#comportamento 
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Marcos Monteiro é condecorado com a “Medalha Força e Coragem”

Redação SURFAR

O big rider e guarda-vidas de Saquarema Marcos Monteiro foi condecorado na última sexta-feira com a “Medalha Força e Coragem” em cerimônia realizada no São Nobre do Comando Geral do Corpo de Bombeiros

O big rider e guarda-vidas de Saquarema Marcos Monteiro foi condecorado na última sexta-feira com a “Medalha Força e Coragem” em cerimônia realizada no São Nobre do Comando Geral do Corpo de Bombeiros por ter participado do salvamento do surfista Ademir Calunga, no início de setembro na Praia de Zicatela em Puerto Escondido, México.

Durante uma competição de ondas grandes, Calunga foi atingido por sua própria prancha, maxilar, desmaiando instantaneamente em um grave acidente. Percebendo a gravidade da situação, Marcos Monteiro, que também participava da competição, realizou o resgate do afogado. Mesmo enfrentando um mar de imensas ondas e correnteza forte, ele conseguiu resgatar e reanimar o surfista antes da chegada do socorro médico.

Segundo o coronel Sérgio Simões, secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, equipamentos e boa formação são fundamentais para que os militares desempenhem bem as suas funções, porém força e coragem são dois componentes inerentes ao Bombeiro-Militar, além de determinantes para o êxito das árduas missões atinentes à Corporação.

“Atuando sozinho e em ambiente adverso, o sargento Marcos Monteiro demonstrou um elevado nível de destemor e abnegação. Que esse feito sirva de exemplo a todos os bombeiros na busca pela excelência nos serviços de salvamento”, ressaltou o coronel.

Durante o salvamento, Marcos Monteiro disse ter temido pela vida de Calunga, mas em nenhum momento deixou de acreditar no cumprimento da missão.

“Fiz o salvamento sem pensar na compensação. Afinal, o nosso objetivo maior é cumprir a operação com sucesso. No entanto, fiquei muito feliz e satisfeito por esse reconhecimento do Comando-Geral”, destacou Monteiro.

Galerias | Mais Galerias