#previsão #água #surf #tecnologia 

Estimando a Altura das Ondas nos Picos de Surf

Surfguru

A previsão das ondas normal informa a altura das ondas em um ponto de águas profundas, o Surfguru pretende agora informar a altura das ondas que serão surfadas em uma praia qualquer, utilizando para isso uma estimativa matemática das ondas em águas rasas

O Surfguru diariamente executa o modelo de ondas Wavewatch III em computadores de alto desempenho para calcular as ondas que se aproximam das praias, porém esta altura calculada não é exatamente igual à altura das ondas que são surfadas nas praias, esta diferença se dá por vários fatores, que são explicados mais detalhadamente no artigo: A Influência das Águas Rasas nas Ondas que Chegam a uma Praia.

[FAÇA O CURSO DE PREVISÃO DE ONDAS DO SURFGURU]

De um modo geral, as ondas ao se aproximarem de uma praia qualquer, sofrem influência do fundo do mar, e nem sempre toda a energia que está presente no oceano consegue chegar na praia, porque existem vários obstáculos que impedem a entrada de toda a energia das ondas na praia. Levando isso em consideração, para se obter o real valor das ondas no surf, utilizamos cálculos matemáticos simplificados, com base na energia das ondas em águas profundas, calculados para pontos próximos de cada praia.

Uma destas formulações foi feita utilizando a teoria de ondas de Airy, aplicada em uma arrebentação genérica, para se calcular a altura com que a onda arrebenta, essa formulação foi desenvolvida na Escola de Oceanografia da Universidade Estadual do Oregon por Paul Komar e Michael Gaughan, e foi divulgada em 1972 na 13° Conferência Internacional de Engenharia Costeira, em Vancouver, sendo publicada no Manual de Engenharia Costeira do Exército Americano.

13th International Conference on Coastal Engineering

July 10-14, 1972 | Vancouver

- See more at: http://ascelibrary.org/doi/pdf/10.1061/9780872620490.023#sthash.S6qkAgcZ.dpuf

13th International Conference on Coastal Engineering

July 10-14, 1972 | Vancouver

- See more at: http://ascelibrary.org/doi/pdf/10.1061/9780872620490.023#sthash.S6qkAgcZ.dpuf

A formulação de Komar e Gaughan é bem genérica, não sendo a formulação ideal para se obter resultados precisos, devido às características particulares de cada praia. Nesse sentido o Surfguru desenvolveu uma maneira de se obter o feedback dos usuários, com o objetivo de se tentar ajustar a altura obtida pela formulação teórica às características do surf de cada praia.

Na previsão de cada praia, existe um formulário à disposição para o usuário que surfou naquela praia nos informar sobre qual a sua observação das ondas. Sendo assim, contamos com a colaboração dos surfistas que ofereçam estas informações voluntariamente, para que nós possamos prestar um serviço melhor para os usuários:

Para que a altura das ondas no surf seja calculada com precisão, é necessário que se tenham várias informações para se aplicar num programa de computador conhecido como "modelo matemático de ondas", que é um programa que simula o comportamento das ondas enquanto elas se deslocam pelo mar, mas não pode ser um modelo de ondas qualquer, mas sim um modelo chamado de "modelo de águas rasas", este modelo calcula especificamente o comportamento das ondas quando elas viajam sobre um solo submarino pouco profundo (menos de 150 metros de profundidade), onde ocorrem fortes interações entre as ondas e o fundo do mar.

Os modelos de águas rasas são programas bastante complexos, que processam muitos dados, sendo assim são muito demorados e custosos para serem executados, além disso, para que eles possam dar respostas válidas é necessário que se conheça o fundo do mar com bastante precisão, o que quase nunca é possível, principalmente no Brasil, onde a maior parte de nosso litoral não possui uma batimetria (relevo do fundo do mar) adequadamente medida para que os resultados do modelo sejam bons o suficiente.

Esta é a primeira tentativa do Surfguru de desenvolver uma previsão mais específica para cada praia, no intuito de se fornecer um serviço melhor para os nossos usuários. Como esta iniciativa, o objetivo é estar em seguida testando outras formulações que se aproximem mais da realidade, o que pretendemos fazer nos próximos meses.

-----

E se você quiser se aprofundar um pouco mais na previsão de ondas, recomendamos o Curso de Previsão de Ondas do SurfguruCom ele você vai conseguir usar a previsão a seu favor através de conceitos básicos e dicas práticas! 

curso é totalmente online, com aproximadamente 4 horas de aulas gravadas e nele você vai aprender toda a teoria da formação de ondas: desde como elas se formam, como elas se deslocam, até a chegada delas na praia. Ele te oferece tudo, TUDO MESMO, pra que você consiga interpretar corretamente a previsão.

Quem já é assinante PRO tem desconto exclusivo através do nosso Clube de Vantagens. Se você ainda não é PRO, experimente por 30 dias grátis usando o cupom CURSO30. Bora?

Galerias | Mais Galerias