#competições #ondas grandes #ondas extremas #surf #eventos 
Brasil

LAGUNA, A SEDE DOS PRINCIPAIS EVENTOS DE ONDAS GRANDES DO BRASIL!

Janaina Steiner

Laguna estará recebendo o primeiro evento brasileiro de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf)

Laguna, além de suas belezas naturais, possui mais de 20 praias em seu território, todas elas propícias para a prática do surf. A costa do município oferece aos surfistas ondas dos mais variados tipos: tubular, cheia, direita, esquerda e, inclusive, ondas grandes, uma das maiores do Brasil!

A praia do Cardoso, situada na comunidade do Farol de Santa Marta, é um dos principais destinos brasileiros para os praticantes do Surf de Ondas Grandes, uma modalidade esportiva originária do surf tradicional, porém com metodologia de competição, critérios de julgamento, equipamentos e atletas próprios, diferentes do surf shoartboard.

Desde 2015 a praia do Cardoso tem recebido os mais importantes eventos de Ondas Grandes do Brasil, em parceria com a Big Waves Brasil (BWB), como o Desafio Mormaii de Ondas Grandes 2015 (primeira competição nacional de ondas grandes após décadas) e o Mormaii Big Waves 2018 (primeiro e único evento de Ondas Grandes homologado pela World Surf League – WSL no Brasil). Agora em 2022 estará recebendo o primeiro evento brasileiro de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), onde será coroado o primeiro Campeão Brasileiro desta modalidade na história.

Para o Prefeito Municipal Samir Ahmad, “o surf em Laguna representa para essa gestão uma grande oportunidade de explorar e valorizarmos o que temos de melhor e da melhor forma. Nossas belezas naturais sendo cenário para a prática do esporte. Isso é saúde, é qualidade de vida, é exatamente o que buscamos como gestão. Já o surf de ondas grandes é a nossa ‘cereja do bolo’ e esse evento veio para coroar o trabalho que estamos fazendo junto das associações. Será a nossa oportunidade de mostrar que Laguna, o Farol de Santa Marta, são os melhores destinos do país para quem é ‘casca grossa’ e quer encarar grandes desafios”.

Todos estes eventos tiveram a fundamental parceria da Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM), da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Swell Eventos. A ASTFSM é a instituição responsável pelo ordenamento e pelo fomento desta modalidade esportiva na região, realizando um trabalho exemplar, sempre com o total apoio da FECASURF.

O Prefeito Samir, junto com a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, está apoiando a retomada dos projetos vinculados ao surf em Laguna após um período um pouco apagado. Conforme amplamente divulgado pelo Secretário José Mello Júnior, neste ano de 2022 a Prefeitura pretende apoiar, no mínimo, 8 eventos de surf no território municipal, sempre em parceria com as associações de surf locais.

Para Helton Albino, Presidente da ASTFSM, “o surf traz qualidade de vida e saúde para a população local e regional, além de estimular o turismo, gerando renda para a comunidade local, principalmente na baixa temporada. Os surfistas são unidos e envolvidos com gestão pública da nossa região, e sempre contamos com a parceria do poder público (executivo e legislativo) para trazer melhorias para o nosso quintal de casa”.

Renato Melo, Presidente da FECASURF, cita que “a ASTFSM é uma das mais atuantes associações de surf de Santa Catarina, sempre com bastante envolvimento e participação, tanto no que se refere ao esporte, quanto às causas socioambientais. O trabalho desta associação e os eventos de Ondas Grandes são muito importantes para Santa Catarina e para a FECASURF, destacando o nosso litoral em âmbito nacional e até internacional”.

A CBSurf coroará em 2022 o primeiro Campeão Brasileiro de Ondas Grandes da história! Conforme explicou Thiago ‘Jacaré’, Diretor de Ondas Grandes da CBSurf, a ideia original era fazer um circuito de 03 (três) etapas - “Como a nossa gestão assumiu somente em maio, não foi possível realizar o projeto original do Circuito Brasileiro de Ondas Grandes ainda nesse ano, com 3 etapas, porém, já pretendemos dar o pontapé inicial em 2022 com um grande evento”.

O CBSurf Big Wave Mormaii 2022 será realizado dentro de uma ‘Janela de Espera’ de três meses, que se inicia no dia 15 de julho e se encerra no dia 15 de outubro. Dentro deste período a organização do evento monitorará as previsões das ondas e realizará a chamada do Sinal Amarelo (possibilidade de chegada de grande ondulação) com 7 dias de antecedência e a chamada do Sinal Verde (confirmação da ondulação e do evento) com 4 dias de antecedência.

Foram selecionados pela CBSurf 20 dos melhores atletas de Ondas Grandes da atualidade, que se somaram à 4 atletas regionais convidados. São renomados big riders brasileiros, que foram escolhidos pelo desempenho em competições brasileiras e mundiais anteriores, além do reconhecimento da atual performance deles.

A organização do evento promete uma transmissão ao vivo de primeira qualidade, com diversas câmeras de ação, comentaristas web de peso e repórteres de beira de praia. Tudo isso para as pessoas acompanharem toda a ação nos mínimos detalhes, onde quer que estejam. Além da competição, haverá também a clássica Conferência Técnica dos eventos de Ondas Grandes da BWB, e dessa vez com a parceria da ‘Caravana do Surf’ da CBSurf’. A Conferência também terá transmissão ao vivo, assim como a cerimônia de premiação ao final da competição. A transmissão ao vivo será realizada pelo site da CBSurf: https://cbsurf.org.br

OS RESPONSÁVEIS POR ESTE EVENTO, QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

A BWB apresenta o CBSurf Big Wave Mormaii 2022, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer. A Agência Dream Factory é a grande parceira da CBSurf no evento. A competição é homologada pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e pela Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM).

Apoiam a realização do evento: Silverbay; Fu Wax; Surfland Brasil; Index Krown; Satto Surfboards; Cardoso Surf Camping e Pousada; Restaurante Praia Grill; Big Rider’s House; SunTech Protetor Solar; Session Store; Nob Multiesportes; Campo de Surf da Cigana; Cigana’s House; Restaurante San Duarte; TAC TeleCom; Náutica Sul; Alaia Surf Shop; Corpo de Bombeiros Militar de SC.

A competição está sendo realizada dentro de uma Unidade de Conservação Federal, denominada ‘Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca’. O fato de estar inserido no território da APA exige um maior controle dos possíveis impactos ambientais relacionados ao evento e a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). A APA da Baleia Franca é parceira e autoriza este evento. A Marinha do Brasil também deverá liberar e acompanhar a competição.

Foi elaborado um Plano de Gestão Ambiental para o evento, com o objetivo de reduzir e até eliminar impactos socioambientais negativos e potencializar os impactos positivos. O CBSurf Big Wave Mormaii 2022 também aderiu ao Programa CarbonOk®, que atesta tecnicamente pela neutralização dos gases de efeito estufa gerados diretamente pelo evento.

 

Galerias | Mais Galerias