#competições #eventos #big surf #surf #ondas extremas #ondas grandes #profissional #notícias 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Ondas de 4m nesta 5ª feira na última janela do Itacoatiara Big Wave 2021

AN Press Assessoria de Imprensa - Alessandra Nóbrega

Elite do surf de ondas grandes caiu no mar para aumentar pontuação, incluindo surfistas femininas que disputam entre as Big Riders mundiais.

23-09 -  A nata dentre os  atletas do surf de ondas grandes do mundo, voltou ao mar de Niterói nesta quinta-feira (23)  para aumentar a pontuação na competição do Itacoatiara Big Wave 2021. Com a entrada do  swell , os competidores  pegaram  ondas entre três e quatro metros. Surfistas como Lucas Chumbo e  Pedro Calado, remaram para aumentar a pontuação . A última janela do ano do campeonato, contou com a presença feminina de Michelle Des Bouillions e Michaela Fregonese , veteranas e  as duas únicas brasileiras a disputarem dentre as  Big Riders mundiais .

“Eu me sinto  especial e  acho que a  Michaela Também , e hoje particularmente foi um desses dias muito especiais . Eu me senti em , Nazaré  que tem uma estrutura diferenciada . Nesse mar não tem o canal . Foi o maior mar que eu já peguei na remada  mas tivemos o apoio ,  de os dois jet skis dando suporte, além da força  dos colegas foi um dia de superação e estamos trabalhando cada vez mais para nos superarmos . Já competi bastante em Itacoatiara com campeonatos estaduais , mas não eram grandes  assim . Agora foram ondas ótimas e consegui pegar duas boas. Vamos ver a pontuação como fica, mas foi muito bom“ vibrou  a carioca Michelle Des Bouillions .

Durante as outras etapas da competição nomes como Gabriel Sampaio, Pedro Goulart e Gilmar Catelani também entraram no mar e estão na disputa . Na remada de hoje,  Lucas Chumbo disputou as melhores ondas  com Pedro Callado .  

O campeonato todo realizado no formato digital pela primeira vez no Brasil , manteve todos os protocolos sanitários de combate à pandemia. Somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio que fizeram teste de Covid-19  participaram da competição . Foram três janelas de ondas grandes e  os fãs do esporte puderam acompanhar o Itacoatiara Big Wave 2021 pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).

O Itacoatiara Big Wave 2021 está sendo apresentado pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói (Smel), e pela Enel Distribuição Rio, conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E. Vianna Personal.

“Niterói além de ser um celeiro de craques , ainda tem potencial para receber atletas de todo mundo e veteranos em varias modalidades esportivas . Itacoatiara já é conhecida internacionalmente como sede de diversos mundiais e o Big Wave agora se consagrou definitivamente  com ondas espetaculares .É um grande prazer  poder apoiar e a cidade poder sediar um evento deste porte“ comemorou  Luiz Carlos Gallo, secretario de Esporte e Lazer de Niterói.

“Esse é o melhor swell da janela de competição. Chega com muita energia, tamanho e ventos favoráveis. É uma excelente oportunidade para os atletas surfarem ondas que podem levar ao título do campeonato. Os atletas sabem disso e alguns dos principais nomes da elite do surf de ondas grandes no Brasil com Lucas Chumbo, Pedro Calado e Gabriel Sampaio caíram em Itacoatiara , e hoje com a presença feminina das Big Riders Michelle Des Bouillions e Michaela Fregonese ,” frisou Alexey   organizador do evento .

Em cada janela aberta de acordo com a ondulação das ondas os atletas  fizeram as filmagens e enviaram para a organização do evento. Após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. O resultado será anunciado em outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.

Galerias | Mais Galerias