#notícias #surf #eventos #competições #atletas 
Ceará - Brasil

PENA Paracuru Pro 2021

George Noronha

Glauciano Rodrigues põe uma mão na taça e só depende de si para conquistar seu primeiro título de Campeão Cearense de Surfe Profissional

O segundo dia do PENA Paracuru Pro, quarte e última etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021, que rola até domingo (05), foi mais um dia de boas ondas e fortes emoções na Praia do Ronco do Mar.

Todas as atenções estiveram voltadas para as Fases 3 e 4 da Profissional, já que, dependendo do resultado, o título de Campeão Cearense de Surfe Profissional poderia ser definido. Para isso, os atletas Charlie Brown e Edvan Silva, segundo e terceiro colocados no ranking, respectivamente, teriam de dar adeus à competição antes das semifinais, confirmando assim, o primeiro título de Glauciano. Edvan Silva acabou caindo nas quartas de final, mas Charlie Brown confirmou vaga na semifinal, mantendo vivo o sonho do bicampeonato.

Arthur Silva - Foto: Lima Jr

Glauciano fez o dever de casa vencendo as duas baterias que competiu no segundo dia, mostrando muito foco e determinação. Se mantendo muito ativo nas baterias, dominando as batalhas e não dando chance aos adversários, o local da Praia do Futuro abusou de suas principais armas, aéreos e manobras de borda com muito power, para colocar uma mão na taça se colocando em uma posição privilegiada para conquistar seu objetivo. Agora, Glauciano só precisa terminar na quinta colocação para ficar com o título, isto é, ele pode até perder na terceira colocação que mesmo assim, Charlie Brown, mesmo vencendo, não conseguirá superar Glauciano.

Assim sendo, a única maneira de Charlie Brown tirar a taça das mãos de Glauciano será vencendo o evento e torcendo para que o líder do ranking perca a semifinal na quarta colocação. Apesar de parecer improvável, não é impossível. E caso Glauciano avance para a grande final ele automaticamente se torna o Campeão Cearense de Surfe Profissional 2021.

Mas, o show do segundo dia não ficou restrito apenas às atuações dos profissionais. Os atletas da Open e as Categorias de Base também protagonizaram seu espetáculo à parte e garantiram as emoções em boa parte do dia.

Edvan Silva - Foto: Lima Jr

Na Open o duelo direto pelo título envolvendo o líder do ranking, Eugênio Alves e o surfista local Thiago Eduardo turbinou as disputas. Considerando os descartes, ambos estão praticamente empatados e daqui pra frente, o título do circuito irá para quem terminar o evento na frente, independente da posição. Ambos mostraram que não irão vender barato a derrota e, apesar da favoritismo do surfista local, Eugênio não quer entregar na última etapa o título do circuito que ele vem liderando desde a segunda etapa.

E com Profissionais e Open caindo na água neste sábado (o4) já dá pra perceber que o terceiro dia de competição será cheio de emoções.

NA BASE

Entre as categorias de base o grande destaque do segundo dia ficou por conta da atuação do cearense radicado no Rio de Janeiro, Cauã Costa. O atual Campeão Sul-Americano Pro Junior da WSL mostrou muita serenidade, concentração inabalável e estratégia contundente para cravar a maior nota da competição, um 9,80 e avançar sem dificuldades entre os Sub 18. Quem também venceu e entra na reta final buscando o título da categoria é o surfista local Pedro Rian. Com chances reais de conquistar o feito, Rian só depende de si mesmo, pois, precisa terminar no mínimo na terceira colocação para deixar o troféu de Campeão Cearense Sub 18 em Paracuru.

JOHN JOHN INSUPERÁVEL NA SUB 16 E SUB 14

Nas categorias Sub 16 e Sub 18 o destaque foi a conquista dos títulos antecipados por John John Alves. O homônimo do bicampeão mundial havaiano já não pode mais ser alcançado em nenhuma dessas categorias, pois, apenas um W.O. poderia fazer com que ele pudesse perder o título. O que não ocorreu. Com isso John John Alves pôde comemorar mais cedo os títulos das duas categorias.

SUB 12 E SUB 10

Entre os mais jovens os destaques foram as atuações de Iago Belotti e Nicolas Silva. Enquanto Iago venceu nas categorias Sub 10 e Sub 12, Nicolas segue firme na liderança do circuito em ambas as categorias. Esse será mais um duelo interessante de se observar. Até porque estamos falando do futuro do surfe cearense.

SÁBADO DE FORTES EMOÇÕES 

Com a possibilidade de alguns dos principais títulos da competição serem decididos no penúltimo dia de evento, o sábado poderá ser o dia mais importante do circuito. Ao menos para aqueles que terminarem o dia campeões do certame estadual.

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA INTERNET

Você pode conferir tudo o que rola no PENA Paracuru Pro 2021 Ao Vivo, além de acompanhar os resultados e cronograma através dos canais do You Tube da Federação de Surfe do Estado do Ceará e da Pena e também nos links:

www.pena.com.br 

http://surfbyte.com.br/aovivo/.

CATEGORIAS EM DISPUTA

As categorias em disputa no Circuito Cearense de Surfe 2021 são: Sub 08, Sub10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open Masculino e Feminino (sem limite de idade), Profissional (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Longboard Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos), Long Feminino (sem limite de idade), Surfe Adaptado Open e Surfe Adaptado Cadeirante.

PREMIAÇÃO

Na categoria Profissional a premiação será de R$ 10.000,00 (distribuídos entre os 16 melhores colocados ao final do evento, de acordo com o Livro de Regras da Federação de Surfe do Estado do Ceará), mais Kits e troféus para todos os finalistas; Entre os Amadores a Premiação será composta de 15 Blocos Teccel + 64 Kits + 64 Trofeus.

SUGESTÕES DE HOSPEDAGEM

  • VENTO BRASIL..999813797
  • VILA AYTANA....991615884
  • MARIA BRASIL..987608740
  • POUSADA 360...984190761
  • VELEIRO............988180134
  • DUNAS..............991991972
  • FORMULA 1......988903303

Maiores Informações

Top 16 Promoções (85 999868538)

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 988538538)

amelio.junior@uol.com.br 

www.pena.com.br

O PENA Paracuru Pro, quarta e decisiva etapa do Circuito Cearense de Surf válida como Brasileiro de Surf Profissional da Abrasp conta com o patrocínio da PENA, Governo do Estado (SEJUV) e Prefeitura de Paracuru (Sejel). Apoio: D’Cofibras, Orbe Telecom, Revista Beach Show, Açaí Mix, Kionda Surf Shop, RD Multimarcas, Hotel Vento Brasil e ABRASP. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará e Top 16 Promoções.

Galerias | Mais Galerias