#municipal #competições #amador 
Guarujá - São Paulo - Brasil

Edgard Groggia comanda o show na 2ª etapa do Rip Curl Guarujaense de Surf

Fábio Maradei

“Nativo da Ilha”, como são chamados os surfistas locais, Edgard Groggia foi o grande destaques da 2ª etapa do Rip Curl Guarujaense de Surf, encerrada neste domingo (10), na Praia de Pitangueiras, junto ao “Canto do Maluf”.

O surfista de 17 anos fez uma final na categoria júnior impecável, garantindo um dez unânime e um 9,33, para somar 19,33 pontos de 20 possíveis.

Além dele, dois veteranos das ondas fizeram bonito: Eric Miyakawa, 39 anos, na stand up paddle (Sup), e Jojó de Olivença, 47, na master. Para completar as grandes atuações, Carlos Eduardo, 23 anos, na open. Jojó também contou com um dez total dos juízes, mostrando que ainda está em grande forma. Além dos quatro, comemoraram as vitórias os surfistas Daniel Farias, na longboard; Júlia Santos (São Vicente), na feminina; Eduardo Motta, na iniciante; Leonardo Guimarães, na mirim; e Kauê Germano, de São Sebastião, na estreante.

Se no sábado, a etapa começou com chuva, no domingo o sol melhorou as condições. As ondas de até 1,5 metro ajudaram os surfistas a ter grandes desempenhos. “Acertamos na escolha da praia, conforme a previsão, e a etapa foi mais um sucesso, com grandes atuações. Agora é esperar a decisão do Circuito com grande expectativa”, afirmou Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl.

As apresentações de gala começaram ainda no sábado, com o dez unânime de Jojó na master. Com 35 anos de surf, dois títulos brasileiros profissionais, um paulista e seis anos no WCT, ele segue com a gana de competidor. Só que agora sem pressão, apenas para se divertir. “Nunca vou parar. A diferença é que antes eu competia por premiação. Hoje é por prazer”, disse Jojó, que ainda viu o seu filho, Kaipo Jesus, fazer a final open.

Na decisão master, ele voltou a mostrar todo o seu repertório de manobras, garantindo um 9,33, para manter a liderança do ranking. “Hoje consigo conciliar o meu trabalho na ONG Ondas e Cidadania, levando ética e cidadania para essa molecada, e continuar competindo”, o surfista, que já foi vice-campeão mundial master no ISA Games, em 2011 e terceiro em 2013.

Sua performance era disparada a melhor, até a final júnior, quando Edgard Groggia não deu chances aos adversários nas ondas. Primeiro, um 9,33 e depois um 8,27, que já eram mais do que suficientes para a vitória. Então, decidiu arriscar numa onda, voou muito alto e seguiu com manobras, para rapidamente levar a nota máxima. “Como já tinha uma boa pontuação, arrisquei. Senti que era a onda e pensei: É agora. Nunca tinha ganhado um dez. Foi incrível”, afirmou Edgard, que compete desde os seis anos e já tem cinco títulos no Guarujaense.

Eric Miyakawa também garantiu uma grande apresentação “em casa”. Ex-surfista profissional de pranchinha por 15 anos, ele iniciou no Sup há quatro temporadas. E na final abriu grande vantagem. Tirou um 9,93, ficando muito perto também do dez e depois um 7,67. Ao sair da água, comemorou com a sua filha, Isabela. “E está vindo mais um ai, que ainda não sabemos se é menino ou menina. A vitória é para eles”, comentou.

Na última final do dia, Carlos Eduardo fez a revanche sobre Magno Pacheco, o atual campeão do Circuito. Com notas 8,67 e 9, ele superou o rival – 17,67 a 15,10 – e saiu carregado nos ombros. “Estou bem feliz. É uma emoção muito forte. Tenho de agradecer muito ao Ademir (Silva), que me incentivou a voltar a competir”, vibrou o atleta de 23 anos, que ficou dois anos fora dos campeonatos. “Parei por falta de apoio, mas agora estou animado e vou tentar o título. Espero que tenha chegado a minha hora”, acrescentou.

Outra final bem disputada foi a do longboard. Daniel Farias saiu na frente, mas teve a “sombra” de Adriano Melo e Marcelinho do Tombo, que inclusive garantiu a melhor nota da final, um 8,67. “Foi muito bom vencer aqui e espero que outros bons resultados venham”, falou o surfista de 26 anos.

Na feminina, Júlia Santos manteve a ponta. A segunda colocada, Louise Frumento, filha do veterano Luiz Juquinha, mostrou versatilidade, também competindo na Sup. Na estreante, Kauê Germano foi outro atleta a garantir uma nota excelente, com 9,33, para assegurar o primeiro lugar, superando o favorito Eduardo Motta, que esteve também na final iniciante para levar a vitória. Já entre os mirins, Leonardo Guimarães saiu melhor de uma bateria acirrada, com Renan Pulga, de São Sebastião e Matheus Mariano, outro destaque do dia, também em duas finais (foi o quarto na júnior).

Várias ações foram realizadas, como a distribuição de mudas de árvores nativas e revistas Hardcore. Os atletas também receberam o DVD da edição comemorativa de 15 anos do Rip Curl Grom Search, que teve a sua final nesta mesma praia. Além disso, mais de 120 quilos de alimentos foram arrecadados como parte das inscrições dos competidores e serão doados a uma instituição de caridade.

A terceira e última etapa do Rip Curl Guarujaense de Surf será realizada nos dias 30 e 31 deste mês, com a praia sendo definida dias antes, conforme a previsão das ondas. Junto aos títulos municipais, será realizada a decisão do supercampeão, com os campeões voltando ao mar para uma bateria especial, valendo como prêmio uma viagem para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali.

O Rip Curl Guarujaense de Surf tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

RESULTADOS DA ETAPA;

OPEN

1 Carlos Eduardo

2 Magno Pacheco

3 Nathan Brandi

4 Kaipo Jesus

JÚNIOR

1 Edgard Groggia

2 Kauê Silva

3 Leandro Alves (São Sebastião)

4 Matheus Mariano

SUP

1 Eric Miyakawa

2 Adriano Lima

3 Michel Jonas

4 Valdemir Oliveira

MASTER

1 Jojó de Olivença

2 Geovani Simioni

3 Rogério Guirra

4 Eduardo Febem

LONGBOARD

1 Daniel Farias

2 Adriano Melo

3 Marcelinho do Tombo

4 Luan Xavier (Itanhaém)

MIRIM

1 Leonardo Guimarães

2 Renan Pulga (São Sebastião)

3 Mateus Mariano

4 Giovani Pontes

INICIANTE

1 Eduardo Motta

2 Guilherme Jesus

3 Mateus Lima (Itanhaém)

4 Lucas Oliveira

FEMININO

1 Júlia Santos (São Vicente)

2 Louise Frumento

3 Erica Lima

4 Bruna Jettner

ESTREANTE

1 Kauê Germano (São Sebastião)

2 Eduardo Motta

3 Mateus Lima (Itanhaém)

4 Yuri Beltrão (Santos)

RANKING APÓS 2 ETAPAS

OPEN

1 Carlos Eduardo – 1.900

1 Magno Pacheco – 1.900

3 Kaipo Jesus – 1.260

3 Kalani Silva – 1.240

JÚNIOR

1 Edgard Groggia – 1.810

2 Leonardo Guimarães – 1.260

3 Kauê Silva – 1.182

4 Samuel Pupo (São Sebastião) – 1.000

SUP

1 Michel Jonas – 1.810

2 Adriano Lima – 1.287

3 Louise Frumento – 1.062

3 Angelo Gomes – 1.062

MASTER

1 Jojó de Olivença – 2.000

2 Rogério Guirra – 1.620

3 Geovani Simione – 1.556

4 Eduardo Febem - 1458

LONGBOARD

1 Luan Xavier (Itanhaém) – 1.729

2 Danilo Rodrigo 1.556

3 Jonas Lima (Itanhaém) – 1.385

4 Bruno Prosdócimi – 1.341

MIRIM

1 Leonardo Guimarães – 1.900

2 Giovani Pontes – 1.260

3 Alax Soares – 1.062

4 Samuel Pupo – 1.000

INICIANTE

1 Eduardo Motta – 2.000

2 Mateus Lima (Itanhaém) – 1.710

3 Guilherme Jesus - 1.431

4 Tarcysio Souza – 1.187

FEMININO

1 Erica Lima – 1.710

2 Kayane Reis (Saquarema/RJ) – 1.656

3 Bruna Jettner – 1.458

4 Louise Frumento – 1.431

ESTREANTE

1 Eduardo Motta – 1.900

2 Mateus Lima (Itanhaém) – 1.710

3 Kauai Marinho (Saquarema/RJ) – 1.466

4 Yuri Beltrão (Santos) – 1.458

Galerias | Mais Galerias