#escolar #escola #educação #competições 
Santos - São Paulo - Brasil

Don Domênico confirma o hexacampeonato no 16º Circuito A Tribuna

A Tribuna On-line

Com 100% de aproveitamento nas três etapas, o Colégio Don Domênico, de Guarujá, confirmou neste domingo, em Praia Grande, o hexacampeonato no 16º A Tribuna de Surf Colegial.

O colégio, que investe em bolsas de estudos aos atletas que se destacam nas ondas, ainda comemorou dois títulos individuais, com Yagê Araújo, na categoria júnior, e Leonardo Guimarães, na iniciantes.

Também ergueram as taças, após a disputa na Praia da Guilhermina, Edgard Groggia, do Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, na mirim (seu terceiro título consecutivo – também foi bicampeão iniciantes) e Júlia Santos, da EE Primo Ferreira, de Santos, entre as meninas.

“Chegamos a 16 anos ininterruptos, sempre com sucesso, revelando talentos. Esse tipo de evento é muito importante para incentivar os jovens atletas, por meio de escolas, também ajudando na formação acadêmica, porque muitos ganham bolsas de estudo, por se destacarem. Esse ano foi a primeira vez que o Circuito foi realizado em três municípios (antes eram duas etapas numa mesma cidade) e isso caracteriza uma regionalização. Estamos muito felizes por isso”, comentou o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, idealizador do Campeonato.

A 3ª e decisiva etapa contou com boas ondas de meio metro e foi marcada pelo alto nível técnico e disputas acirradas. A principal delas, na mirim, entre Edgard Groggia e Marcos Corrêa, representando o Don Domênico. Os dois travaram um grande duelo, onda a onda, com Marcos levando a melhor no final. O campeão abriu com um 7,25 e Marcos tirou a mesma nota, pulando de quinto para primeiro. Edgard, com uma onda explorada até a beira, recuperou o posto e Marcos deu o troco na sequência, com uma nota 8,75, a melhor das finais.

“Estou feliz por faturar o Circuito e pela terceira vez. Eu já corro há quatro anos e o nível técnico é bem alto e ser campeão de um evento tão bom, voltado aos estudos, valoriza ainda mais a minha história”, vibrou Edgard, reconhecendo a superioridade na etapa do rival. “O Marcos mereceu o resultado”, falou.

Para o vitorioso em Praia Grande, o resultado representou uma ascensão. “Fui quarto, terceiro e agora primeiro. Esse campeonato é sempre muito bom e a cada ano a disputa é maior. Já venci outras três etapas, sempre contra grandes nomes”, falou o surfista, que é de São Vicente, mas tem bolsa de estudo da escola campeã.

Antes da final da mirim, o público acompanhou e torceu nas categorias feminina e iniciantes. Entre as meninas, Iara Stella, do Don Domênico, e Júlia Santos, entraram no mar brigando pelo título. A surfista de Guarujá saiu na frente, mas a atleta de São Vicente e que estuda em Santos garantiu uma nota melhor e logo assumiu a ponta para garantir o caneco. “Entrei para o tudo ou nada. É o segundo ano que disputo o Circuito. Ano passado fui vice e queria muito esse título”, vibrou Júlia.

Na iniciantes, outra grande disputa no mar. Vitor Mendes, do Adélia, chegou como líder, e Leo Guimarães, na sua cola. Coincidentemente os dois irmãos caçulas de ex-bicampeões do Circuito – Jessé Mendes e Sidney Guimarães. Derek Marcio, da EE Renê Rodrigues de Moraes, de Guarujá, saiu na frente e depois foi a vez de seu conterrâneo Carlos Felipe Silva, da EE Prof. Walter Scheppis ocupar a ponta.

E então Léo Guimarães se sobressaiu, garantindo o primeiro lugar. Vitor “roubou” a posição na sequência, deixando o rival precisando de 3,36 pontos para virar. O novo campeão foi para a onda, tirou 4,5 para comemorar o título. “Esse campeonato foi irado. Acho importante juntar estudo com competição e fico feliz porque meu irmão também já foi campeão e estou seguindo o caminho dele”, falou Léo, também elogiando a área de diversão. “O campeonato foi só alegria”, brincou.

A última final do dia foi a mais tranquila. Yagê Araújo, que há quatro anos mudou de Itacaré, na Bahia, para o Guarujá, atrás de aperfeiçoar o seu surf, garantiu o seu segundo título no A Tribuna. Na final, ele confirmou o favoritismo, liderando do início ao fim. Seu rival direto pelo caneco, Gustavo Ribeiro, da EE Profa. Silvia Pollastrini, de Itanhaém, ainda deu um susto nos instantes finais, chegando perto da vitória.

“Estou bem feliz por mais esse título e ainda por ajudar o meu colégio a garantir uma nova conquista. Assim, posso retribuir o apoio que eles me dão. Foi um campeonato muito forte e a estrutura toda é bem bacana. Espero que continue assim sempre e até cresça. Todo mundo gosta”, festejou Yagê.

Radical

Para completar as disputas, houve a AntiQueda Expression Session, uma bateria sem regras, valendo a manobra mais radical. Quem levou a melhor foi Ricardo Lima, do Cesin, de São Vicente, com um aéreo reverse de front side, ganhando 300 reais em compras de produtos AntiQueda. O atleta ainda saiu do evento com a melhor nota do final de semana, um 9,25.

Na disputa por escolas, o Don Domênico não deu chances à grande rival, Adélia Camargo Corrêa, também de Guarujá. No resultado final, venceu por 103 a 83, para comemorar o sexto título no Circuito. “Esse campeonato é muito importante para a imagem do esporte, aliando competição com educação. Nós investimos nos atletas, garantindo bolsas de estudos para quem se destaca. É uma forma de colaborar para a boa formação desses talentos. Estamos muito felizes pela nova conquista e pelo Circuito ter crescido, agora sendo disputado em três cidades”, comentou o diretor do Don Domênico, Marcelos Passaes.

Galerias | Mais Galerias