#pororoca #fenômenos naturais 
Amapá - Brasil

Perigo e Adrenalina Prometem Dar o Tom do 14º Brasileiro de Surf na Pororoca

George Noronha

ABRASPO (Associação Brasileira de Surf na Pororoca) confirma realização da 14ª Edição do Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, no Igarapé do Inferno-AP

Entre os dias 11 e 16 de junho a Associação Brasileira de SURF NA Pororoca estará promovendo o 14º Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, nas ondas de maré do Igarapé do Inferno, localizado na fluvial Ilha de Maracá, no Amapá.

O desafio esse ano será nas perigosas e temidas bancadas de uma das menos conhecidas pororocas de que se tem notícia. Segundo o Presidente da ABRASPO, o paraense Noélio Sobrinho, será uma expedição marcada pela aventura e emoção, já que se trata de uma localização bem mais remota que as pororocas mais conhecidas, como a extinta pororoca do Rio Araguari, que até o ano passado serviu de sede para o evento tendo por diversas vezes protagonizado ondas tão épicas quanto demoradas.

Para Noélio será uma das edições mais disputadas dos últimos tempos, já que nenhum dos competidores que fazem parte do elenco de atletas convidados pela organização teve contato com essa onda.

“O que podemos dizer sobre o Igarapé do Inferno é que é um local muito perigoso e que exigirá de nossa equipe muita atenção, cuidado redobrado e toda a experiência acumulada em quase vinte anos de caçada às pororocas do Brasil e do Mundo. Sabemos que a onda de sua principal bancada pode chegar fácil a 2m durante mais de 10min. e esperamos mais um show de surf protagonizado pelos atletas.   

Para o experiente caçador de pororocas, Marcelo Bibita, o isolamento do local e os perigos naturais serão os maiores desafios que todos os envolvidos na competição enfrentarão:

“Estaremos adentrando uma região da Amazônia conhecida por ser lar de muitos jacarés e isso é mais um fator que nos preocupa. As expectativas são as melhores, mas não dá pra esconder o frio na barriga pelo desconhecido”, declarou Bibita.

O evento começa oficialmente nesta quarta-feira, 11, com a recepção dos atletas em Macapá, Capital do Amapá. Na madrugada do dia 12 o grupo parte do Porto de Santana do Macapá e ganha as águas do Rio Amazonas em uma viagem que demorará mais de 24h até que os navios cheguem à Ilha de Maracá.

Na sequência, o roteiro segue o script normal de todos os eventos oficiais na pororoca, realizados pela ABRASPO. Dia 13, primeiro dia no “Inferno”, a organização junto com os atletas e toda a equipe de apoio, formada por bombeiros militares e experientes pilotos de lançamento e resgate em voadeiras e Jet Skis, mapeiam o curso do rio identificando os locais mais perigosos e as melhores bancadas. Na noite deste mesmo dia (nas outras) é feito um briefing com todos os envolvidos na operação, onde serão definidas as estratégias de resgate, procedimentos de emergência, posicionamento dos profissionais de imprensa e outras diretrizes que serão adotadas no dia seguinte.

Nos dias, 14, 15 e 16, as baterias vão sendo lançadas naquela que for avaliada como a melhor bancada do rio e no local comunicado pela organização do evento até a última e mais esperada bateria, a final, quando conheceremos o nome do grande campeão da competição.

IMPORTANTE

Para assegurar a segurança de todos os competidores, alterações nos planos poderão ser feitas durante a competição e/ou a qualquer momento.

Segundo Noélio, participarão da 14ª Edição do Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca atletas vindos de estados das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Contudo, o anúncio oficial dos nomes só será feito após as últimas confirmações que ainda estavam pendentes até a tarde do dia 10.

Mesmo fazendo suspense com a “escalação do time”, Noélio enfatiza os nomes do Hexacampeão Brasileiro da Pororoca, Adilton Mariano e seu conterrâneo, Ícaro Lopes, como presenças confirmadas na competição. Enquanto Adilton defenderá o título e buscará o Heptacampeonato, Ícaro, que conquistou a vaga ao se tornar Campeão Brasileiro Universitário de Surf, também tentará deixar seu nome marcado na história do esporte.

O 14º Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca conta com o Patrocínio do Governo do Amapá. Apoio. CBS-Confederação Brasileira de Surf. Realização: ABRASPO-Associação Brasileira de Surf na Pororoca.

Galerias | Mais Galerias