#notícias #eventos #competições #atletas #surf 
Ceará - Brasil

PENA Paracuru Pro 2021

George Noronha

Swell, altas ondas e show de surfe marcam o início da última etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021

Teve início, nesta quinta-feira (02) o PENA Paracuru Pro, 4ª e última etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021. Nas boas direitas da famosa praia do Ronco do Mar, localizada no município de Paracuru, alguns dos principais atletas da competição deram um verdadeiro show de surfe na abertura da mais importante etapa do certame cearense 2021.

Os primeiros a cair na água foram os competidores da Open com o líder Eugênio Alves iniciando os trabalhos logo na bateria de estreia do evento e garantindo vaga na Fase 2 da competição, mantendo o plano de buscar o Título da categoria. Quem também avançou de olho no título foi o surfista local Thiago Eduardo. Ele abusou do conhecimento do pico para cravar a maior nota (9,0) e somatório (17,0) do primeiro dia de competição.

Outro grande destaque da categoria no primeiro dia de competição foi a presença e atuação do mais novo Campeão Sul-Americano Pro Junior WSL, o cearense Cauã Costa, que venceu sua bateria sem maiores dificuldades e é mais um com vaga garantida na Fase 2 da competição.

Na sequência foi a vez dos competidores da Sub 16 apresentarem seu “arsenal” de manobras com destaque para o homônimo do ídolo havaiano, John John Aves, que chegou ao evento já como campeão antecipado da categoria, tendo em vista que nenhum de seus adversários poderá ultrapassar seus 2.800 pontos conquistados nas três primeiras etapas do Circuito.

Caua Costa - Foto: Lima Jr

PROFISSIONAIS NA ÁREA

Contudo, o espetáculo mais esperado do dia foi a apresentação dos Profissionais, que aproveitaram as boas condições do mar para mostrar toda a versatilidade e talento do surfista cearense e brasileiro. Destaque para o local Pedro Rian e o paulista Daniel Adisaka, os únicos que atingiram a casa dos 16 pontos de somatório entre os Profissionais, com o cearense perfazendo 16,00 pontos de 20 possíveis e o paulista cravando 16,50.

Apesar do show dos principais astros da competição todos os olhares estão voltados para a próxima fase da Pro, onde os três que disputam o título mais importante do surfe cearense irão estrear no evento. O líder Glauciano Rodrigues só precisa garantir vaga na final para conquistar seu primeiro título como profissional, independente do resultado de seus adversários.

Já para Charlie Brown, atual terceiro do ranking, e Edvan Silva, o quarto, a missão é um pouco mais complicada. Para Charlie conquistar o bicampeonato ele precisa vencer a competição e torcer para que Glauciano termine em 7º ou abaixo disso. E Edvan, se quiser se tornar pentacampeão cearense Pro, vai precisar, além de vencer o evento, contar com um tropeço de Glauciano, que deverá finalizar a competição na 5ª colocação ou abaixo desse resultado.

Segundo o cronograma tanto as oitavas de final, quanto as quartas estão previstas para cair na água ainda nesta sexta-feira (03) e inevitavelmente, caso não haja mudança no cronograma, conheceremos o nome do grande campeão cearense de Surfe Profissional 2021 ao final do dia.

Também cairão na água, no segundo dia de competição, os competidores das categorias Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Open.

Para Amélio Júnior, Presidente da Federação de Surfe do Estado do Ceará, voltar ao Paracuru é sempre uma grande satisfação e motivo de alegria, já que a etapa é uma das mais tradicionais do certame cearense de surfe: “Nesses mais de 30 anos de eventos de surfe no estado do Ceará o município de Paracuru sempre assumiu papel de protagonista. São incontáveis lembranças de grandes batalhas e decisões emocionantes nessas ondas. E aqui o mar nunca negou fogo e sempre que o circuito finalizou por aqui as ondas foram mais um atrativo e os duelos eletrizantes”, afirmou Amélio. “Não posso deixar de reforçar a importância do poder público no sucesso de um evento como esse e nesse sentido o prefeito Wembley tem demonstrado grande comprometimento com o crescimento e desenvolvimento não só do surfe, como também de outros esportes que têm tradição no município”, enfatizou o dirigente.

Daniel Adisaka - Foto: Lima Jr

CATEGORIAS EM DISPUTA

As categorias em disputa no Circuito Cearense de Surfe 2021 são: Sub 08, Sub10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open Masculino e Feminino (sem limite de idade), Profissional (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Longboard Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos), Long Feminino (sem limite de idade), Surfe Adaptado Open e Surfe Adaptado Cadeirante.

Eugenio Alves - Foto: Lima Jr

PREMIAÇÃO

Na categoria Profissional a premiação será de R$ 10.000,00 (distribuídos entre os 16 melhores colocados ao final do evento, de acordo com o Livro de Regras da Federação de Surfe do Estado do Ceará), mais Kits e troféus para todos os finalistas;

Entre os Amadores a Premiação será composta de 15 Blocos Teccel + 64 Kits + 64 Trofeus.

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA INTERNET

Você pode conferir tudo o que rola no PENA Paracuru Pro 2021 Ao Vivo, além de acompanhar os resultados e cronograma através dos canais do You Tube da Federação de Surfe do Estado do Ceará e da Pena e também nos links:

www.pena.com.br  

http://surfbyte.com.br/aovivo/.

SUGESTÕES DE HOSPEDAGEM

- VENTO BRASIL..999813797

- VILA AYTANA....991615884

- MARIA BRASIL..987608740

- POUSADA 360...984190761

- VELEIRO............988180134

- DUNAS..............991991972

- FORMULA 1......988903303

Maiores Informações

Top 16 Promoções (85 999868538)

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 988538538)

amelio.junior@uol.com.br 

www.pena.com.br

O PENA Paracuru Pro, quarta e decisiva etapa do Circuito Cearense de Surf válida como Brasileiro de Surf Profissional da Abrasp conta com o patrocínio da PENA, Governo do Estado (SEJUV) e Prefeitura de Paracuru (Sejel). Apoio: D’Cofibras, Orbe Telecom, Revista Beach Show, Açaí Mix, Kionda Surf Shop, RD Multimarcas, Hotel Vento Brasil e ABRASP. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará e Top 16 Promoções.

 

Galerias | Mais Galerias