#poluição #estudos #inovação 
Hawaii - Estados Unidos

Estudante Propõe Projeto para Combater Lixo Oceânico

Carly Long - the Inertia

Garrafas de plástico aterrorizam o meio ambiente, e se você não acredita, então procure no Google uma imagem da "Plastic Beach" dos Estados Unidos (também conhecido como Kamilo Beach, no Hawaii)

Ao longo dos últimos quatro anos, o "Hawaii Wildlife Fund" (Fundo Havaiano para a Vida Selvagem) limpou mais de 100 toneladas de detritos marinhos. Para dar alguma perspectiva, em média, uma garrafa de água de plástico vazia pesa cerca de 0,02 kg. A praia de Kamilo é apenas uma das muitas praias poluídas em todo o mundo, devido aos cinco grandes giros oceânicos, que são sistemas de correntes oceânicas onde se acumulam milhões de toneladas de plástico rotativas. E ninguém quer nadar (ou consumir indiretamente) em manchas de lixo plástico, incluindo na vida marinha.

A indústria de água engarrafada iria à falência se as pessoas não quisessem, é inteiramente orientado pela demanda. Portanto, a fim de ver os resultados no ambiente, o mercado (nós) devemos ajustar as nossas demandas. Houve alguns esforços para resolver esta questão, como em Concord (Massachusetts), onde houve uma proibição da venda de garrafas plásticas de água e a redução do peso das outras garrafas plásticas, mas a maior solução pode resultar a partir da pesquisa e design, de um estudante de 19 anos, Boyan Slat.

Slat, um estudante de engenharia aeroespacial na Delft University of Technology, criou um dispositivo de limpeza do oceano que poderia remover 7.250.000 toneladas de resíduos plásticos dos oceanos do mundo até 2020 - o equivalente ao peso de mil Torres Eiffel. O dispositivo passaria através dos giros de plástico, agindo como um funil gigante com plataformas de processamento para separar plâncton do lixo. Slat tornou-se plenamente consciente da poluição oceânica durante um mergulho na Grécia.

"Eu me deparei com sacos de plástico mais do que peixe", afirmou a TEDxDelft 2012 , onde ele revelou seu projeto. Juntamente com o trabalho de seu conjunto de limpeza, Slat criou a Fundação de Limpeza do Oceano, uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento de suas tecnologias propostas. Ele espera levantar US $ 80.000 para completar o seu estudo de viabilidade, uma vez que muitos cientistas e ativistas do oceano têm questionado a viabilidade da sua solução. Para enfrentar os críticos, no site do projeto Slat afirma:

"No momento, estamos apenas a cerca de 1/4 de completar o nosso estudo de viabilidade .... Embora os resultados preliminares parecem promissores, e nossa equipe de cerca de 50 engenheiros, modeladores, peritos externos e alunos está fazendo um bom progresso, tivemos e temos nenhuma intenção de apresentar um conceito como uma solução viável enquanto ainda estiver em fase de investigação. "

O mundo tem ainda de esperar cinco anos, antes de ver a magia do dispositivo de Slat, então nesse momento o público deve reconhecer sua responsabilidade de reciclar, um ato simples que pode salvar incontáveis ​​animais aquáticos, reduzir os poluentes se acumulem na cadeia alimentar, e economizar milhões de dólares em custos de limpeza, perdas para o turismo e danos às embarcações marítimas.

"Criamos essa bagunça", disse Slat em sua apresentação na TEDxDelft. "Nós até inventamos este novo material antes fazermos essa bagunça, então por favor não me diga que não podemos limpar isso juntos."

Links Relacionados:

Reportagem Original

Galerias | Mais Galerias