#fotografia 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Itacoatiara Educoambiental I edição

Robson Costa

Com muita disputa e radicalidade, foi realizada nos dias 20 e 21 de abril, na Praia de Itacoatiara, Niterói, a 1ª etapa do circuito niteroiense de bodyboarding.

Fotos: Thiago Holanda / Téo Cury /  Lentes in focus

O Campeonato aconteceu entre os dias 20 e 21 de abril, reunindo os ídolos do esporte desde os anos 80. Participaram das atividades realizadas na praia, os Legends, Marcello Pedro, Cláudio Marques, Anderson dos Santos “Gordinho”, Marlus Joca e Marcello Miranda. A nova geração, também esteve presente e representada pelo talentoso competidor Guilherme Montenegro “Gui” com apenas 9 anos de idade, André Sancho e tanto outros nomes do esporte totalizando 90 atletas participantes de todo o Brasil.

O evento teve início no sábado, (20/4), com subida ao Costão de Itacoatiara, atividades físicas, alongamentos na areia, história do esporte, palestras sobre preservação ao meio ambiente, os efeitos negativos do lixo, micro lixo, preservação da restinga e também soltura de tartaruga juvenil-verde. Nessa edição, estiveram presentes o INEA, SOAMI, Projeto Aruanã Tartarugas Marinhas e Biólogos convidados.

Ondas em torno de meio metro abrilhantaram ainda mais o evento, que revelou seus campeões em meio a 90 atletas inscritos, com um verdadeiro festival de manobras e areia cheia.

No sábado, com disputas acirradas aconteceram as categorias Open, Sub 16 e Sub 12. Mesmo se tratando de um circuito local, participam do niteroiense atletas de todo o Brasil e até do exterior. Nessa edição, prestigiaram o evento em torno de 20 atletas do Espírito Santo, também de São Paulo, Ceará, Macaé Campos e outros.

O título da categoria Open nessa etapa, ficou com o atleta André Sancho, seguindo em segundo Lucas Almeida, completando o pódio Bruno Rocha e Renan Souza, em terceiro e quarto respectivamente.

Já na Sub 16, o grande vencedor foi João Paulo, ficando em segundo Paulo Vítor. A terceira posição ficou com Guilherme Montenegro "Gui" e a quarta colocação foi de Matheus Rodrigues.

Na Sub 12, o lugar mais alto do pódio ficou com Guilherme Montenegro "Gui", atleta do Espírito Santo. seguido por Kleverton dos Santos em segundo lugar, Bruno Gabriel e Cauã Zanotti finalizaram a etapa em terceiro e quarto respectivamente

Nas Equipes Masters não faltou experiência

A equipe campeã foi composta por Cláudio Marques, Erick Poseidon, Diego Vieira, Ricardo Barão e Luciano Cruz. 

O segundo lugar ficou com a equipe que tinha como atletas, Marcello Pedro, Guilherme Gianelli, Eduardo Marcos, Hugo Debiasi e Diego Espíndola.

Na terceira colocação, a equipe de Anderson Gordinho, Guilherme Müller, Paulo Henrique, Gustavo Alba e Hugo Pessanha.

Resultados Master individual

Na categoria Legend, o pódio foi formado por Marcello Pedro, seguido por Cláudio Marques e Marcelo Miranda.

Na Grand Master, Guilherme Gianelli, Waldyr Drordron e Gugu Sunset.

Na Master, Gustavo Alba, Hugo Pessanha e Erick Poseidon foram os primeiros.

Na Sênior, Diego Vieira, Werneck Almeida e Bruno Ross foram os destaques.

E na Musas, Tatiane Rodrigues foi a campeã seguida por Renata Pimentel.

Com várias atividades programadas, a iniciativa contou com aulas de alongamentos, Palestras sobre a preservação do meio ambiente, os efeitos negativos do lixo e micro lixo, soltura de tartaruga, sorteio de brindes entre outras atividades.

Em ocasião, o idealizador do Projeto Itacoatiara Educoambiental, comentou: “Atualmente acontecem várias iniciativas e campanhas em prol da preservação do meio ambiente, isso é muito bom. Por outro lado, me preocupo com grupos que se reúnem para realização de limpeza e retirada de lixos esquecidos por frequentadores das praias, fazendo ações sem acompanhamento de biólogos ou as instituições responsáveis e habilitadas para tal feito. Acredito que somente através da informação e conscientização, novos caminhos serão possíveis, transformando pessoas em multiplicadores conscientes e agentes ambientais. A proposta do projeto Itacoatiara Educoambiental, é transmitir os princípios básicos de preservação ao meio ambiente através do esporte, gerando conhecimento, conscientização, respeito a natureza, preservação e consequentemente a melhoria na qualidade de vida da nossa e futuras gerações.” Finaliza Robson Costa.

Agradecemos aos patrocinadores, competidores e colaboradores.

APRESENTADOR

Unicesumar Niterói

PATROCINADOR

Pena live freestyle

CO PATROCINADOR

Tendência Wood, Up Grade, 51 ice, Puro Suco, Acorp Eventos, SGA Toyota.

APOIO

Lojas Coast Marine, Use Tugun, Lifes, Espaço Laser Depilação, Niuê Isla, Colégio Pluz, Funcionow Icaraí, Tws Sport Wear, Pousada Tutuca Itaipú, Marcelo Natural, Doces da Ka, Projeto Aruanã, Escola de bodyboarding Lyse Kitzinger, Bodyboard Legends, The Box, Macaé Master

MÍDIA

Surfguru Pro, Ride it, Mundo bodyboard,

Aloha Web Rádio, Rádio Grussaí Fm, Internight mídia, Ricosurf, Waves.

Galerias | Mais Galerias