#competições #eventos #estadual #profissional #amador #surf #longboard #atletas #notícias 
Aquiraz - Ceará - Brasil

PENA Iguape Pro 2021 - 2ª Etapa do Cearense de Surfe 2021

George Noronha

Mateus Sena confirma o favoritismo e vence novamente a Pro

Entre os dias 22 e 24 de outubro os melhores surfistas do Nordeste estiveram reunidos para disputar o PENA Iguape Pro, 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021. Após 9 anos sem etapas do certame estadual no município de Aquiraz o evento volta a sediar o Circuito Cearense e presenteia os presentes com altas ondas. Lembrando que todas as etapas do Cearense também são válidas pelo BRASILEIRO PROFISSIONAL ABRASP 2021.

O grande nome da competição mais uma vez foi o potiguar Mateus Sena. Local de Ponta Negra, famosa praia da orla de Natal, Mateus mostrou mais uma vez que está focado em seus objetivos e de maneira eletrizante, venceu a segunda das duas etapas do 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe que rolaram até agora. Mas, engana-se quem pensa que Mateus teve vida fácil!  

A última e principal bateria do evento rolou no domingo 24/10 em boas ondas de até 1m. Com exceção de Elivelton Santos, os demais integrantes da grande Final venceram todas as baterias que disputaram até ali. Assim, estavam todos muito confiantes e o resultado foi um show de surfe com um variado repertório de manobras progressivas, afinal, estávamos com 4 dos melhores aerealistas do Nordeste e do Brasil.

O primeiro a “desferir seus golpes” foi o cearense Campeão Estadual Profissional em 2010, Isaías Silva. Mesmo lesionado, o surfista, local da Praia do Icaraí, foi pra cima dos adversários dando as cartas no início da bateria buscando a liderança. Com um repertório variado de aéreos Isaías precisava apenas acertar duas boas ondas para voltar a vencer no estadual. Contudo, o preço pelo esforço começara a ser cobrado e Isaías, ao final da bateria mal conseguia andar.

O potiguar Israel Jr., atual Vice-Líder do Ranking Cearense 2021, também teve uma grande atuação na Final. Dando mais um show de aéreos e variação de manobras, o local de Baía Formosa conquistou o troféu de terceiro lugar, mostrando que os “Verdes Mares Bravios” do Ceará fazem muito bem a ele, pois, Israel tem sido um frequentador assíduo dos pódios cearenses nos últimos anos.

Apesar da grande disputa entre os conterrâneos potiguares, quis o destino que o grande rival de Mateus na final fosse o único dentre os quatro que não havia vencido todas as baterias que disputou, o paraibano Elivelton Santos. Com toda a sua humildade e carisma, o Índio Voador, como é conhecido no mundo do surfe, foi com tudo e chegou a virar a bateria em um aéreo doble grab incrível há poucos minutos do final da bateria. Aos 25 anos, Elivelton mostrou que além de estar em boa forma, amadureceu muito nas competições, se poupando no decorrer do evento, deixando para o final suas melhores “cartadas”.

Contudo, ninguém queria vencer esse evento mais que Mateus. Ele estava visivelmente concentrado no resultado, sempre respondendo rápido aos ataques de seus oponentes combinando manobras progressivas com manobras de borda, isto é, tudo que os árbitros querem ver. E com uma receita dessa não pode existir outro resultado que não mais uma vitória acachapante para o currículo. Agora, segundo o atleta, o foco vai todo para as duas etapas do WQS que irão ocorrer no Brasil e no Pro Junior.

“Eu amo o Ceará. Nunca tinha surfado aqui na Praia do Iguape, mas o surfista nordestino é assim, se adapta rapidamente. Eu estava focado em fazer mais uma final. Esse era o meu objetivo aqui e estou muito feliz em vencer novamente. Agora, meu foco são as competições internacionais, os dois WQS que irão acontecer no Brasil e o Pro Junior. Infelizmente, não irei estar presente nas próximas duas etapas do Circuito Cearense. Mas, na última, que é em Paracuru, essa praia que eu adoro, pode ser que eu esteja presente. Vai depender apenas do calendário das competições”, finalizou Mateus.

Com isso, o campeonato, que parecia encaminhado para um desfecho de domínio potiguar, voltará a ficar aberto. Entretanto, essa confirmação só teremos após o término das inscrições para a 3ª etapa, quando saberemos quais realmente serão os nomes que estarão na praia disputando a liderança do ranking. De qualquer forma a declaração de Mateus serve como um alento para os cearenses que agora ganharão um novo fôlego na disputa pelo tão cobiçado título de Campeão Cearense de Surfe Profissional.

AMADORES

Entre os amadores os destaques ficaram por conta da atuação dos atletas Thiago Eduardo e Ariane Gomes, que venceram as principais categorias entre os amadores, a Open Masculino e Feminino. Entre os homens Eduardo mostrou muita sintonia com as ondas da Praia do Porto das Jangadas para conquistar o lugar mais alto do pódio. Local de Paracuru, o atleta tem mostrado muita evolução e comprovou isso mais uma vez, superando grandes nomes do surfe cearense para figurar mais uma vez no lugar mais alto do pódio. Em segundo ficou Emanoel Vieira, com Alexandre Camargo e Lucas Bezerra completando o pódio na terceira e quarta colocações. Vale ressaltar que todos os quatro finalistas tiveram uma excelente atuação em todo o campeonato e certamente teremos ainda muitas notícias dessa turma nos eventos de Pro Júnior e WQS.

Se entre os homens a disputa pela ponta do Ranking está acirrada, o mesmo não se pode dizer entre as mulheres, pois, a surfista local da Praia de Iparana, Ariane Gomes, dominou a competição para vencer mais um evento do certame estadual 2021 (o segundo em duas etapas) e se isolar na liderança do circuito. Na segunda colocação ficou a atleta da Paraíba, Ana Luiza, com Letícia Cavalcante em terceiro e Jéssica Santos terminando na quarta colocação.

Na Sub 18 masculino o grande nome da competição foi Raoni Rocha. Com um surf contundente, Raoni mostrou todo o seu talento para superar o não menos talentoso Pedro Rian, trazendo

Ruan Gomes e Kauã Hanson-PB na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Entre as mulheres da Sub 18 o grande destaque ficou por conta da atuação da paraibana Ana Luiza, que não tomou conhecimento das adversárias e saiu da Praia do Iguape com o troféu de campeã. Em segundo lugar ficou Gabriely Queiroz, com Vitória Carneiro e Ster Cavalcante completando o pódio na terceira e quarta colocações, nessa ordem.

Entre os aspirantes a astros da Sub 16 o grande destaque já nasceu com nome de campeão: John John (Alves). O atleta mostrou muita sede de vitória para superar os adversários e conquistar o lugar mais alto do pódio, com Pedro Rian novamente em segundo, Fabrício Alves em terceiro e Francisco Wellison na quarta colocação.

Na Sub 14 melhor para o promissor talento paranaense Lucas Camargo. Mostrando muita disposição e disciplina, o atleta que, é acompanhado de perto por nada menos que Alan Jones-RN, não deu chance aos adversários e com uma bela atuação conquistou o topo do pódio, trazendo consigo John John Alves, Francisco Wellison e Walid Pozier-FRA na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Nas categorias Sub 10 e 12 um fato interessante chamou a atenção, o pódio foi exatamente o mesmo. Contudo, o destaque ficou por conta da avassaladora apresentação do pequeno potiguar Arthur Vilar. Pupilo de nada menos que o Medalha de Ouro Olímpico, Italo Ferreira, Arthur brilhou novamente para subir no lugar mais alto do pódio nessas duas categorias. O garoto segue On Fire em sua trajetória de evolução atraindo para si todos os holofotes do surfe nacional e internacional. Em segundo tivemos Nicolas Silva com Iago Belotti em terceiro e Saymon Rocha na quarta colocação.

Já entre os “Mascotes” da competição, as fofuras da Sub 08, o grande campeão foi o potiguar Narciso Inácio. Já se habituando aos pódios, Narciso se apresenta como um verdadeiro campeão, com estilo dentro e fora d’água. Em segundo ficou o piauiense Kauai Santos, com a pequena Mariana Pinheiro em terceiro e Paulo Ricardo em quarto. Não podemos deixar de destacar também a atuação de Mariana, que na ausência de categoria feminina para a sua idade, caiu na água junto com os meninos e fez bonito arrancando muitos aplausos da torcida que acompanhava nas areias da Praia do Pontão.

E por falar em Praia do Pontão, esse evento trouxe um diferencial em comparação às etapas dos últimos anos do certame cearense: 2 estruturas completas rodando simultaneamente com as baterias de todas as categorias amadoras da competição, fato este que exigiu muito planejamento e sincronia por parte do staff, para que tudo corresse sem maiores problemas.  

Enquanto os surfistas de pranchinha aproveitavam as boas ondas da Praia do Porto das Jangadas do Iguape, os atletas do Longboard (com exceção dos pequenininhos da Sub 08) tiveram um palanque exclusivo para a modalidade, montado na Praia do Pontão do Iguape, o que ajudou muito os competidores, já que a onda de lá é propícia para a prática dos pranchões.

Na Longboard Open o grande destaque, mais uma vez, ficou por conta da incrível atuação do surfista de Jericoacoara Antônio Victor. Vitinho, como é mais conhecido, mostrou por quê é o cara a ser batido no Longboard Nordestino cavando a maior nota da competição, um 9,25. Com o resultado o atleta entrou para o seleto grupo dos que venceram as duas etapas do Circuito Cearense de Surfe 2021 realizadas até agora.

Entre as mulheres o destaque foi a carioca Aylar Cinty, mais uma que encabeça o circuito cearense em sua categoria após vencer as duas etapas que rolaram até agora no Circuito. Em segundo lugar ficou a surfista de Jericoacoara, Flora Arruda, com Esmeralda Garzon em terceiro e Liane Sampaio em quarto lugar.

Entre os Masters do Pranchão o grande campeão foi o veterano Marcelo Bibita. Surfando como se estivesse em casa, Bibita conseguiu apresentar suas principais armas, que são o footwork e as manobras de borda, para superar seus adversários, Paulo Pacheco, Natinho Rodrigues e Ronaldo Unias, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados.

Entre os Legendes o grande vencedor foi Cardoso Júnior. Surfando com muita fluidez, Cardoso não deu chances aos oponentes e faturou mais um troféu de campeão para a sua extensa coleção. Em segundo ficou o anfitrião do evento, Pena, com o pernambucano Jaime Farinha em terceiro e Cirilo na quarta colocação.

Entre os veteranos da Kahuna muita disputa na água para consagrar o eterno ídolo do surfe cearense, Fábio Silva. Destaque também para o surfista local Urso Ferreira, que terminou na segunda colocação. O local da Praia da Leste-Oeste, Carlos Santana terminou em terceiro e Carlos Silva ficou com a quarta colocação.

Na Master o grande nome foi o do atleta Isaías Silva, que com a vitória, conquistou mais um bom resultado na etapa. Respectivamente, Jeová Rodrigues, Gleison Sardinha e Alexandre Gonçalves completaram o pódio em segundo, terceiro e quarto colocados.

O BOM FILHO À CASA TORNA

O retorno à Praia do Iguape, após 9 anos afastado das boas ondas desta parte do Litoral Leste cearense, foi mais uma conquista para o surfe cearense. Além de revitalizar o surfe como importante vetor do turismo no município de Aquiraz, traz mais diversidade de ondas para o circuito e contribui para o fomento do esporte na região. Segundo o prefeito do município, Bruno Gonçalves, o evento foi um sucesso e no ano que vem será ainda melhor:

“A nossa gestão busca resgatar a tradição de destino turístico esportivo que foi abandonada nos últimos anos. Para isso estaremos investindo forte não somente no surfe, mas também no kitesurfe, que são os principais esportes praticados em nosso litoral. Nós preparamos uma linda festa para receber todos os atletas e suas famílias. Tivemos Sunset Vibes, no sábado, feirinha de artesanato, música ao vivo na praça e muitas outras ações pensadas exclusivamente para bem recebe-los. E é só o começo. Em 2022 essa etapa será ainda maior e espero que todos voltem para se encantar ainda mais com as belezas de nosso município”, declarou Bruno.

Quem também fez questão de se fazer presente ao evento foi o Secretário de Esportes do Estado, Rogério Pinheiro. Ele foi mais um a enfatizar a importância tanto do retorno da Etapa do Iguape, como da importância do Circuito Cearense como um todo:

“Estamos muito felizes em colaborar para essa grande festa do surfe cearense. O retorno do Iguape ao calendário estadual do surfe é mais uma prova do compromisso da Secretaria de Esportes do Governo do Estado com o desenvolvimento do surfe em todo o litoral cearense. Estamos muito satisfeitos com todo o evento e prontos para contribuir no que for preciso para que todas as etapas do circuito tenham igual sucesso!”, afirmou Rogério.

Para Amélio Jr., Presidente da Federação de Surfe do Estado do Ceará, o evento foi um grande desafio que superou suas melhores expectativas:

“Quando colocamos duas estruturas na praia para funcionar simultaneamente sabíamos os riscos e as dificuldades que enfrentaríamos. Desde a formação da equipe técnica, até mesmo as condições das ondas. Tudo foi dobrado: palanque, som, estrutura, arbitragem e o principal, as ondas. Colocar um evento na água com boas ondas em um pico já é um desafio, imaginem em dois lugares totalmente diferentes. Contudo, ao longo de mais de 30 anos a Federação vem desenvolvendo esse trabalho e sabemos da qualidade dos profissionais que estão ao nosso lado. E como acreditávamos, tudo deu certo!”, declarou o dirigente.

PRÓXIMA PARADA

A próxima etapa do Circuito Cearense de Surfe está confirmada para os dias 05, 06 e 07 de novembro na Praia do Futuro.

PREMIAÇÃO

A premiação da 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021 foi composta por R$ 10.000 (dez mil reais) distribuídos entre os 16 melhores atletas profissionais da competição.

Entre os amadores a premiação foi composta de 15 Blocos Teccel + 64 Kits PENA + 64 Trofeus distribuídos nas seguintes categorias: Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open (sem limite de idade); Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Long Open (sem limite de idade), Long Master (a partir de 35 anos); Long Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade).

TRANSMISSÃO AO VIVO

O evento teve Transmissão Ao Vivo pela internet através dos links: https://surfbyte.com.br/aovivo ou do www.pena.com.br .

CALENDÁRIO DO CIRCUITO CEARENSE DE SURFE 2021

ETAPA 1 - 16 a 19 / Set / Taiba / Sga (FINALIZADA)

ETAPA 2 - 22 a 24 / Out / Iguape/ Aquiraz (FINALIZADA)

ETAPA 3 -05 a 07 / Nov / PF / Fortaleza (CONFIRMADA)

ETAPA 4 -19 a 21 / Nov / Caponga / Cascavel

ETAPA 5 - 03 a 05 / Dez / Ronco do Mar / Paracuru

Maiores Informações

Top 16 Promoções (85 999868538)

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 988538538)

amelio.junior@uol.com.br  

www.pena.com.br 

O PENA Iguape Pro contou com os patrocínios de PENA, Prefeitura de Aquiraz e Governo do Estado através da Secretaria de Esportes. Apoio: D’Cofibras, Revista Beach Show, Amaury Lanches, Consultório do Açaí, Barraca Iguape Beach, Hotel Don'Ana, Hotel Marina do Barro Preto, Emme Surf Wear, Hotel Sol Leste, Pousada Amor de Andréa, Farmácia Bompreço, Barraca O Beto e Abrasp. Realização: Federação de Surfe do Estado do Ceará e Top 16 Promoções.

Sobre o Circuito Cearense de Surfe

Há 32 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surfe, certame que ao longo de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surf brasileiro e mundial.

Muitos atletas que integram ou já integraram o WCT, a Elite do Surfe Mundial, tiveram importante passagem pelo circuito cearense como os potiguares Jadson André e o medalhista de ouro olímpico, Italo Ferreira, que tiveram no Circuito Cearense um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também estiveram no Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Circuito Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.

E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surfe como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior) e, mais recentemente, Silvana Lima, nossa representante olímpica, dentre muitos outros, que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

Segundo o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o Circuito Cearense de Surf é o mais antigo certame estadual da modalidade, em todo o território nacional, e que nunca foi interrompido, sendo esta a 33ª edição da competição.

RESULTADOS

PROFISSIONAL

1º Mateus Sena-RN

2º Elivelton Santos-PB

3º Israel Jr.-RN

4º Isaías Silva-CE

OPEN MASCULINO

1º Thiago Eduardo(CE) 

2º Emanuel Vieira(CE) 

3º Alexandre Camargo(CE) 

4º Lucas Bezerra(CE) 

OPEN FEMININO

1ª Ariane Gomes-CE

2ª Ana Luiza-PB

3ª Letícia Cavalcante-CE

4ª Jéssica Santos-CE

SUB 18 MASCULINO

1º Raoni Rocha-CE

2º Pedro Rian-CE

3º Ruan Gomes-CE

4º Kauã Hanson-PB

SUB 18 FEMININO

1ª Ana Luiza-PB

2ª Gabriely Queiroz

3ª Vitória Carneiro

4ª Ster Cavalcante

SUB 16

1º John John Alves

2º Pedro Rian

3º Fabrício Alves

4º Francisco Wellison

SUB 14

1º Lucas Camargo-PR

2º John John Alves

3º Francisco Wellison

4º Walid Pozier-FRA

SUB 12

1º Arthur Vilar-RN

2º Nicolas Silva

3º Iago Belotti

4º Saymon Rocha

SUB 10

1º Arthur Vilar-RN

2º Nicolas Silva

3º Iago Belotti

4º Saymon Rocha

SUB 08

1º Narciso Inácio-RN

2º Kauai Santos-PI

3º Mariana Pinheiro

4º Paulo Ricardo

LONGBOARD OPEN MASCULINO

1º Antônio Victor

2º Gabriel Ralen

3º Elis Silva

4º Marcelo Bibita

LONGBOARD OPEN FEMININO

1ª Aylar Cinty-RJ

2ª Flora Arruda

3ª Esmeralda Garzon

4ª Liane Sampaio

LONGBOARD MASTER

1º Marcelo Bibita

2º Paulo Pacheco

3º Natinho Rodrigues

4º Ronaldo Unias

LEGEND

1º Cardoso Júnior

2º Pena

3º Jaime Farinha-PE

4º Cirilo

KAHUNA

1º Fábio Silva

2º Urso Ferreira

3º Carlos Santana

4º Carlos Silva

MASTER

1º Isaías Silva

2º Jeová Rodrigues

3º Gleison Sardinha

4º Alexandre Gonçalves

Galerias | Mais Galerias