productions. Gerenciamento técnico: Associação Ubatuba de Surf (AUS), Abrasp e Federação Paulista de Surf.

Galerias | Mais Galerias